fbpx
combinar meia calça sapato

O certo é combinar a meia com o sapato ou a calça?

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Eis um dilema clássico da moda masculina: a meia deve combinar com o sapato ou a calça? Na teoria, a resposta seria calça. Mas é preciso se aprofundar no assunto, para não limitar as escolhas na hora de montar o look.

1# COMBINANDO A MEIA COM A CALÇA

combinar meia calça sapato

A tradição é combinar a meia com a calça. Se você quer jogar seguro, especialmente numa ocasião formal, este é o caminho. Calça preta? Meia preta. Calça azul marinho? Meia azul marinho.

Quando você senta e sua meia fica exposta, a combinação entre a meia e a calça traz mais harmonia ao look. Além disso, se a meia for da cor do sapato, vai diminuir o destaque dele.

Em relação ao tom, você pode ser um pouco mais flexível. As duas peças não precisam ser exatamente iguais. Pode haver variância, mas dê preferência por uma tonalidade mais escura na meia.

Com uma calça azul, por exemplo, é melhor que a meia seja de um azul mais escuro do que mais claro.

2# COMBINANDO A MEIA COM O SAPATO

combinar meia calça sapato

Agora vamos pensar o seguinte. Ao escolher um sapato e uma calça, você vai combinar as cores de ambos, correto? Então se você usar uma meia e sapato de cor igual, isso por tabela vai combinar com a sua calça também.

Sendo assim, não tem problema usar meia preta com sapato preto. Você não estará cometendo um deslize. Só que, como já comentamos acima, isso vai tirar o destaque do seu sapato. Apenas esteja consciente disso.

Em relação à meia marrom, há uma questão importante: ela traz um aspecto meio antiquado ao visual. Então é melhor se ela tiver alguma textura ou padronagem.

3# USANDO PADRÕES & TEXTURAS

combinar meia calça sapato

Quer ousar um pouco mais? Invista numa meia com textura ou padronagem, que tenha uma cor igual à da calça, enquanto as outras são diferentes. Essa é uma maneira de inserir um toque de ousadia ao look, mas com segurança.

4# COMBINANDO COM GRAVATA OU LENÇO

combinar meia calça sapato

Esta é a escolha dos fashionistas: combinar a meia com a gravata ou o lenço de bolso. Se você acertar na mão, o resultado ficará surpreendente.

Mas fique esperto, especialmente no que diz respeito a cores brilhantes e claras. Afinal, você não quer transformar seu tornozelo no ponto focal do look, né? Por isso as cores mais escuras são uma aposta mais certa.

5# SEM COMBINAR COM NADA

combinar meia calça sapato

Uma tendência que ganhou popularidade nos últimos tempos é usar meia colorida que não compartilha cor com nenhuma outra peça do look.

Isso não significa, no entanto, que ela não combina com nada. Trata-se de uma combinação complementar, ou seja, duas cores que ficam bem juntas. Tipo verde e bege, como na foto acima.

Se você não tiver segurança de como fazer essa combinação, um conselho útil é usar meia colorida apenas em looks de cores neutras. Caso contrário, o seu look parecerá um bloco de Carnaval.

6# MEIA BRANCA? NUNCA

A única coisa que não dá para usar com sapato social, em hipótese alguma, é a meia branca. Elas são para praticar esporte e não combinam com looks de sapato. O visual perde toda a harmonia. Fica a dica.

7# MEIA INVISÍVEL, UMA ÓTIMA OPÇÃO

combinar meia calça sapato

Para fechar a nossa lista, se você quiser acrescentar um toque contemporâneo ao visual, a meia invisível é uma excelente escolha.

Claro, você pode também usar logo o sapato sem meia, só que aí tem o problema de (i) transpiração e (ii) atrito da pele com o couro do sapato, o que pode te machucar. Por isso a meia invisível (ou sapatilha, como algumas pessoas chamam) é recomendada.

Agora, fique esperto, porque esse estilo chama uma certa atenção para a região do tornozelo, então se a barra da sua calça estiver larga ou sanfonada, isso vai estragar a proposta moderna do visual.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode se interessar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.