fbpx

10 filmes para não perder em dezembro

Duas megaproduções épicas que podem aparecer nas categorias técnicas do Oscar estreiam em dezembro, assim como um terror de baixíssimo orçamento.

Dezembro é também um mês para thrillers e produções que devem agradar toda a família, incluindo hombres, com seu humor. E mais do que nunca, evite deixar filmes para janeiro, pois o primeiro mês de 2015 não terá apenas 10 estreias para ficar bem de olho.

Caçada Mortal (04)

Não é apenas mais uma ação estrelada por Liam Neeson, apesar do que o título em português sugere. O título original, A Walk Among the Tombstones (algo como “Uma caminhada por entre as lápides”), reflete melhor o filme, que está mais para um suspense policial com drama. A atuação do protagonista é dita como um dos pontos fortes da produção.

Adaptação do livro homônimo, conta a história de um ex-policial que é contratado por um traficante para descobrir quem sequestrou e matou sua esposa.

Direção: Scott Frank

Homens, Mulheres e Filhos (04)

O diretor de Obrigado Por Fumar (Thank You For Smoking, 2005), Juno (2007) e Amor Sem Escalas (Up in the Air, 2009), agora traz um filme sobre as relações entre adolescentes e seus pais no mundo moderno.

As famílias são encabeçadas por Jennifer Garner, Dean Norris, Judy Greer e Adam Sandler, que, sim, consegue entregar uma boa atuação dramática quando necessário. Homens, Mulheres e Filhos (Men, Women and Children) estreou no Festival de Toronto.

Direção: Jason Reitman

Quero Matar Meu Chefe 2 (04)

Jason Bateman, Jason Sudeikis e Charlie Day voltam a se juntar para cometer um crime. Dessa vez, os alvos são Chris Pine e Christoph Waltz, enquanto Jamie Foxx, Kevin Spacey e Jennifer Aniston reprisam seus papéis, em Quero Matar Meu Chefe 2 (Horrible Bosses 2).

Agora, roteiro e direção ficam por conta de Sean Anders, que coescreveu algumas boas comédias, mas dirigiu o fracasso Este É o Meu Garoto (That’s My Boy, 2012).

Direção: Sean Anders

V/H/S: Viral (04)

Terceiro filme da série de terror V/H/S, a produção reúne alguns filmes no estilo found-footage, onde as imagens se passam por filmagens reais encontradas posteriormente.
Diferentemente dos dois primeiros, este não estreou em Sundance. Da mesma forma que o dois primeiros, a distribuição do longa é focada na tecnologia de vídeo sob demanda, sendo exibido também em algumas poucas salas de cinema.

Direção: Justin Benson, Gregg Bishop, Marcel Sarmiento, Aaron Moorhead, Nacho Vigalondo

As Aventuras de Paddington (04)

O filme, que vem surpreendendo a crítica positivamente, leva às telas um icônico personagem da literatura infantil britânica. As Aventuras de Paddington (Paddington) sofreu problemas com o Conselho Britânico de Classificação de Filmes, por causa de cenas que teriam referências sexuais, mas o órgão voltou atrás.

Nicole Kidman também anda ganhando elogios, como a vilã. Paddington é um educado urso falante que inicia uma amizade com um garoto.

Direção: Paul King

O Abutre (11)

Jake Gyllenhaal encarna um estranho homem desesperado por emprego e que acaba entrando no submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles.

A obra marcou presença no Festival de Toronto e só vem recebendo elogios desde então, tendo sido, inclusive, indicado a 5 prêmios no Independet Spirit Awards, talvez a maior premiação do cinema independente. O Abutre (Nightcrawler) marca a estreia na direção de Dan Gilroy, roteirista de O Legado Bourne (The Bourne Legacy, 2012).

Direção: Dan Gilroy

O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos (11)

Peter Jackson encerra sua segunda trilogia na Terra-Média com um orçamento de 250 milhões de dólares e 144 minutos de duração, tornando O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos (The Hobbit – The Battle of the Five Armies) o menor dos seis filmes.

O elenco continua numeroso, com diversos personagens de outros capítulos e até da outra trilogia. E a opção de HFR (high frame rate), projetando 48 quadros por segundo, em vez dos tradicionais 24, estará disponível no Brasil.

Direção: Peter Jackson

As Duas Faces de Janeiro (18)

Exibido no Festival de Berlim, As Duas Faces de Janeiro (The Two Faces of January) é a estreia de Hossein Amini na direção. O iraniano escreveu roteiros como Drive (2011) e Asas do Amor (The Wings of the Dove, 1997), pelo qual foi indicado ao Oscar.

A adaptação do livro homônimo de Patricia Highsmith – que também escreveu O Talentoso Ripley (The Talented Mr. Ripley) – é um thriller sobre um vigarista, sua esposa e um estranho, envolvidos em um crime. Viggo Mortensen, Kirsten Dunst e Oscar Isaac estrelam o longa.

Direção: Hossein Amini

Êxodo – Deuses e Reis (25)

Mais uma megaprodução bíblica no ano. Ridley Scott, diretor de Gladiador (Gladiator, 2000), traz Christian Bale como Moisés e Joel Edgerton como Ramsés II. O longa foi criticado por apenas atores brancos não-judeus terem sido escalados nos papéis principais, além de já esperadas polêmicas religiosas.

Êxodo – Deuses e Reis (Exodus – Gods and Kings) também conta com John Turturro, Aaron Paul, Sigourney Weaver e Ben Kingsley.

Direção: Ridley Scott

Operação Big Hero (25)

Após dominar o mundo da animação por tantos anos, a Pixar parece não estar na melhor de suas fases, sendo que seus últimos lançamentos foram Carros 2 (Cars 2, 2011), Valente (Brave, 2012) e Universidade Monstros (Monsters University, 2013).

Em compensação, a Disney vive uma excelente fase, com Detona Ralph (Wreck-It Ralph, 2012), Frozen (2013) e agora Operação Big Hero (Big Hero 6), que deve disputar com Uma Aventura Lego (The Lego Movie) os prêmios de melhor animação do ano.

Inspirado no time de heróis da Marvel, de mesmo nome, o filme mostra um prodígio da robótica que junta-se a seu robô e seus amigos, formando uma equipe para levar a paz a San Fransokyo.

Direção: Don Hall, Chris Williams