internet saúde

7 dicas para usar a internet a favor da saúde do seu corpo e da sua mente

Em pleno 2020, é impossível imaginar uma realidade sem a internet, o que nem faz sentido no atual contexto do mundo moderno. Porém, apesar de estar presente no dia a dia das pessoas, o acesso à rede não é um universo apenas de benefícios e de pontos positivos. Na verdade, ainda é preciso aprender a utilizar a internet de um modo saudável e controlado; e nós te damos algumas dicas essenciais para isso, confira.

Faça cursos online

A internet é uma poderosa ferramenta para facilitar o acesso a cursos: favorece o trabalho de pessoas que desejam transmitir conhecimento e permite o uso de plataformas inteligentes e intuitivas para o aprendizado. E você pode aproveitar tudo isso para evoluir internamente como ser humano e ainda dar um boost na vida profissional.

Há dicas de cursos gerais que conseguem ‘abraçar’ a todos, independentemente da formação, como inglês, computação, empreendedorismo, gestão de finanças e desenvolvimento da inteligência emocional. Para além disso, cada indivíduo consegue encontrar ótimas alternativas de formações relacionadas à própria área de atuação profissional e deixar o currículo mais atrativo para o mercado de trabalho.

Evite o cyberstalking

A internet permite que você siga pessoas relevantes e que agregam benefícios à sua vida, porém, também contribui para a criação de hábitos nocivos à saúde mental; e um deles é o cyberstalking. Quem nunca se pegou olhando as fotos atuais do Instagram daquela ex de muito tempo? Ou até vasculhando a vida de um ex-amigo para checar se ele se deu mal como você imaginava?

O grande problema de tal costume é que se desenvolve de forma silenciosa, já que a pessoa não sabe das suas ‘visitas’. Assim, a prática só faz mal para um indivíduo: você mesmo, visto que conserva sentimentos ruins e alimenta o ódio ou a saudade mal resolvida.

Entenda que é realmente difícil abandonar o hábito do cyberstalking, principalmente se você apenas resolver parar de uma vez. Pense que tal atitude é um vício e aja com planejamento, diminuindo a frequência das checagens até chegar no ponto que a procura não faz mais diferença na sua rotina; acredite, a sua mente agradece.

Pratique esportes da mente

Dentre os ditos ‘esportes da mente’, o poker é a opção mais completa para trabalhar diferentes habilidades psicológicas, como o foco para prestar atenção no jogo; a inteligência emocional para controlar as reações; o raciocínio lógico para formular estratégias; e a capacidade de tomar decisões para definir a tática adotada e segui-la sem querer voltar atrás. Além de tudo, o poker ainda é um esporte amplamente social, já que as pessoas precisam interagir de alguma forma durante a partida.

A boa notícia é que essa interação não precisa ser necessariamente presencial, o que é um verdadeiro alívio nessa época de #ficaemcasa. A tecnologia de desenvolvimento de games já avançou demais e permitiu uma ótima base para as versões online do esporte, que conseguem recriar com maestria as dinâmicas de uma mesa do mundo real. Além disso, os melhores sites do ramo oferecem campeonatos emocionantes com pagamentos de alguns milhares de dólares; é muita dopamina para o seu cérebro.

Além do poker, há outras opções facilmente disponíveis na internet, como o xadrez online. Go, bridge e damas também são esportes da mente com boas alternativas digitais para passar o tempo enquanto se diverte treinando a mente e aprendendo estratégias novas para se dar bem nas partidas.

Monte um feed agradável

Entenda um princípio básico das redes sociais: você escolhe boa parte do conteúdo que acessa. Plataformas como Instagram, Facebook, YouTube e Twitter se moldam totalmente às suas preferências; e nesse sentido, é fundamental ser cuidadoso. Por um lado, é benéfico manter o hábito de consumir temas que agradem aos seus gostos, como esportes, músicas e entretenimento.

Entretanto, não é interessante ficar preso a apenas um ponto de vista e lotar sua timeline com pessoas que concordam com você não é benéfico para o crescimento pessoal. Assim, procure acessar também opiniões contrárias para formar visões sobre um assunto a partir de diferentes análises, fortalecendo os seus ideais e construindo repertório para compreender realidades distintas.

Outro ponto fundamental é: acessar opiniões contrárias não quer dizer conservar o hábito de visualizar perfis apenas para alimentar o ódio dentro de si. O interessante é utilizar as visões distintas para compreender que as pessoas pensam diferente e não tornar a prática um prazer nocivo à mente.

Aprenda a cuidar do seu corpo

gordura-massa-muscular

O mundo fitness ganhou muito espaço no Brasil nos últimos anos, trazendo uma boa geração de produtores de conteúdo sobre musculação e nutrição. Então, aproveite para conhecer alguns canais sérios e competentes que trazem dicas sobre dieta e treino. Confira alguns deles:

Leandro Twin:

Renato Cariani:

Léo Schulz:

Calistenia Brasil:

Crie algo propriamente seu

Que tal criar uma válvula de escape na internet para depositar suas visões sobre a vida e sobre o mundo? Você pode produzir vídeos para o YouTube, textos para as redes sociais ou simplesmente alguns tweets. O objetivo é ter um lugar para desabafar e sentir-se melhor com os próprios pensamentos.

Veja que não é necessário tornar a produção de conteúdo como uma profissão, nem ter uma periodicidade assídua de publicação. A intenção maior é utilizar os meios de uma maneira produtiva para relaxar a mente e externar as próprias ideias. Acredite, o exercício vale a pena!

Aprenda a desconectar

Um dos grandes aprendizados para lidar bem com a internet é entender como sair dela. O uso da rede traz seus benefícios para a vida, e não dá mais para pensar em uma rotina totalmente desconectada. Porém, é preciso ter momentos de desligamento, sem computadores ou celulares.

Em época de pandemia é um pouco mais difícil, já que não dá para sair tanto de casa. Entretanto, mesmo sem tantas opções assim de passeios, é possível tirar um tempinho para curtir um som, ler um livro ou simplesmente ficar parado sem fazer nada; todo mundo merece seu descanso.

Dica bônus: acompanhe o El Hombre com frequência

Curtir os posts do nosso site é um dos melhores jeitos para utilizar a internet para te ajudar a se desenvolver enquanto pessoa e profissional. Não deixe de acompanhar as publicações e fique por dentro do nosso conteúdo!