Acordar cedo é o terror para muitas pessoas. Primeiro porque para isso você precisa dormir cedo, caso contrário vai passar o dia que nem um zumbi.

Só que dormir cedo não é tarefa tão simples, porque geralmente é o único momento que sobra para fazer as coisas pessoais: ver uma série, assitir um programa na TV, ler o El Hombre. E é comum a gente se alongar nesses prazeres da vida.

Só que, ah, senhores, se vocês soubessem os benefícios que acordar cedo nos traz, talvez fizessem outras opções para suas vidas. Esse é um hábito muito relacionado a pessoas mais produtivas e há motivos para isso.

Talvez você já tenha ouvido falar no 5am club (ou clube das 5 da manhã). É um movimento criado por aqueles que descobriram as vantagens de acordar bem cedo. Nesse caso, bem cedo: 5 da matina. E eles infestaram a internet com depoimentos animadores sobre esse estilo de vida. Então, sem mais delongas, vamos às razões.

CONTROLE DA SUA VIDA

Esse é um fator psicológico. Você já deve ter tido a experiẽncia de acionar o soneca várias vezes e só conseguir levantar mesmo um bom tempo depois do horário marcado no despertador. E você deve lembrar que a sensação que vem depois não é muito boa.

Uma sensação de impotência, de fracasso. E o motivo é simples: se você colocou o despertador para as 7h, é porque esperava acordar as 7h, ou no máximo 7h15. Então se acordou às 8h é porque não conseguiu atingir o seu objetivo. Queira você ou não, é um fracasso.

Então acordar cedo, superar a preguiça, nos dá a sensação de que estamos no controle da situação, de poder sobre nós mesmos — e é um fator importante para que a gente se perceba no controle de nossa própria vida.

À FRENTE DO RELÓGIO

Outro fator psicológico. Quando a gente acorda tarde e percebe que o mundo já está funcionando a todo vapor, a nossa sensação é de que estamos atrasados, e isso causa certa ansiedade: “Todo mundo já está produzindo e eu acabei de acordar. Preciso correr!”

Então é fácil calcular o oposto. Ao acordar cedo, tipo bem cedo, a sensação é outra: “Eu já estou desperto, pronto para produzir, enquanto os outros estão dormindo.” Isso traz uma tranquilidade que permite que você faça as coisas com mais serenidade. E quando chegar meio-dia, você vai se sentir extremamente bem por perceber que já foi muito produtivo.

MAIOR PRODUTIVIDADE

E isso é consequência do que já falei. Mas não sou eu apenas que estou falando isso: há diversos e diversos estudos que comprovam que acordar cedo ajuda na produtividade. Eu não vou ficar citando as pesquisas aqui, mas há uma matéria da Forbes, por exemplo, que listou 10 vantagens desse estilo de vida.

As vantagens? Maior proatividade; capacidade de antecipar problemas; melhor planejamento; mais tempo para se exercitar; mais otimismo; entre outras.

A gente tem uma matéria no site que fala da Matriz de Eisenhower, uma ferramenta criada para aumentar a produtividade. Essa ferramenta enquadra tudo o que fazemos em quatro categorias:

  • Atividades urgentes e importantes
  • Atividades não urgentes e importantes
  • Atividades urgentes e não importantes
  • Atividades não urgentes e não importantes

O quadrante que nos traz mais resultados é o de atividades não urgentes e importantes. Para entender melhor tudo isso, depois leia o texto.

Acontece que quando a gente acorda tarde, vivemos para as atividades urgentes, sejam elas importantes ou não, dedicando nossas forças para os quadrantes I e III. Só que isso não é nada produtivo. Atividades urgentes nos cansam.

Agora, quando acorda-se cedo, a tranquilidade oferecida pelo fato de que todos ainda estão dormindo e não há ninguém te cobrando, permite-lhe dedicar tempo ao quadrante II das atividades não urgentes e importantes. E isso aumenta exponencialmente a sua produtividade.

MAIS TEMPO PARA VOCÊ

Agora, se você é uma pessoa que trabalha apenas do escritório ou então não quer aproveitar esse momento para produzir profissionalmente, não pense que acordar cedo não possa te trazer benefício algum. Você vai ter mais tempo para fazer as suas coisas pessoais em paz.

Às vezes a gente deixa para acordar o mais tarde possível, tempo de escovar os dentes, passar uma água no rosto e preparar um pão para comer no carro. Mas essa correria gera estresse e é uma péssima maneira de começar o dia. A chance de esse estresse se alongar pelo resto das horas é muito grande.

Ao acordar bem cedo, dá para aproveitar as horas da manhã e tocar um projeto pessoal, se exercitar, fazer uma leitura, sei lá, o que você quiser, sem a consciência pesada de estar tomando o tempo do seu trabalho.

E porque não fazer essas coisas à noite, depois do trabalho? Porque a noite você está cansado e é o momento que, biologicamente, o seu corpo está se preparando para repousar.

CONCLUSÃO

É claro que isso tudo não é regra. Pode funcionar para algumas pessoas e pode não funcionar para outras. Mas você só vai saber experimentando. Às vezes você não dá muito valor à ideia, mas quando coloca em prática percebe que realmente faz diferença na sua vida. Então se você acha que a sua produtividade não está muito legal, tente entrar para o 5am club.

VÍDEO EM DESTAQUE