7 coisas que as pessoas mentalmente fortes fazem

Nós não nos tornamos mentalmente fortes do dia para a noite. Na realidade, tal processo é longo e árduo – mas as recompensas são muitas, e devem ser levadas em consideração. Ser mentalmente forte o ajudará a regular seus pensamentos, controlar suas emoções e impulsionar sua produtividade. E, naturalmente, todas essas coisas são importantes para a sua vida pessoal e para a sua vida profissional. E como começar a trilhar esse caminho? Eis 7 coisas que as pessoas mentalmente fortes fazem:

1# ELES PRATICAM O OTIMISMO REALISTA

Algumas pessoas acreditam que nunca nada dá certo para ninguém e que nunca teremos o que desejamos. Outras acreditam que as coisas conspiram a nosso favor e que, sem que sequer nos esforcemos, o destino nos concederá todos os nossos desejos.

Naturalmente, ambas as visões são prejudiciais. A solução é se tornar um otimista realista. Enquanto o pessimista enxerga sempre o copo meio vazio, e o otimista enxerga sempre o copo meio cheio, o otimista realista faz questão de ter sempre a jarra de água ao seu lado.

A confiança que o otimismo cria é essencial para a criação e a sustentação das motivações que necessitamos para atingir nossos objetivos. No entanto, é essencial que entendamos a diferença entre acreditar que conseguiremos atingir os nossos objetivos — e acreditar que nosso objetivos cairão do céu para nós.

2# ELES VIVEM NO PRESENTE

Qualquer pessoa que já projetou expectativas altas no futuro sabe muito bem que, exceto em raros casos, acabamos nos deparando com frustrações e uma profunda dose de desapontamento.

Por outro lado, qualquer pessoa que já projetou seus temores pânicos no futuro sabe que, também nesses casos, é de fato incomum que os eventos temidos sejam tão terríveis quanto tínhamos imaginado.

Mesmo nos casos menos dramáticos, teremos desperdiçado um longo tempo que poderia ter sido empregado em coisas muito mais úteis. As pessoas mentalmente fortes concentram-se no presente, sabendo que a melhor preparação para o futuro consiste em formar bons hábitos pessoais.

Refletir acerca do passado é necessário. Retirar ensinamentos dos erros que cometemos é necessário. No entanto, as pessoas mentalmente fortes jamais ficam presas ao passado. Elas se recusam a viver uma vida de arrependimentos, e evitam guardar ressentimentos.

3# ELES FAZEM PLANOS A LONGO PRAZO

A gratificação instantânea é algo prazeroso, mas nem sempre é o melhor caminho a ser seguido. Há alguns anos, foi realizado um estudo bastante interessante na Universidade de Stanford. Um administrador deixou uma série de crianças sozinhas com um marshmallow por cerca de 15 minutos. Foi-lhes dito que podiam comer o doce – mas que, se aguardassem o retorno dele, receberiam um segundo marshmallow.

Trinta anos depois, descobriu-se que as crianças que esperaram pela volta do administrador foram mais bem-sucedidas do que as demais, tendo carreiras mais prósperas e estilos de vida mais saudáveis. Isso significa que não devemos exigir sempre uma recompensa imediata. A paciência e a perseverança são essenciais.

4# ELES RESPEITAM SEUS COMPETIDORES

Dizem que nossos competidores são nossos maiores mestres. Vários exemplos mostram isso: Messi e Cristiano Ronaldo, Bill Gates e Steve Jobs, Rafael Nadal e Roger Federer, para ficar apenas em alguns casos. Mas o meu exemplo favorito se refere a dois célebres samurais e senhores feudais do Japão: Uesugi Kenshin e Takeda Shingen.

Uesugi – que na ocasião da morte de seu adversário chorou sinceramente, lamentando ter perdido “o melhor dos inimigos” – realizou um dos atos mais nobres de toda a história da humanidade.

