7 habilidades para a vida que exigem ZERO talento

O talento é um negócio perigoso. Algumas pessoas desistem de perseguir um sonho por acharem que não são “talentosas” o suficiente para ter sucesso naquela área. Mas quer ouvir um conselho que Thomas Edison, um dos maiores inventores da história, tem para você? “A genialidade é 1% de inspiração e 99% de transpiração.” Em outras palavras, o esforço é muito mais importante para as nossas conquistas do que o talento. Pensando nisso, hoje reunimos 7 habilidades para a vida que existem zero talento.

1# SER SIMPÁTICO: Não é preciso talento para ser gentil com os outros. Cultive a simpatia no seu dia-a-dia. Sorria mais. Coloque-se no lugar dos outros. Você se tornará uma pessoa querido seja lá onde for.

2# SER ESFORÇADO: Quando você age com dedicação ao executar uma tarefa, o resultado final será bem melhor do que se tivesse uma aptidão natural para fazer aquilo, mas fosse preguiçoso. Pode acreditar. E a boa notícia é que o esforço está ao alcance de todos nós.

3# SER ESTUDIOSO: Todo mundo tem tempo para ler pelo menos 25 páginas de um livro por dia. Parece pouco? Mas no longo prazo, isso vai dar mais de 9,000 página num ano, o equivalente a mais ou menos 30 livros. Imagina o tanto de conhecimento que você vai adquirir com isso?

4# SER CONFIÁVEL: A honestidade é uma das virtudes mais importantes da vida. Quando você der sua palavra a alguém, nunca se esqueça de cumpri-la. E quando pintar um dilema ético, basta refletir: “Qual atitude deixaria meu pai, mãe e avós mais orgulhosos?” Você logo saberá a decisão correta.

5# SER ORGANIZADO: É muito difícil ter uma vida produtiva quando estamos no meio do caos. Por isso desenvolver uma capacidade de organização é essencial. Assim você conseguirá cumprir suas responsabilidades e perseguir seus objetivos com mais assertividade.

6# SER OTIMISTA: Tem coisa mais chata do que a companhia de alguém pessimista? E pode ter certeza que pessoas assim sofrem — internamente — ainda mais do que aqueles ao seu lado. Ao olhar para um copo, algumas pessoas o veem meio cheio, outras meio vazio. Ou seja, o mundo pode ser moldado pela maneira que o enxergamos.

7# SER CORAJOSO: Já falamos sobre coragem aqui no El Hombre. Algumas pessoas se confundem em relação a esse conceito. Não se trata de ausência de medo e, sim, a decisão em enfrentá-lo. Agir com valentia diante de uma situação que te tira de zona de conforto.

E aí, concorda que essas 7 habilidades são bem mais importantes para a nossa vida do que o talento bruto?

VÍDEO EM DESTAQUE