Você sente que desperdiçou o primeiro semestre de 2015?

E o segundo semestre de 2015 bate à nossa porta. Alguns vão pensar: “Nossa, parece que foi ontem que o ano começou!” E esse pensamento pode lhe trazer duas sensações:

  1. Dever cumprido por ter realizado tudo ou boa parte dos planos de fez no início do ano
  2. Angústia, pois nada do que foi planejado, foi executado

E posso lhe afirmar que, se você estiver no último grupo, o segundo semestre será igual, a não ser que você aja diferente.

Me responda com sinceridade: por que o segundo semestre seria diferente? Por você realmente desejar alguma coisa? Por estar descontente com algum aspecto da sua vida? Ou porque está cansado de uma situação e quer resolver isso de uma vez por todas?

Esqueça, isso não mudará o seu ano, muito menos a sua vida. Cansaço, descontentamento, incômodo são sentimentos fundamentais para provocar uma mudança em nossas vidas, desde que você faça alguma coisa com isso.

Assim como as empresas precisam ser mais assertivas para atingir o alvo, você precisa estar atento à sua própria produtividade, agindo de maneira rápida e eficiente para conquistar resultados.

O único caminho para conquistar bons resultados é a reinvenção. Isso significa acompanhar o que o mercado impõe e desafiar-se a ir além e colocar novos comportamentos em jogo.

Algumas dicas para despontar no segundo semestre:

1# Planeje-se e esqueça-se do resultado

Como conseguir tempo para reinventar-se, com o objetivo de alcançar melhores resultados? A palavra-chave é planejamento.

Para começar, anote tudo o que precisa ser feito em um caderno ou em uma planilha. Inclua objetivos profissionais, pessoais, afetivos, emocionais, financeiros e familiares.

O segredo é distribuir o desempenho e a evolução pretendida em pequenos passos diários, semanais ou mensais.

Para se chegar a um bom resultado, a primeira coisa a fazer é esquecer o resultado. Ficar pensando o tempo todo no resultado macro, atingir aquele grande objetivo pode parecer quase impossível. Por isso, o ideal é estabelecer uma meta e focar-se no desempenho durante o percurso para atingi-la.

Coloque o foco no planejamento das ações, porque as mudanças bruscas são renegadas em qualquer sistema. O resultado é uma consequência natural de ações realizadas com um bom desempenho e de maneira disciplinada.

Muita gente não dá o primeiro passo porque fica perplexo diante do resultado que precisa atingir. Mas é possível dividir o problema em pequenas partes.

2# Faça as coisas imediatamente

Não deixe para segunda-feira ou para a próxima semana. Comece hoje! Dê o primeiro passo, resolvendo tudo o que estiver em suas mãos e que depender exclusivamente de você.

Tem uma dívida? Vá ao banco e informe-se como quitá-la. O chefe exige que fale um outro idioma? Vá hoje a uma escola e matricule-se. Quando você deixa para amanhã, está dando um recado para o seu sistema de que aquele objetivo não é tão importante assim.

3# Divirta-se

Defendo que o caminho para se alcançar um resultado deve ser prazeroso. Por isso, cada pessoa terá sua própria “receita” e fará o que precisa ser feito de uma maneira diferente. Se você achar um jeito mais gostoso de desempenhar suas ações, as fará com mais facilidade.

Eu desejo que o segundo semestre lhe apresente muitos desafios e que você esteja pronto para superá-los. E se os desafios não aparecerem, busque-os.