As províncias de Takeda estavam localizadas numa região montanhosa, distante do mar, e ele dependia das províncias de Tokaido para a obtenção de sal. O príncipe da província em questão, a fim de enfraquecê-lo, não atendeu às suas demandas desse produto. Assim que soube, Uesugi enviou a Takeda uma alta dose de sal, acompanhada de um bilhete. Neste, dizia: “Eu não luto com sal, mas com a espada”.

Respeite os seus competidores. Admire-os. Ou, como colocou o diplomata japonês Inazo Nitobe, referindo-se à história de Kenshin e Shingen, “selecione como inimigos na guerra homens dignos de serem seus amigos em tempos de paz”.

5# ELES ACEITAM QUE NÃO TÊM CONTROLE SOBRE TUDO

A fim de se tornar uma pessoa mentalmente forte, esteja disposto a assumir o controle e o comando das situações no intuito de se certificar de que as coisas de fato ocorram. Não se limite a esperar que elas aconteçam por intermédio da sorte ou de uma força superior, mas demonstre força de vontade e determinação.

Ao mesmo tempo, é importante que tenha em mente o fato de que certas coisas não estão sob nosso controle. Quando acreditamos ter o máximo de domínio sobre uma série de coisas que encontram-se fora de nosso controle, acabamos nos frustrando.

Nas palavras de Epicteto, “apenas depois de aceitarmos esta regra fundamental e termos a capacidade de distinguir entre aquilo que podemos controlar e aquilo que não podemos controlar é que a serenidade interior e a eficácia exterior tornam-se possíveis”.

Essa máxima serve tanto para assuntos profissionais quanto para assuntos pessoais. Algo que diferencia uma pessoa mentalmente forte de uma pessoa mentalmente fraca é, por exemplo, a sua capacidade de aceitar o final de um relacionamento sem cair no desespero.

6# ELES NÃO TEMEM AS MUDANÇAS

É comum nos sentirmos temerosos diante de eventos que requerem um ajuste no modo como conduzimos nossas existências diárias. Nós nunca temos como ter certeza quanto ao resultado das mudanças que empreendemos em nossas vidas, e é raro estarmos inteiramente convictos de que seus resultados serão inteiramente positivos ou inteiramente negativos.

As pessoas mentalmente fortes, no entanto, não fogem das mudanças. Elas sabem que é necessário assumirmos alguns riscos a fim de sermos felizes, e fazem questão de manter uma série de princípios e valores capazes de apoiá-las em seus momentos de dificuldade.

Se você conceber estratégias que possam ajudá-lo a retirar o melhor de cada situação em que se encontrar e investir nos melhores aspectos de sua personalidade, de sua aparência e de seu caráter, você não terá motivos para temer uma mudança em sua vida cotidiana

7# ELES NEUTRALIZAM AS PESSOAS TÓXICAS

Há algumas pessoas que precisam ser retiradas de nossas vidas imediatamente. Elas são aquelas que tendem a drenar toda a nossa energia, a fazer com que nos sintamos tensos, desconfortáveis ou infelizes em sua presença, a exigir tudo de nós, a não respeitar a nossa privacidade e a nos afetar com os seus dramas e problemas.

O seu predador emocional pode ser alguém a quem um dia você amou, e às vezes alguém a quem ainda ama. Um velho conhecido, uma namorada, um parente. Em outros casos, pode ser alguém próximo de uma pessoa a quem você ama, tal como o marido da sua irmã. E, da mesma maneira, pode ser também alguém que você encontra o tempo inteiro em uma área específica da sua vida, como um colega de trabalho.

Afastar-se de uma pessoa tóxica e predatória é um dos maiores desafios com os quais nos deparamos em nossas vidas. Mas trata-se de um processo necessário. Lembre-se que não são raros os casos em que tais pessoas dão um jeito de fazer com que também nos tornemos tóxicos, levando-nos a adquirir algumas de suas piores qualidades e a tomarmos atitudes pouco recomendáveis.

A toxicidade é contagiosa e pode atingir até os indivíduos mais gentis e equilibrados. No caso de alguém ressaltar as suas piores qualidades, é hora de dizer adeus. Cercar-se de pessoas que exerçam uma influência positiva em sua vida é algo necessário.

VÍDEO EM DESTAQUE