Um tributo a 25 roqueiros que não estão mais entre nós

Na sexta-feira, o último Ramone original vivo nos deixou: Tommy. Baterista da banda, ele tinha 65 anos e sucumbiu ao câncer. Em homenagem a ele e aproveitando que ontem foi o Dia Mundial do Rock, decidimos fazer um tributo a 25 roqueiros que infelizmente já nos deixaram.

Buddy Holly (1936-1959, 22 anos)

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Pioneiro do rock, Buddy Holly fez muito sucesso nos EUA no começo dos anos 1950. Quer ter uma ideia da sua importância? Nada menos do que Beatles, Rolling Stones e Bob Dylan estão entre os artistas que admitem ter sido influenciados por sua música. Infelizmente Buddy morreu de maneira extremamente precoce, aos 22 anos, num acidente de avião.

Brian Jones (1942-1969, 27 anos)

BrianJones1968

Houve um tempo em que Mick Jagger e Keith Richards não eram a essência dos Rolling Stones — e, sim, Brian Jones. Ele foi o primeiro líder da banda, mas seu problema crônico com drogas o fez perder importância na turma. A situação se deteriorou tanto que Brian foi expulso do grupo em 1969. Menos de um mês depois, ele foi encontrado morto na piscina de casa.

Jimi Hendrix (1942-1970, 27 anos)

Hendrix

Foi um dos maiores e mais importantes guitarristas de todos os tempos. Era canhoto e por isso tocava com a guitarra ao contrário. Ele foi responsável por popularizar o uso do pedal wah-wah no rock popular e por desenvolver o uso da microfonia a seu favor, entre outras inúmeras inovações para sua época. Recebeu e ainda recebe diversas homenagens ao redor do mundo. Sua morte, que nunca foi totalmente esclarecida, ocorreu em Londres e a hipótese mais aceita é de que Hendrix se afogou em seu próprio vômito após tomar vinho e soníferos.

Janis Joplin (1943-1970, 27 anos)

Janis Joplin

Considerada a maior cantora de rock dos anos 60, suas principais influências vinham do jazz e do blues. A voz potente e marcante elevou-a à condição de ícone feminino do rock’n’roll. Seus sérios problemas com drogas e álcool acabaram por colocar um ponto final em sua vida após uma overdose de heroína.

Jim Morrison (1943-1971, 27 anos)

Jim Morrison

Frontman e principal compositor da banda The Doors, Morrison ainda é considerado um dos maiores vocalistas de todos os tempos por ter desenvolvido o que especialistas chamam de estilo único de canto. Após o estrondoso sucesso da banda, em meados dos anos 60, envolveu-se com álcool e drogas, que lhe causaram dependência e culminaram em sua morte por overdose de heroína, o que nunca pôde ser confirmado por não ter sido realizada autópsia.

Elvis Presley (1935-1977, 42 anos)

Elvis

Era músico, ator e foi o principal propulsor e idealizador do estilo rock’n’roll, o que lhe rendeu o apelido de “Rei do Rock”. Tinha um timbre diferenciado e apurada técnica vocal rítmica, além de um alcance surpreendente. É considerado o maior cantor do século XX por muitos especialistas. Sua morte se deu por conta de uma disfunção cardíaca.

Keith Moon (1946-1978, 32 anos)

20130228-keith-moon-drums-600x-1362092566

O The Who foi uma das bandas mais inovadoras da história — e Keith Moon teve um papel importante na construção dessa obra. Com seu estilo de tocar destrutivo e excêntrico, ele foi eleito o segundo maior baterista da história numa votação da revista Rolling Stone. No final da década de 70 ele se afundou na bebida e morreu de overdose de Heminevrin, uma droga então usada para frear o abuso do álcool.

John Lennon (1940-1980, 40 anos)

John Lennon

Um dos fundadores dos Beatles e considerado um dos maiores compositores do século XX, Lennon era também ativista e escritor. Desligou-se oficialmente da banda para seguir carreia solo em 1970. Sua trágica morte ocorreu quando voltava de um estúdio de gravação com sua mulher, Yoko Ono, e foi alvejado por um fã que havia lhe pedido um autógrafo na manhã do mesmo dia. O atirador disparou 5 tiros, dos quais 4 atingiram o ex-Beatle, fazendo-o perder cerca de 80% de seu sangue.

