fbpx
sobrecarregado lista de tarefas

5 soluções práticas para não ficar sobrecarregado com sua lista de tarefas

Infelizmente, se sentir sobrecarregado com a lista de tarefas se tornou algo comum. Todos nós já passamos (ou estamos passando) por isso. É tanta coisa a se fazer, que quando nos damos conta, fomos praticamente “engolidos” por ela. E o pior de se sentir sobrecarregado, é que fica muito difícil pensar estrategicamente, nas mais diversas situações.

E você sabe por que isso acontece? Quando nos sentimos sobrecarregados com nossas lista de tarefas, tendemos a ter uma resposta imediata para ela, como se fosse uma fuga. E na maioria das vezes, encurtar o percurso pode não ser uma boa opção. De acordo com a psicóloga Alice Boyes, que ajuda as pessoas com pesquisas sociais, existem algumas soluções práticas para se sentir menos sobrecarregado no dia a dia. Confira:

1# REUTILIZE O TRABALHO QUE JÁ FEZ

Imagine a seguinte situação: você precisa escrever uma biografia sua para se apresentar em uma palestra. Convenhamos, todo palestrante deve ter algum texto biográfico sobre si. Com isso, que tal aproveitá-lo? Ao invés de escrever a biografia do zero, tente usar o que já tem pronto, e se for preciso, faça pequenas modificações.

O exemplo serviu apenas para você visualizar a questão. Agora, tente imaginar isso na sua realidade. O que você poderia reutilizar ou adaptar no seu trabalho? Fazer isso vai exigir muito menos de você, além de se tornar uma tarefa a menos no dia.

2# TOME DECISÕES

Muitas vezes pensamos que precisamos de mais informações para decidir algo. Por exemplo, sabe aquela assinatura do streaming que você quer cancelar, mas nunca tem “tempo”? Ficar pensando demais em algo e não agir causa uma sensação de esgotamento mental. O ideal é tomar a decisão logo, principalmente se for algo que depois você possa voltar atrás.

E qual é o segredo para ser capaz de fazer isso? Reconhecer quando certas variáveis ​​são relativamente sem importância para você. Dá para viver sem o streaming, do mesmo jeito que você pode voltar atrás depois e assinar novamente. Tomar decisões rapidamente vai ajudar a desafogar sua lista de tarefas.

3# DESENVOLVA UMA ESTRATÉGIA DE COMO ABORDAR NOVAS TAREFAS

Uma nova tarefa é aquela que você nunca fez antes, ou pelo menos não faz regularmente. Com isso, se cria uma certa fadiga de como abordá-las. E como criar um desenvolvimento ágil para algo que nunca se fez? Bom, você pode criar soluções extensivas, traçando caminhos que podem dar certo ou errado. Pensar amplamente na execução das tarefas vai te ajudar a trilhar a opção mais fácil para concluí-las.

4# SAIBA IDENTIFICAR QUANDO O “FEITO” É MELHOR QUE O “PERFEITO”

É extremamente importante reconhecer que às vezes um trabalho feito de forma rápida pode ser muito bom. Gastar muito tempo em uma tarefa nem sempre a torna melhor, especialmente se você pensou demais nela. A pressão de um prazo, por exemplo, pode nos ajudar a trabalhar a partir do instinto, em vez de pensar muito. Além disso, trabalhar rapidamente pode resultar em boas doses de criatividade.

5# CONECTE-SE COM PESSOAS DO SEU TRABALHO DA QUAL VOCÊ PERDEU O CONTATO

Quando nos sentimos apoiados, temos a sensação de estarmos menos sobrecarregados. Surpreendentemente, nossas “conexões perdidas” podem resultar em ótimas fontes de apoio. Não fique pensando demais ou se deixe levar pelo arrependimento. Envie um e-mail ou uma mensagem no WhatsApp para o colega de trabalho que já esteve mais próximo no passado do que agora. Todos nós precisamos de suporte. E geralmente, a melhor maneira de obter isso é oferecê-lo primeiro.

Se você está ficando sobrecarregado com sua lista de tarefas, não se sinta desamparado ou sem esperança. Experimente essas estratégias práticas. Elas parecem bobas, mas podem ajudar (e muito) a diminuir a carga que está carregando.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.