5 dicas para melhorar a sua capacidade de ler e compreender livros

Estava eu analisando meus hábitos em busca de me renovar. Gostaria de ler mais, me aprofundar melhor em assuntos que eu não dominava.

Percebi que, por mais que eu amasse ler, pouco conseguia absorver e não conseguia me concentrar por muito tempo em uma leitura.

Parecia que o mundo externo gritava mais e mais a cada vez que eu tentava relaxar e abrir um livro.

Decidi pesquisar um pouco sobre como melhorar isso, para conseguir ler melhor e mais rápido.

E, com pouco tempo de pesquisa, percebi que não apenas eu, mas um número significativo de pessoas pelo mundo sofria do mesmo problema.

Então aqui vão algumas dicas de como melhorar seus métodos de leitura:

1# EVITE BARULHO E DISTRAÇÕES

Eu, quando estou lendo, me perco quando começa a ter muito barulho ou quando o celular está por perto. Afinal, quando recebemos qualquer notificação, já ficamos distraídos e com o dedo coçando pra ligar a tela do celular e ir ver o que aconteceu. Tente esquecer do telefone, da TV, do computador e qualquer outra coisa que te distraia.

2# NÃO MEXA A BOCA DURANTE A LEITURA

Muitos de nós mexem a boca durante a leitura sem emitir som algum. Só que a visão é mais rápida que a fala, então perdemos preciosos segundos ou minutos na “fala” sem ruído. O recomendável é não mexer a boca, só os olhos.

3#  CRIE METAS E FAÇA DISSO UMA QUESTÃO DE HONRA

Estipule uma página que você tem que chegar para poder dar uma descansada — e não saia de lá até chegar nela. Afinal, se nós nos sentirmos desconfortáveis com nosso desempenho pessoal, buscaremos a melhora.

4# COMECE COM LIVROS SIMPLES

Para adquirir o hábito da leitura, vale a pena começar com textos mais fáceis de ler (tipo contos, crônicas e livros finos) e evoluir gradativamente para obras maiores.

5# USE ALGO PARA NÃO SE PERDER NAS LINHAS

Tem gente que usa régua, tem gente que usa o dedo. Até pálito já vi usarem, tudo para não se perder na linha. E isso é ótimo, pois já gastei muito tempo caçando a linha em que me perdi — e até achar, retomar o raciocínio e entender tudo de novo, já me desanimava.

Use essas dicas sem moderação. Ler é essencial para a nossa evolução pessoal e primordial para nossos objetivos.

VÍDEOS EM DESTAQUE: