8 aplicativos de fitness para turbinar seu treino

Ao abordar esse assunto temos que dividir o texto, pois existem, basicamente, dois tipos de aplicativos voltados para o treinamento: os que montam os treinos e os que ajudam nos treinos.

Quando vou montar meus treinamentos eu vou no simples: utilizo arquivos do Word e, quando penso em montar periodizações mais longas, adoto o Excel.

Mas se você gosta de ir mais fundo e quer aproveitar tudo de bom que a tecnologia tem a oferecer ao seu trabalho de musculação, vamos a um top 8 dos app para treinamento.

MARCADORES DE TEMPO (timers)

Esses são os melhores equipamentos que podemos utilizar para marcar com precisão nossos intervalos e, se você trabalha com treinamentos intervalados, são a melhor ferramenta.

Interval Timer 

interval-trainer-el-hombre

Com o Interval/Timer você consegue controlar qualquer tipo de intervalo, seja de execução ou de descanso, o que é ideal para personalizar o estímulo. É possível programar intervalos entre os rounds ou ainda organizar muitos sets.

Há também a possibilidade de deixar rodando uma musiquinha do próprio celular, o que é ótimo, já que muitos apps com som desabilitam a música.

Tabata Timer

tabata-timer-el-hombre

Adaptado do famoso protocolo de 20 segundos de exercício por 10 de descanso, o timer só faz isso – contar o protocolo para você.

A vantagem é que já vem programado, então é só dar play e sair treinando.

TREINAMENTOS PRÉ-PROGRAMADOS

Aqui temos aplicativos onde você insere algumas informações e ele te recomenda um treinamento específico.

Seven

seven-app-el-hombre

Esse é um programa que te monta um treinamento circuitado engessado, mas que você consegue manipular o número de rounds e não usa nada mais do que uma cadeira, uma parede e o peso de seu próprio corpo.

Além disso, os treinos são de 7 minutos, como o nome do aplicativo indica. É o “The Scientific 7-Minute Workout”, do New York Times Magazine.

O ponto negativo desse app é que ele deixa as pessoas inexperientes e que já sofreram lesões muito vulneráveis por conta da possibilidade ilimitada de rounds.

Fitness Point

fitness-point-el-hombre

Um aplicativo que te permite montar todo o treinamento. A grande vantagem do Fitness Point é que ele possui um arquivo de imagem de exercícios muito grande, dando uma ideia de qual musculatura é trabalhada em cada movimento.

Runtastic

runtastic-el-hombre

Aplicativo simples que utiliza seu GPS do celular para fazer cálculos de distância percorrida, tempo de exercício, calorias gastas e etc. São informações interessantes que propiciam um bom referencial de progressão.

O Runtastic oferece vários tipos de aplicativos voltados para exercícios específicos: bicicleta, corrida, abdominal, flexão, barra e outros.

Instant Heart Rate

instant-heart-rate-el-hombre

Esse app tem um um simples objetivo: mostrar sua frequência cardíaca. Apesar de demorar um pouco para a frequência ser mostrada, ele se utiliza somente da sua câmera para isso – o que é fantástico.

Propicia um bom controle da FC para quem não consegue controlá-la manualmente ou não possuí equipamentos necessários.

iBodybuilder

ibodybuilding-el-hombre

O iBodybuilder tem excelentes imagens de execução com posição inicial e final dos exercícios, apesar de falhar um pouco nos programas montados de treino.

Possui 3 tipos diferentes de objetivos, com treinamentos para frequência de 2, 3 e 4 vezes por semana.

  • Disponível para iOS.

Medida Certa

medida-certa-el-hombre

Um aplicativo de treinamento focado no desenvolvimento de um programa de saúde. Ele é mais voltado ao treinamento aeróbio e em uma progressão mais adequada. É um app bem completo.