fbpx
domingo, junho 16, 2024
InícioAtitude10 estratégias para se comunicar melhor com seu chefe

10 estratégias para se comunicar melhor com seu chefe

Você gosta do seu trabalho, mas sente que a comunicação com seu chefe é inexistente? Se sua resposta for sim, saiba que isso é mais comum do que você possa imaginar. E mesmo que essa falta de diálogo não tenha nada a ver com você (ou com seu desempenho), um chefe que não te responde pode tornar seu dia de trabalho um verdadeiro caos. Mas para mudar essa situação e conseguir se comunicar melhor com seu chefe, às vezes é preciso que você dê o primeiro passo.

Segundo a psicóloga Amy Cooper Hakim, autora do livro Trabalhando com Pessoas Difíceis, um líder que prefere ficar em silêncio pode ser intimador, permitindo que sua mente viaje em preocupações. Em seu livro, Amy explica que existem alguns métodos eficazes na rotina de trabalho que podem aproximar líderes e funcionários. Ficou curioso para saber mais? Conheça 10 estratégias para se comunicar melhor com seu chefe e tornar o seu dia a dia no escritório mais leve:

COMO COMEÇAR?

1 – Encontre alguma maneira de ajudar seu chefe. Logo, essa ação ajudará a si mesmo. Ok, você não precisa se tornar o melhor amigo dele. Só tente ser mais amigável. Se sua vida é corrida, imagina a de um líder? Portanto, tente dar boas notícias e evitar problemas.

2 – Procure poupar tempo. Em sua ocupação, tente resolver todas as suas tarefas de forma clara e objetiva. E como fazer isso? Você pode tornar seus e-mails mais sucintos, por exemplo. Reúna dados e informações que seu chefe possa precisar, fazendo com que todos economizem tempo.

3 – Otimize trabalho e compartilhe ideias. Existe alguma tarefa na empresa que você possa se oferecer para assumir, que não demande muito seu tempo? Se sim, tente combinar ela com sua rotina. Isso fará com que a revisão dessa tarefa chegue de forma mais precisa ao seu líder. Tente compartilhar essa ideia dentro da empresa.

SEU CHEFE É DO TIPO CALADO? SEJA PACIENTE, MAS PERSISTENTE!

4 – Faça perguntas com respostas abertas. Evite ao máximo fazer questionamentos em que a resposta seja “sim” ou “não”. Você precisa de mais. Então, sem pressionar, tente extrair informações mais detalhadas e específicas sobre o assunto.

5 – Aguarde pacientemente por uma resposta. Olhe diretamente para seu chefe, faça sua pergunta e espere, sorrindo – sem dizer nada até obter uma resposta. Saiba usar o silêncio a seu favor. Portanto, não apresse seu chefe. Ele pode estar imerso em pensamentos, dosando suas palavras antes de tomar uma decisão.

6 – O poder da linguagem corporal. Enquanto conversa com seu chefe, acene com a cabeça para mostrar que está escutando e entendendo o pensamento dele. O uso da linguagem corporal é um ótimo incentivo na conversa

7 – Reconheça a autoridade do seu chefe e não o ameace. Tem ideias para a empresa e quer por em prática? Antes de agir, pergunte ao seu chefe como proceder.

SEU CHEFE EVITA DISCUSSÕES, MAS OPTA PELO SILÊNCIO? SEJA PROFISSIONAL, MAS ASSERTIVO!

8 – Marque um “encontro” com seu chefe e não entre em detalhes. Tente agendar 10 minutos do tempo dele para uma conversa séria. Se existe algum problema, vocês não podem evitar um ao outro. Tente se comunicar e resolver. Assim não fica a impressão de que ambos estão “fugindo” ou se escondendo de algo.

9 – Vá direto ao ponto na reunião. Você não está buscando se comunicar melhor com seu chefe? Então, depois de expressar seu desejo de atingir objetivos mútuos, diga o que está sentindo sobre o assunto. Seja franco, mas amigável. Se você sentir que seu chefe tem medo de correr riscos, forneça informações mais concretas e confiáveis. Dessa forma, ele vai acreditar mais em você.

10 – Envie um e-mail informando claramente o que você pretende fazer. Caso você não receba nenhuma resposta ou objeção, faça! Tente se mover lentamente em suas ações. Mas é importante manter seu chefe sempre informado. Isso ajuda a definir os parâmetros para um relacionamento forte e empoderado entre vocês.

Sim, trabalhar com chefes caladões e poucos comunicativos pode ser frustrante. Você nunca sabe se estão reagindo bem a algo que você fez ou deixou de fazer. E continuar trabalhando sob esse estresse pode ser prejudicial, para ambos. Por isso, é importante fazer com que seu chefe se abra. E a melhor maneira para que isso aconteça é tomar a iniciativa e testar estratégias diariamente. Isso pode estabelecer uma melhor comunicação, dando a direção que você está buscando.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Erik Wallker
Erik Wallker
É o "viking geek" do El Hombre! Apaixonado por filmes e coleções, viaja em cada frame que é captado por seus olhos no cinema.