fbpx
domingo, junho 16, 2024
InícioAtitudeAs 3 características de um homem educado

As 3 características de um homem educado

Ser um homem educado já deixou de se resumir em abrir a porta para a mulher ou puxar a cadeira para que ela se sente. Isso são gestos universais que imprimem respeito, e todos nós devemos praticá-los diariamente.

Mas então, o que de fato define um homem educado atualmente? Seria quantos livros ele lê durante um mês? O tamanho de seu vocabulário? Ou quanto tempo consegue manter uma boa conversa? Segundo um artigo no site americano The Art of Manliness, as qualidades que constituem um homem educado podem ser colocadas em debate. Porém, existem 3 características que devem ser consideradas primordiais nos dias de hoje:

1# O HOMEM EDUCADO PODE SE DIVERTIR

Infelizmente, muitos homens nunca vão superar a necessidade de serem entretidos por outros. Exemplos simples, como o homem que abaixa a cabeça na mesa de jantar enquanto as pessoas conversam, ou quando vai se hospedar em um lugar que não conhece e quer fazer o próprio itinerário. Se você se der a chance de se envolver com as pessoas, a probabilidade de se divertir será muito maior.

O homem educado é capaz de se perder em uma tarefa, um hobby, uma conversa ou um livro. Isso acontece porque ele desenvolveu seus poderes de foco e concentração. Claro que nos dias de hoje, com tanta tecnologia à mão, se divertir é muito mais fácil. Qualquer pessoa pode enviar mensagens para acabar com o tédio ou simplesmente ver uma série. Porém, o verdadeiro teste para o homem educado moderno é a capacidade de se divertir quando a tecnologia não está disponível.

Dá para se divertir em uma reunião chata, ou enquanto conversa em um jantar? O homem instruído consegue. Através da curiosidade, ele mantém o diálogo vivo. E sim, o homem educado é insaciavelmente curioso sobre o mundo e as pessoas ao seu redor. Em qualquer situação, ele vê algo para aprender, estudar e observar. Se ele está em algum lugar sem telefone ou companhia, ele usa esse tempo para desvendar um problema filosófico com o qual está lutando. A mente do homem instruído é um depósito de ideias que ele pode extrair e examinar para passar o tempo em qualquer situação.

2# O HOMEM EDUCADO É CAPAZ DE ENTRETER AS PESSOAS

O homem educado é a “alma” da festa. Aquele que mantém a conversa animada e é conhecido por ser infalivelmente envolvente. Ele é capaz de fazer isso por causa da amplitude de sua leitura e de suas experiências. Ele conta com um arsenal de contos interessantes e pontos envolventes sobre suas vivências. Além disso, ele sempre está a par das últimas notícias sobre descobertas interessantes. Não importa a personalidade do grupo que se encontre, ele sempre vai ter uma boa história para contar.

Sabe quem é um ótimo exemplo de homem educado? Abraham Lincoln. Ele conseguia entreter os outros de forma simples, mas com conteúdo. E mesmo que ele teve uma educação formal por um período muito curto, se dedicou ao aprendizado durante toda sua vida. E sabe qual foi o resultado? A capacidade de conversar com qualquer pessoa, sobre qualquer coisa e deixá-los entretidos.

3# O HOMEM EDUCADO ESTÁ ABERTO A NOVAS IDEIAS

Pesquisas recentes sobre o modo que nossas mentes funcionam revelam que estamos longe de sermos seres racionais que acreditamos ser. Sem saber, nosso inconsciente está constantemente moldando nossos pensamentos, crenças e motivações de maneiras irracionais. Um exemplo claro é quando somos apresentados a evidências que contradizem nossas crenças. Em vez de mudá-las, elas se tornam ainda mais arraigadas dentro de nós. Geralmente, chamamos isso de “efeito que saiu pela culatra”.

Em outras palavras, nossas mentes veem nossas ideias como grandes tesouros. E automaticamente, qualquer informação nova se torna um perigo. Isso quer dizer que a capacidade de absorver novas concepções não é tão natural quanto pensamos. Para mudar esse quadro, é preciso que sua mente desligue o sistema natural de autodefesa, e se dê a oportunidade de conhecer coisas novas.

Inclusive, estar aberto a novas ideias não significa ter que aceitá-las imediatamente. O que se deve fazer é tratá-las como uma “visita”. Geralmente, quando se está em uma festa, por exemplo, você olha para a pessoa desconhecida, depois puxa um papo e vai se conhecendo. Com o tempo, você vai perceber se aquele contato vale a pena, ou não. Fazendo isso, você tem a oportunidade de conhecer pessoas que podem se tornar amigas. E isso equivale ao mesmo com novas ideias.

O homem educado tem uma maior facilidade de compreender essa visão. Suas experiências lhe deram várias oportunidades de ver como as informações que foi aprendendo mudaram suas opiniões. Ao contrário do homem que se fecha para novas ideias, que ficará para sempre nas mesmas experiências, para o resto da vida.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Erik Wallker
Erik Wallker
É o "viking geek" do El Hombre! Apaixonado por filmes e coleções, viaja em cada frame que é captado por seus olhos no cinema.