Sid Vicious (1957-1979, 21 anos)

Sid-Vicious-02

O brilhantismo de Sid Vicious não residia exatamente em seus talentos artísticos, mas na atitude dele no palco. No final da década de 70, ele fez parte dos Sex Pistols, uma das bandas mais influentes da história do punk. Além do problema com drogas, Sid tinha um relacionamento doentio com sua namorada Nancy, que acabou morrendo com uma facada no abdômen provavelmente dele, mas num mistério nunca 100% resolvido. Ele acabou indo para a prisão, saindo, indo novamente — e para comemorar a nova saída, trancou-se no banheiro de uma festa para injetar heroína e morreu de overdose.

John Bonham (1948-1980, 32 anos)

042111-Bonham-A

Rápido, preciso e poderoso, John Bonham foi eleito o maior baterista da história pela Rolling Stone. Mas ele tinha uma fraqueza: o álcool. Num dia de ensaio com o Led Zeppelin, ele consumiu nada menos do que 40 doses de vodka. Resultado? Foi dormir, vomitou e acabou se afogando no próprio vômito.

Randy Rhoads (1956-1982, 25 anos)

Randy Rhoads

Um dos mais influentes guitarristas de hard rock, considerado o 36º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone. Desde criança esteve em contato com a música, o que contribuiu para que se tornasse um grande guitarrista precocemente, chegando a lecionar já aos 15 anos. Possuía estilo único e influenciou nomes importantíssimos da música atual. Sua morte se deu em decorrência de um acidente de avião.

Cliff Burton (1962-1986, 24 anos)

Cliff Burton

Foi integrante da banda de heavy metal Metallica. É ainda considerado um dos mais influentes baixistas de todos os tempos. Sua principal característica era fazer uso de efeitos que, normalmente, somente eram usados em guitarras, como a distorção. Durante a turnê de promoção do álbum Master of Puppets, os integrantes da banda usavam cartas de baralho para saber quem dormiria no beliche de cima do ônibus – único lugar confortável – e naquela noite, Burton havia vencido com um ás de espadas. Após o motorista perder o controle do veículo por conta do gelo acumulado na estrada, o ônibus capotou, o que fez Cliff ser expelido e ter seu corpo esmagado pelo automóvel por duas vezes.

Stevie Ray Vaughan (1954-1990, 35 anos)

Stevie Ray Vaughan

Sempre lembrado entre os melhores guitarristas de todos os tempos e um dos pioneiros no estilo blues e southern rock, SRV tinha como principais características o uso de cordas espessas e afinações mais graves. Sua morte se deu em decorrência de um acidente aéreo quando se dirigia para o local de seu próximo show. Por conta do mau tempo, o helicóptero em que estava acabou se chocando com uma pista artificial de esqui.

Freddie Mercury (1946-1991, 45 anos)

Freddie Mercury

Tido por muitos como a maior voz do rock em todos os tempos e também como um dos maiores artistas, por conta de suas apresentações enérgicas que levantavam o público. Alcançou o topo do mundo enquanto frontman da banda Queen. Assumidamente bissexual, entre os anos de 1986 e 1987, Freddie foi diagnosticado como soropositivo, o que fez sua saúde se deteriorar rapidamente, fazendo com que a banda parasse de se apresentar publicamente. Sua morte foi causada por uma broncopneumonia, acarretada pelo vírus da AIDS.

Frank Zappa (1940-1993, 52 anos)

Frank Zappa

Indiscutivelmente um dos maiores expoentes do rock’n’roll na história, lançou 60 álbuns com sua banda Mothers of Invention e como artista solo, além de deixar uma vasta obra em vários segmentos da música, desde o jazz, até a música erudita. Suas composições eram tão criativas e “desordenadas” que tornava-se difícil de enquadrá-las em algum estilo musical específico. Zappa faleceu por conta de um câncer na próstata.

Kurt Cobain (1967-1994, 27 anos)

Kurt Cobain

Fundador e frontman de uma das bandas mais influentes dos anos 90, o Nirvana, que também figurava como um dos principais nomes no movimento grunge, Cobain é tido como um dos maiores guitarristas de todos os tempos, além de ser sempre lembrado por sua potência vocal e pelas composições memoráveis da banda. Lutou contra o vício em heroína e depressão por conta da exposição na mídia. Kurt foi encontrado morto em seu apartamento com um tiro de espingarda na cabeça. O caso nunca chegou a uma resolução totalmente acertada e a hipótese mais aceita é que o músico tenha cometido suicídio.

