marketing pessoal

3 princípios do marketing pessoal

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Nos últimos tempos, o conceito de “marketing pessoal” tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas.

A ideia é simples. Assim como as marcas — tipo uma Nike ou Apple — investem tempo e energia em marketing para fortalecer suas respectivas imagens, a proposta é que você faça isso também. Por quê? Para estabelecer uma presença de destaque no mercado de trabalho, o que vai abrir portas na carreira.

FATORES DO MARKETING PESSOAL

Nas palavras do investidor americano Samuel Leach, que escreve sobre empreendedorismo nas revistas Forbes e Entrepreneur, marketing pessoal é como os seus clientes (atuais ou em potencial) enxergam quatro fatores:

  • Suas conquistas;
  • Sua personalidade;
  • Sua abordagem;
  • A qualidade do seu trabalho.

“Sua marca pessoal é a soma destes fatores”, diz Leach num artigo. “Quando você consegue transformar a credibilidade numa marca pessoal, isso vai fazer o seu negócio deslanchar.” Ele afirma que há três princípios que podem ajudar um profissional a “atingir o seu potencial máximo” neste sentido:

1# PROMOVA A SUA MARCA DE MANEIRA AUTÊNTICA

Sua sugestão é criar um perfil em pelo menos duas plataformas apropriadas para falar sobre negócios — como Instagram e Linkedin — com uma bio orientada para clientes. “Você deve destacar sua filosofia de trabalho”, diz Leach, “e demonstrar autenticidade. Certifique-se de que seu conteúdo seja apresentado de maneira profissional.”

2# COMUNIQUE-SE COM O PÚBLICO CERTO

“Identifique a sua audiência”, ele diz, “depois faça um plano de marketing e execute a estratégia.” Um benchmark citado por ele é o da influencer e empresária Kylie Jenner, que fez uma fortuna com sua marca de produtos de beleza. Uma pesquisa do time de marketing dela chegou à conclusão de que seu público mais engajado era composto por mulheres de 18 a 38 anos. A partir disso, Jenner começou a direcionar seus conteúdos para essa audiência.

3# VEJA COMO UM INVESTIMENTO DE LONGO PRAZO

“A paciência é uma virtude”, escreve Leach. “Coisas boas vêm para aqueles que esperam.” O desenvolvimento de um bom marketing pessoal sempre traz resultados no longo prazo, ele diz, por isso é fundamental não desanimar ou desistir no meio do caminho.

SUGESTÕES DE LEITURAS

Curtiu o texto? Então confira a seguir outras matérias do El Hombre relacionadas ao assunto: