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7 hábitos para ser menos estressado no trabalho

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Se você passa as tardes de domingo já se preocupando com as tarefas da segunda-feira, este texto é para você. A revista americana Entrepreneur publicou um artigo muito interessante sobre hábitos para ser menos estressado no trabalho. O estresse profissional, diz a matéria, acontece quando as atividades exigidas da pessoa excedem as suas capacidades e/ou recursos de execução. Como resultado, isso acaba afetando negativamente a sua vida pessoal e, também, a performance no trabalho — o que acaba criando um ciclo vicioso, no qual o problema tende a se agravar cada vez mais. Estes 7 hábitos abaixo podem ajudá-lo a reconquistar o equilíbrio emocional.

COMO SER MENOS ESTRESSADO NO TRABALHO

1# CONTROLE A RESPIRAÇÃO: Faça 10 minutos diários de respiração com “mindfulness” em algum lugar silencioso e confortável, sugere a Entrepreneur. Isso ajuda a clarear as ideias e a se conectar com o presente.

2# MANTENHA A MESA EM ORDEM: “A organização ajuda a aliviar o estresse”, diz a matéria. Isso inclui organizar a mesa e, também, o seu computador.

3# FAÇA YOGA: Uma breve sessão de 10 minutos de yoga todo dia já traz grande benefícios à nossa saúde mental e física.

4# FIQUE ATENTO À ALIMENTAÇÃO: Primeira recomendação da Entrepreneur? Reduzir o consumo de açúcar e cafeína. Segunda? Não comer conectado ao computador ou ao smartphone. Em vez disso, use esse tempo para relaxar.

5# OUÇA SUA MÚSICA FAVORITA: Fazer isso algumas vezes ao dia ajuda a descansar a cabeça. As músicas chegam a influenciar, inclusive, a pressão sanguínea e os níveis de hormônios.

6# RELAXE OS MÚSCULOS: Em primeiro lugar, não fique sentado mais do que 50 minutos seguidos. Levante, faça um alongamento e volta a trabalhar. Lembre-se também de praticar de 30 a 60 minutos de exercícios físicos diariamente. Isso é ótimo para reduzir o estresse.

7# PARE COM OS PENSAMENTOS RUINS: Sim, é difícil. Mas não impossível. Quando você notar que está começando a ter pensamentos negativos, faça uma pausa, controle a respiração e tente se lembrar de 3 ou 4 coisas boas da sua vida.

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