Conquistar o equilíbrio mental nem sempre é fácil, especialmente com a rotina caótica que a maioria de nós enfrenta todos os dias. Entretanto, a boa notícia é que é possível atingir níveis cerebrais saudáveis ao inserir algumas práticas na sua semana. Conheça 7 hábitos diários para melhorar a saúde mental.

#1 – COMECE A MEDITAR

A meditação é uma grande aliada no enfrentamento do estresse e no equilíbrio emocional. Seus efeitos positivos já foram comprovados pela ciência e ela é sempre citada por executivos reconhecidos, praticantes da técnica.

A proposta da meditação é fazer com que você consiga liberar os pensamentos para organizar a mente. É claro que somente sentar e respirar fundo não faz com que você comece a meditar. Por isso, a dica é fazer uso de meditações guiadas.

As meditações guiadas são fáceis de encontrar em aplicativos ou mesmo em áudios no YouTube. Basta dar play e seguir as instruções para começar a relaxar.

#2 – APRENDA UM NOVO IDIOMA

Aprender uma segunda língua faz bem para mente porque o aprendizado mantém as conexões cerebrais saudáveis. Além de reforçar a memória, quem sabe outro idioma tem melhor capacidade de compartilhar informações (incluindo sentimentos), reduzindo ainda o risco de doenças mentais degenerativas.

Como benefício extra, falar uma segunda língua pode te colocar em melhores posições profissionais. De acordo com o aplicativo Babbel, saber um outro idioma abre portas para inúmeras oportunidades de intercâmbio, trabalho ou estudo no Brasil e no mundo.

Você pode escolher um idioma de acordo com seus gostos pessoais ou pela relevância à nível mundial. Quem opta por fazer um curso de alemão online, por exemplo, está aprendendo uma das línguas mais relevantes do mundo dos negócios, falada por 130 milhões de pessoas ao redor do globo. Imagine quantas boas oportunidades podem surgir desse aprendizado.

#3 – PRATIQUE EXERCÍCIOS REGULARMENTE

Após fazer uma corrida ou jogar futebol, você certamente tem uma sensação agradável, que provoca felicidade ou satisfação. Isso acontece porque, ao movimentarmos o corpo, hormônios relacionados ao prazer são liberados.

Assim, o exercício físico tem a capacidade de impactar positivamente no cérebro, melhorando a saúde mental. Outros benefícios da prática de atividades estão na melhora da memória, capacidade de pensamento maior e redução do estresse.

E a rotina corrida não é desculpa: existem milhares de conteúdos com exercícios que você pode fazer em casa, em menos de meia hora!

#4 – VALORIZE O TEMPO DE SONO

O excesso de produtividade e a forma como a vida profissional funciona fez com que o homem dormisse cada vez menos. Porém, estudos já mostram que dormir bem é uma forma de prevenir doenças e manter a saúde mental em dia.

Em geral, os médicos recomendam que uma pessoa adulta tenha 7 a 9 horas de sono diárias. Esse horário é fundamental porque, durante o sono, nosso corpo é capaz de recarregar a energia, dando mais clareza mental, favorecendo também a memória e a atenção.

Para te ajudar a dormir bem, evite mexer em equipamentos eletrônicos, especialmente o computador, uma hora antes de se deitar. A meditação também pode ser útil em casos de insônia.

#5 – ANALISE A SUA ALIMENTAÇÃO

Muita gente não percebe que o rendimento mental abaixo do desejado tem relação direta com a alimentação. Isso porque o corpo e a mente operam melhor quando tem a quantidade adequada de nutrientes para seu funcionamento.

Vale a pena reservar algum tempo para analisar sua alimentação. É possível que você perceba que nos dias em que ingere mais fast food e alimentos processados acabe mais cansado do que o normal.

Fazer pequenos ajustes na alimentação não é difícil e pode fazer toda a diferença no seu rendimento.

#6 – MANTENHA CONTATO COM AS PESSOAS QUE VOCÊ GOSTA

O ser humano é uma criatura sociável. Não é à toa que, desde o começo do isolamento social, o número de casos de depressão quase duplicou no Brasil.

Para melhorar a saúde mental, reserve algum tempo na sua semana ou mês para manter o contato com as pessoas que você gosta, seja com uma visita presencial ou uma vídeo chamada.

Esses momentos fazem com que a pessoa se sinta confortável para compartilhar seus sentimentos, algo fundamental para o equilíbrio das emoções.

#7 – 30 MINUTOS SEM STRESSE

Rotina profissional, exigências familiares, preocupações com o futuro: tudo isso faz com que o ambiente fique carregado de estresse. Mas que tal tirar uma folga de tudo isso?

Tente estabelecer 30 minutos livres de estresse diariamente. Nesses 30 minutos, você pode ler um livro, assistir um seriado, conversar com alguém, tocar um instrumento ou mesmo ficar sem fazer nada – o importante é estar tranquilo.

O momento de folga, por menor que seja, é capaz de organizar suas energias e sair de um estado de alerta e preocupação, para um perfil mais leve.

Esse e os outros hábitos diários para melhorar a saúde mental podem fazer parte da sua rotina aos poucos, sendo inseridos um por um. Assim, ter a mente saudável será bem mais simples e natural.

Texto desenvolvido em parceria