absorver melhor o que você lê

6 dicas para absorver melhor o que você lê

Existe uma grande diferença entre “ler” e “compreender”. Quem aí nunca chegou ao final da página de um livro e percebeu que não conseguia se lembrar de nada do que havia lido nos 60 segundos anteriores? Às vezes, isso pode acontecer por todo um capítulo; ou até mesmo pelo livro inteiro. Por isso, eu decidi compartilhar com vocês 5 dicas para compreender e absorver melhor o que você lê.

1# LEIA COM PROPÓSITO: Se você pegar um livro cujo assunto não te interessa (ou só para “engordar” a lista de livros que você já leu), dificilmente você conseguirá se conectar de verdade com aquele conteúdo. Por isso, o primeiro passo é sempre encontrar um propósito na leitura escolhida.

2# IDENTIFIQUE O PONTO PRINCIPAL: Isso serve para tudo. Frases, parágrafos, capítulos e, claro, o livro como um todo. Concentre-se em identificar, por hábito, a mensagem principal dos conteúdos que você estiver consumindo. 

3# QUESTIONE-SE: Todo livro tem alguns pontos-chave, em que o autor apresenta uma reflexão que serve como um “pilar” das suas ideias. Quando você sentir que encontrou um desses trechos, faça uma pequena pausa (de alguns segundos) e questione-se: “O que o autor quis dizer com isso?”

4# VISUALIZE MENTALMENTE: Uma boa técnica para a compreensão de textos é criar imagens mentais daquilo que você está lendo. Basta projetar em sua mente uma cena relacionada àquele contexto.

5# CRIE CONEXÕES: Ao entrar em contato com uma informação nova, tente conectá-la com outros conhecimentos que você já adquiriu antes na sua vida.

6# ANOTE REFLEXÕES: Ao fazer notas e escrever reflexões sobre o que se está lendo, você consegue absorver e fixar melhor sua leitura. Essa técnica vale principalmente para quem está lendo um livro mais técnico, que esteja estudando, ou para livros de difícil compreensão.

DICAS DE CONCENTRAÇÃO

A concentração é outro ponto essencial para absorver conhecimento por meio da leitura. Quando você estiver lendo um livro, lembre-se destes três conselhos abaixo:

  • Escolha um lugar silencioso;
  • Desligue o seu celular (ou pelo menos as notificações);
  • Pratique a “subvocalização”, que seria como “ler em voz alta dentro da sua cabeça”, repetindo mentalmente o que está escrito.

SUGESTÕES DE LEITURAS

Curtiu nossas dicas para ajudar a absorver melhor o que você lê? Eis mais algumas matérias do El Hombre, relacionadas a este assunto, que você pode gostar também: