tipos de barba

Tipos de barba: as 5 mais estilosas para 2021 [com ilustrações]

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

É um hábito comum dos homens, ao cortar o cabelo, pesquisar por boas referências de corte e, também, pedir a opinião do barbeiro sobre o estilo escolhido. Pois saiba que a barba merece o mesmo capricho. Se você está pensando em cultivar a sua, hoje reunimos os seis melhores tipos de barba para usar em 2021, com ilustrações do site americano Hairstyle Point.

1# ÂNCORA | TIPOS DE BARBA

Trazendo um ar de amante latino, a âncora é perfeita para homens que têm poucos pelos no rosto ou falhas demais na barba. Ela segue a linha da mandíbula e parece que aponta para cima. O ideal é aparar diariamente para não perder a forma.

tipos de barba

2# APARADA | TIPOS DE BARBA

A barba aparada requer muita atenção. Mas o resultado compensa, pois traz definição ao rosto e personalidade ao seu dono. Os pelos devem ser mantidos baixos; e você precisa desenhar pescoço e bochecha usando uma navalha ou lâmina.

tipos de barba

3# CHEIA | TIPOS DE BARBA

Um dos estilos mais populares hoje, a barba cheia é super versátil: pode ficar rústica ou clássica, dependendo de como você a arruma antes de sair. Lembrando que é importante aparar os limites no pescoço, na bochecha e no bigode, além de manter um volume não exagerado.

tipos de barba

4# LENHADOR | TIPOS DE BARBA

A tendência “lumber” foi uma das mais fortes da moda masculina nos últimos tempos. E como era de se esperar, a barba lenhador também estourou. Se você quer um estilo que demonstra uma personalidade forte, esta é a escolha. Apesar dela ser naturalmente comprida, é bom aparar o pescoço e a bochecha, além de usar uma cera de bigode para não deixar os fios caírem em cima da boca.

tipos de barba

5# POR FAZER | TIPOS DE BARBA

A barba por fazer é incrivelmente estilosa e, de bônus, requer uma manutenção relativamente simples, apesar de frequente. Pelo menos uma vez por semana (ou mais, se a sua barba cresce rápido) é preciso apará-la para manter o formato.

tipos de barba

MOTIVOS PARA USAR BARBA

Se você ainda não tem certeza se deve usar barba ou não, eis três argumentos que podem convencê-lo:

SAÚDE: Em primeiro lugar, a barba faz bem à nossa saúde. Uma pesquisa da University of Southern Queensland revelou que ela nos protege contra alergias, tosse e ainda funciona como protetor solar para o nosso rosto. E tem mais. Um microbiologista da University College London descobriu que a barba produz uma espécie de antibiótico natural para o nosso corpo, que combate infecções.

AUTOCONFIANÇA: A marca alemã de barbeadores Braun fez um estudo com 1000 homens de Nova York e descobriu, entre outras coisas, que os homens se sentem 53% mais autoconfiantes quando estão barbudos. Ou seja, a barba é como uma injeção de autoestima. Inclusive, 10% dos entrevistados disseram que a barba os ajudou a ter mais sucesso no trabalho.

BELEZA: Segundo estudos, os homens barbudos são mais atraentes. Os cientistas da University of Queensland falaram com nada menos do que 8,520 mulheres para saber quem elas achavam mais sexy: homens com ou sem barba. O look campeão foi a barba de 10 dias, seguido pela cheia, depois a de 5 dias e em última o rosto liso. Não é uma surpresa, portanto, que os homens barbudos façam mais sexo, como revelou uma pesquisa do site de relacionamentos Match.

COMO CUIDAR DA SUA BARBA?

Além de adotar um tipo de barba estiloso, é importante fazer a manutenção correta dos fios. Veja algumas dicas de como cuidar da sua barba no dia a dia.

1# LAVE CORRETAMENTE: A maioria dos homens aproveita a espuma do shampoo do cabelo para lavar a barba, mas poucos sabem que isso pode ressecar tanto a pele do rosto quando os fios. É por isso que hoje várias marcas oferecem shampoo de barba. Use sempre que tomar banho, da mesma forma que usa o shampoo normal. Assim você mantém os pelos faciais hidratados e livres do acúmulo de sujeira.

2# ÓLEO DE BARBA: Aplicar óleo na barba é um processo muito simples e rápido, mas que faz toda a diferença, principalmente para quem tem barba comprida. Os pelos têm a tendência de ressecar e acabam ficando com um aspecto quebradiço. O óleo ajuda a deixar sua barba mais forte e saudável, mantendo os fios hidratados e maleáveis.

[Se você tem a pele oleosa e acha que o uso do produto pode piorar o cenário, está enganado: ele possui ingredientes que controlam a oleosidade. É ideal usar depois do banho e com a barba seca. Coloque uma pequena quantia na mão, espalhe bem entre as duas mãos e pontas dos dedos, e aplique massageando sua barba, desde a raiz até a ponta dos fios.]

3# BALM DE BARBA: Se você tem aquela barba rebelde, com cada fio apontando para uma direção, é recomendável que finalize com o balm para barba. Ele ajuda manter seus pelos faciais hidratados, mas sua principal função é modelar, dar textura e volume extra, adicionando uma camada de proteção e garantindo que a barba não perca o formato ao longo do dia. Ele pode ser usado em conjunto com o óleo para barba. Neste caso aplique, o balm depois para modelar.

4# PENTEANDO A BARBA: Manter sua barba sempre penteada e alinhadaé o último passo para deixá-la com aparência estilosa. O bacana é andar com um pente para barba no bolso, assim você pode fazer a manutenção onde estiver. Por serem de madeira, eles não geram estática, o que deixaria os fios espetados. Além disso, ao pentear você remove os detritos acumulados entre os fios, incluindo os próprios fios soltos.

SUGESTÕES DE LEITURA

➤ Veja a lista dos cortes de cabelo masculino mais estilosos para usar em 2021.