fbpx
segunda-feira, junho 17, 2024
InícioAtitude5 coisas que você deve remover do seu currículo agora!

5 coisas que você deve remover do seu currículo agora!

Assim como a moda está em constante mudança, a área profissional também está inclusa nestas transformações. Mas cometer uma gafe na moda pode ser até aceitável. Agora, errar feio antes mesmo de ser selecionado para uma vaga, pode ser extremamente perigoso. Então, se você está a procura de um novo emprego e quer se dar bem, saiba que existem informações que são importantes remover do seu currículo.

Por mais que montar um currículo seja algo atemporal, na qual a ideia é passar as informações sobre você, é preciso estar atualizado. Passar a imagem de quem você é através de um pedaço de papel pode parecer complicado, mas é mais simples do que você imagina. Segundo um artigo do site americano Fast Company, existem cinco coisas que você pode (e deve) remover do seu currículo para que ele se destaque no meio da multidão. Confira:

1# OBJETIVO DE CARREIRA

Uma declaração objetiva costuma sempre estar no topo de um currículo, dizendo ao empregador o que você está procurando, certo? Mas pense comigo, os empregadores já sabem o seu objetivo: conseguir um emprego!

Por isso, em vez de uma declaração objetiva, crie um resumo bem escrito com suas qualificações, habilidades e experiências mais relevantes. Dessa forma, o empregador saberá mais sobre você de uma forma clara e direta. Inclusive, aproveite esse resumo para dizer aos empregadores o motivo que eles precisam de você, em vez de por que você precisa deles.

2# PRÊMIOS, HOBBIES E INTERESSES NÃO RELACIONADOS

Pode até parecer uma boa ideia incluir alguns prêmios que recebeu ou falar sobre seus hobbies. Mencionar que você coleciona moedas ou tricota é até interessante, mas não diz nada ao empregador sobre você. Em vez de incluir hobbies ou interesses que não têm nada a ver com a vaga, é melhor remover isso do seu currículo. É melhor omitir algo que possa fazer seu currículo se destacar por motivos errados.

A exceção é se o prêmio, hobby ou interesse for relevante para a função que almeja. Por exemplo, se você estiver mudando de carreira de contador para blogueiro de culinária, o fato de ter vencido o concurso de tortas certamente será relevante para a vaga. Neste caso, você pode incluir essa informação.

3# MUITA FORMATAÇÃO

Currículos são, na maioria das vezes, meio chatos de se ver. Principalmente aqueles que são um monte de palavras amontoadas. Para evitar isso, você pode usar negrito, itálico ou sublinhado. Mas tenha cuidado, muita formatação pode ser uma distração. Para ajudar a animar as coisas e fazer seu currículo se destacar, você pode usar fontes sofisticadas ou uma cor diferente do preto. Inclusive, dá até para considerar incluir colunas e gráficos, tornando seu currículo mais visual.

Porém, o time de RH pode ter dificuldade em ler currículos excessivamente formatados. Em vez de um currículo sofisticado demais, aposte no simples. Use uma fonte que seja de fácil leitura e use formatação com moderação. Se quiser, pode usar negrito, itálico ou sublinhado, mas não todos na mesma frase.

4# LISTAS DE TAREFAS

Listar suas tarefas e deveres dos cargos anteriores faz parte de um currículo. Mas se listar tudo o que fez, provavelmente você não vai impressionar quem está prestes a te contratar. E sabe o motivo? Tudo o que estiver listado será um “copia e cola” do seu trabalho, o que ironicamente, não é muito descritivo.

Em vez de colocar o que você fez, diga o que você realizou. Fale quais foram os resultados abrangentes de suas tarefas no dia a dia, por exemplo. Tente fazer com que o empregador entenda como você pode fazer diferença na empresa. Isso ajudará a entender quais objetivos você pode fazer a empresa alcançar.

5# O BÁSICO

Incluir uma seção de habilidades em seu currículo é uma ótima maneira de destacar suas aptidões mais importantes e relevantes. No entanto, dizer que você sabe usar o Windows, por exemplo, não significa muito. Com o avanço da tecnologia, os empregadores esperam que você tenha essas habilidades básicas, e logo, não há motivo para mencioná-las.

Em vez disso, destaque as habilidades que farão você se destacar. Saber usar planilha é uma coisa. Mas conseguir executar tabelas dinâmicas é algo totalmente diferente. Esse é o tipo de habilidade que você deve destacar.

Seu currículo é como um documento vivo, que te ajuda a acompanhar seu histórico profissional. Uma boa ideia é atualizar regularmente esse documento. Acompanhe tendências de currículos para ajudar a mostrar que você está bem informado, atualizado e ciente do que está acontecendo no setor profissional.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Erik Wallker
Erik Wallker
É o "viking geek" do El Hombre! Apaixonado por filmes e coleções, viaja em cada frame que é captado por seus olhos no cinema.