George Harrison (1943-2001, 58 anos)

Photo-p233-george-solo-1280px

Nos tempos de Beatles, o guitarrista George Harrison era ofuscado pelo brilhantismo de Paul McCartney e John Lennon, apesar de compor grandes hits como “Here Comes the Sun”, “Something” e “While My Guitar Gently Weeps”. Mas após o final da banda ele desabrochou e teve, talvez, a maior carreira solo entre os ex-Beatles. Morreu de câncer no pulmão, aos 58 anos, em 2001.

Joey Ramone (1951-2001, 49 anos)

?????????

Vocalista dos Ramones, foi um dos dois membros que estiveram do começo ao fim do grupo, em 1996. Teve uma carreira meteórica com a banda, que foi uma das principais propulsoras do punk rock. Era considerado tímido e esquisito, mas conseguia superar as dificuldades quando subia em um palco. Faleceu por conta de um linfoma.

Layne Staley (1967-2002, 34 anos)

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Co-fundador e co-compositor da banda Alice in Chains, era dono de uma voz rouca e inconfundível por conta do seu alcance e potência. O grupo ficou muito popular no início dos anos 90 por fazer parte do movimento grunge, se firmando ao lado de outras importantes bandas. Layne convivia com depressão e um vício incontrolável em heroína, cocaína e crack desde 1996. Foi encontrado morto em seu apartamento por conta de uma overdose de speedball – mistura de heroína com cocaína – onde seus restos provavelmente já repousavam por cerca de uma semana. Tinha 1,85m de altura e o seu corpo estava pesando apenas 39kg.

Johnny Cash (1932-2003, 71 anos)

johnny-cash

Ainda é considerado um dos maiores ícones do rock’n’roll. Ganhou notoriedade dentro da música country norte-americana e também do blues. Alcançou o topo das paradas mundiais em seu auge e mantém seu legado vivo. Enfrentou problemas com vício em anfetamina e tentou cometer suicídio. Durante a luta contra a dependência química, conseguiu emplacar os maiores sucessos de sua carreira. Cash faleceu por conta de diabetes.

Dimebag Darrell (1966-2004, 38 anos)

Dime

É reconhecido como um dos maiores guitarristas de todos os tempos, sendo lembrado pelo peso de suas composições. Foi autor de riffs poderosos e inesquecíveis junto à banda de thrash metal Pantera. Aos 16 anos foi proibido de participar de competições estaduais de guitarra por ganhar quase sempre. Dimebag foi vítima de uma das mortes mais chocantes da história da música. Enquanto se apresentava com sua então banda, Damageplan, um fã inconformado com o fim do Pantera sobe ao palco, fala algumas palavras e então dispara contra o guitarrista. Além de Darrell, outras três pessoas morreram e outras ficaram feridas, havendo 15 atingidos no total.

James Brown (1933-2006, 73 anos)

???????????????????????????

Um dos artistas mais influentes do século XX e também um dos maiores de todos os tempos. Como cantor, compositor, dançarino e líder, influenciou e influencia, ainda hoje, músicos de todo o mundo. Foi uma figura importante para a indústria da música e revolucionário para o rock’n’roll. Brown faleceu vítima de insuficiência cardíaca ocasionada por uma penumonia.

Ronnie James Dio (1942-2010, 67 anos)

?????????????????

Um dos ícones máximos do heavy metal, foi o responsável por introduzir a “mão chifrada” no rock’n’roll. Dio construiu uma carreira sólida dentro do gênero, chegando a ser vocalista de bandas como Rainbow e Black Sabbath. Manteve sua importância no cenário musical após partir em carreira solo e é considerado por muitos como o pai do metal. Faleceu vítima de um câncer de estômago.

Gary Moore (1952-2011, 58 anos)

Gary Moore

Um dos maiores guitarristas de blues e hard rock da história recente, Moore chegou a fazer parte da renomada banda Thin Lizzy, mas foi em carreira solo que alcançou o topo, principalmente após o lançamento do álbum “Still Got the Blues” de 1990. O músico sofreu uma parada cardíaca em um quarto de hotel e já foi encontrado sem vida.

Lou Reed (1942-2013, 71 anos)

Lou Reed

Figura entre os grandes guitarristas da história e fez parte da banda The Velvet Underground, onde ganhou notoriedade. Também fez sucesso quando partiu em carreira solo. Uma de suas principais características era a composição de letras que abordavam temáticas sociais, quase sempre em tom crítico. Precisou passar por um transplante de fígado, mas ainda assim precisou ser novamente internado por conta de um quadro de desidratação severa, que ocasionou sua morte.