5 lições de vida com Game of Thrones

ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS DA 8ª TEMPORADA DE “GAME OF THRONES”

***

Você pode gostar ou não, mas o fato é que “Game of Thrones” é uma das séries mais influentes da história da TV. Sempre que uma nova temporada estreia, a sua audiência quebra recorde atrás de recorde. E esse sucesso todo não é fruto apenas da produção grandiosa da HBO, apesar dela realmente ser extraordinária. A história é muito cativante, cheia de suspense e mistério. Além disso, os personagens têm um alto grau de profundidade, o que cria uma conexão emocional com quem está assistindo. Para celebrar a temporada final de “Game of Thrones”, hoje reunimos cinco lições de vida que todos nós podemos aprender com a série.

1# HONRE A SUA PALAVRA

A palavra dos Stark tem peso de ouro em Westeros. Quando alguém da família faz uma promessa, todo mundo confia — até mesmo seus inimigos. Por quê? Os Stark têm uma longa tradição de honrar a palavra. Começou com Ned, passou para Robb e agora Jon Snow mantém o legado. Só que essa reputação não vem fácil. Você já ouviu falar naquela história de que respeito não se ganha, se conquista? Pois é. Se você quer que as pessoas acreditem na sua palavra, isso leva tempo e requer esforço, para que você não se desvie no meio caminho.

2# ALIMENTE SEU CÉREBRO COM LIVROS

No mundo dos animais, a espécie mais forte é aquela que triunfa. Mas no dos humanos, são os inteligentes que chegam mais longe. É preciso adquirir sabedoria para tomar boas decisões. E podemos encontrá-la, principalmente, em duas fontes: experiências pessoais e livros. A primeira virá naturalmente com o tempo. A segunda depende de você se dedicar seriamente ao hábito da leitura, como Tyrion Lannistir, o homem mais sábio de Westeros, sempre fez.

3# CERQUE-SE DE PESSOAS LEAIS E CAPAZES

Ninguém chega longe sozinho, especialmente no que diz respeito ao mundo dos negócios. Por isso é muito importante se cercar de pessoas leais e capazes. Olhe o exemplo de Daenerys. Os conselhos de Tyrion Lannister e Jorah Mormon, entre outros, foram fundamentais para a sua trajetória de sucesso. Quando as pessoas próximas a nós são tóxicas, por outro lado, as nossas decisões provavelmente serão ruins.

4# NÃO DEIXE O SEU PASSADO DEFINIR O SEU FUTURO

Não houve transformação maior em “Game of Thrones” que a de Jaime Lannister. Ele começou a série como um regicida ególatra, capaz de matar uma criança para defender seus segredos. Pode-se dizer que ele era o grande vilão da Westeros. Só que isso foi mudando com o passar das temporadas. Primeiro, ele perdeu a mão defendendo a honra de uma mulher. Depois, marchou sozinho para guerrear ao lado de uma líder inimiga, por achar que era a decisão mais honrada. Se você errou no passado, aprenda com esse erro e seja um homem melhor a partir de agora. Não deixe o seu passado definir o seu futuro.

5# A PRÁTICA LEVA À PERFEIÇÃO

A violência é um fator constante no mundo medieval de Game of Thrones. Ou seja? Saber como manejar uma espada pode ser a diferença entre viver 25 ou 75 anos. Felizmente a sociedade atual não é mais assim. Mas podemos aprender bastante com a série. Os grandes guerreiros de Westeros — como Brianne, os irmãos Clegane, Jaime antes de perder a mão direita, Arya, etc — são aqueles que se dedicaram mais seriamente aos treinos. Você não é um guerreiro profissional como eles, correto? Mas ainda assim pode aplicar essa dedicação à sua carreira, seja ela qual for.

PS: O INVERNO ESTÁ CHEGANDO, ENTÃO COMPRE UMA BELA JAQUETA DE COURO

Um conselho extra? Nós passamos 8 temporadas ouvindo os Stark dizendo que o inverno está chegando. Então quando chegar, esteja preparado para ele com uma bela jaqueta de couro. Esse é um item atemporal da moda masculina, perfeito para usar nos dias frios, cheio de estilo e personalidade. Lembre de comprar uma jaqueta de qualidade. Ela vai durar muitos anos e nunca ficará ultrapassada. Sabe de tudo esse Jon Snow.

VÍDEO EM DESTAQUE