fbpx
segunda-feira, julho 15, 2024
InícioAtitudeA pergunta que todos nós já fizemos: como ser feliz?

A pergunta que todos nós já fizemos: como ser feliz?

Nos últimos anos, houve uma grande quantidade de pesquisas falando sobre a felicidade. Mas o que isso significa? Será que é possível uma resposta correta de como ser feliz? E será que as respostas destas pesquisas realmente são úteis?

Bom, pode ser que para alguns realmente funcione. E para outros, não. Temos personalidades e determinações diferentes, e é justamente isso que nos torna humanos. E mesmo com nossas diferenças, existem caminhos que podem nos mostrar como ser feliz, sem muito esforço.

Segundo uma pesquisa do site americano Psychology Today, o professor de psiquiatria Brendan Kelly revela que uma boa saúde é importante não apenas para o bem-estar físico, mas também para a saúde mental e a felicidade. Além disso, Brendan enfatiza a importância de se manter fisicamente ativo, sendo este um dos caminhos mais importantes para alcançar a felicidade plena. Quer saber mais detalhes de como ser feliz? Confira algumas dicas dadas pelo professor:

1# O DINHEIRO E A FELICIDADE

A pesquisa sobre felicidade deixa claro que precisamos de um nível de renda suficiente para cobrir nossas necessidades básicas e viver com dignidade. A pobreza torna a felicidade difícil, embora não seja impossível. Ao mesmo tempo, é importante levar em consideração duas coisas:

➤ PRIMEIRO: Rendas cada vez maiores apresentam retornos decrescentes em termos de felicidade. Não faz sentido focar apenas na riqueza, e esquecer do resto. E acredite, existem muitos milionários por ai que estão infelizes.

➤ SEGUNDO: Infelizmente temos uma tendência autodestrutiva de comparar nossos rendimentos com o dos outros. A maioria das pessoas pensam que é melhor ganhar mais que o nosso vizinho, do que aumentar a quantia absoluta que ganhamos. Resumindo, preferíamos ter menos dinheiro se isso significasse, de alguma forma, ficar à frente de quem estamos “competindo”. Não se preocupe, isso está inteiramente de acordo com a natureza humana. Mas, não ajuda a ter felicidade.

Do ponto de vista psicológico e bem mais amplo, a questão de que o dinheiro traz felicidade pode ser resumida com a seguinte frase: devemos parar de nos comparar com os outros! Possivelmente, essa é uma tarefa impossível, mas é importante tentar.

2# VALORES DA COMUNIDADE

Votar, participar de debates políticos e permanecer ativamente envolvido na sua comunidade ajudam no processo do aumento da felicidade. Dessa forma, você vai estar próximo das pessoas, interagindo socialmente.

Inclusive, quando o assunto é comunicação, existe uma grande preocupação em relação à idade. Mas de acordo com a pesquisa, o importante é se sentir bem, sem neuras. Dessa forma, você vai conseguir aproveitar as oportunidades únicas que a vida pode lhe apresentar.

3# GERAÇÕES FUTURAS

É importante pensar sobre a felicidade através das gerações, em diversos quesitos. A pesquisa mostra que uma educação de baixo conflito está associada à felicidade na vida adulta. O adulto não pode mudar a educação que teve quando criança, mas pode garantir que seus filhos desfrutem de uma ótima educação. Dessa forma, maiores são as perspectivas de felicidade para os pequenos, que logo mais se tornarão adultos, passando adiante essa visão.

4# POR FIM…

Muitas das medidas tomadas para aumentar a felicidade geram benefícios adicionais ao longo do caminho. Tais atividades incluem praticar esportes, participar de eventos, ler, ouvir música, meditar, praticar yoga, escrever poesias ou simplesmente ficar um tempo em silêncio. Praticar atividades como essas é uma parte importante de ser uma pessoa plenamente feliz e realizada. Portanto, da próxima vez que se questionar como ser feliz, lembre-se que não existe fórmula mágica. A felicidade está em você, basta encontrá-la!

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Erik Wallker
Erik Wallker
É o "viking geek" do El Hombre! Apaixonado por filmes e coleções, viaja em cada frame que é captado por seus olhos no cinema.