fbpx

7 livros incríveis que inspiraram algumas das melhores séries da Netflix

Os vitorianos afirmavam que poucas coisas nessa vida podem ser mais prazerosas que a doce união de um livro (ou mais livros) e de uma xícara de chá.

Hoje em dia, suspeito que faríamos pequenas alterações.

Poucas coisas nessa vida podem ser mais prazerosas que a doce união de um copo de Coca-Cola e uma série da Netflix”. Que tal?

Pois bem, mas e se eu te disser que algumas das séries que você certamente assistiu possuíram livros como fonte de inspiração? E mais: e se eu lembrá-lo dos benefícios da leitura, conforme assinalei em diversos textos publicados aqui no El Hombre?

Acredito que, nesse caso, você se sentiria um pouquinho mais inspirado a desligar um pouco a televisão, ligar o abajur e entrar no mundo dos livros.

E, para te dar um empurrãozinho extra, podemos até te incentivar a começar com obras que já inspiraram séries ou filmes que você provavelmente já assistiu.

Isso é o que pretendemos nesse texto, no qual reunimos 7 livros que inspiraram algumas das séries mais populares da Netflix. Esperamos que gostem da seleção.

1# VOCÊ, CAROLINE KEPNER (SÉRIE: YOU)

Livros Netflix

Comecemos com a série You, que estourou há alguns anos e que agora encontra-se prestes a entrar na terceira temporada.

A série, que narra a história de um gerente de livraria que se apaixona perdidamente por uma aspirante a escritora, poderia ser um romance como outro qualquer. A não ser, é óbvio, pelo fato assustador de que a obsessão desenvolvida pelo rapaz o leva a stalkeá-la, persegui-la e – por que não?, afinal das contas – eliminar qualquer ameaça que se coloque em seu caminho… Mesmo quando essa “ameaça” é uma pessoa. Ou mais de uma.

Esse romance sobre a vulnerabilidade e a manipulação na era das redes sociais é arrebatador, mordaz e incrivelmente, mas incrivelmente moderno.

2# VULGO GRACE, MARGARET ATWOOD (SÉRIE: ALIAS GRACE)

Livros Netflix

Eu, particularmente, sempre fui apaixonada por livros inconclusivos, que exigem criatividade e sagacidade da parte do leitor, e que nos deixam com um enorme ponto de interrogação ao final.

Se você também for assim, Vulgo Grace, escrito pela canadense Margaret Atwood – escritora também de O Conto da Aia, ou The Handmaid’s Tale –, é o romance certo para você.

Vencedor de diversos prêmios, esse livro baseia-se em um caso real que aconteceu no Canadá dos anos 1840 e gira em torno de uma criada condenada à prisão perpétua por ter ajudado o amante a assassinar o seu patrão e a governanta da casa na qual trabalhava.

No livro, um jovem médico que dedica-se a estudar doenças mentais sente-se fascinado pela história e, utilizando-se de ferramentas psicológicas, busca compreender o que ocorreu. Seria Grace uma vítima das circunstâncias e do abuso alheio ou uma assassina? Ou ambos?

3# MINDHUNTER, JOHN E. DOUGLAS (SÉRIE: MINDHUNTER)

Ao contrário dos outros livros aqui listados, que são obras fictícias, Mindhunter: Inside the FBI’s Elite Serial Crime Unitconsiste inspira-se nas memórias de John E. Douglas, ex-integrante do FBI e um dos pioneiros no trabalho acadêmico de criar perfis de criminosos, com destaque para os tão temidos serial killers.

No livro em questão, que possui uma continuação, Douglas conta a sua trajetória pelos casos mais assombrosos e insanos do crime serial americano, explicando os meios que utilizava no intuito de penetrar as mentes dos serial killers mais procurados e temíveis do país.

Mas, lembre-se: para esse livro, é preciso ter o estômago forte, pois Douglas nos apresenta a uma série de criminosos altamente sádicos cujo modus operandi possuía requintes de crueldade.

4# UM ESTRANHO NO NINHO, KEN KESEY (SÉRIE: RATCHED)

Além de ter inspirado o filme que leva o seu nome – Um Estranho no Ninho, de 1975, que tem como destaque a atuação magnífica de Jack Nicholson e de Louise Fletcher –, esse romance clássico da contracultura, que retrata os psicodélicos anos 1960, inspirou a série Ratched.

Aqueles que viram o filme de Milos Forman já sabem, certamente, quem é Ratched. E, é claro, possivelmente até a temem um pouquinho.

A série é uma prequela do romance, narrando as origens de Mildred Ratched e a sua formação em uma sádica, cruel e tirânica chefe dos enfermeiros de uma clínica psiquiátrica. Já no livro, vemos o auge de Ratched e as suas piores ações.

5# O GAMBITO DA RAINHA, WALTER TEVIS (SÉRIE: THE QUEEN’S GAMBIT)

Livros Netflix

Você sabia que uma das séries mais populares do ano passado, The Queen’s Gambit, foi baseada em um livro?

Essa obra magnífica, que narra a história da jovem órfã Beth Harmon e de seu grande amor pelo xadrez, tal como a sua consagração a um dos grandes ícones desse esporte, consiste em um livro profundamente elegante em que sentimos a aura presente nos Estados Unidos dos anos 1950, em meio a um pós-guerra vitorioso e uma recém-construída rivalidade com a União Soviética.

Se está buscando uma leitura que o prenda ainda nas primeiras páginas, e que gire em torno da evolução personagem de uma personagem feminina altamente inteligente e complexa, este é definitivamente o livro certo para você.

6# SOMBRA E OSSOS & SIX OF CROWS, LEIGH BARDUGO (SÉRIE: SHADOW AND BONE)

Livros Netflix

Esse ano, um dos destaques da Netflix foi a série Shadow and Bone, baseada no universo criado pela talentosa escritora israelita Leigh Bardugo. E eu sou suspeita para falar sobre ela, porque é a escritora de um de meus livros favoritos de todos os tempos, The Language of Thorns.

A série Shadow and Bone é, em suma, uma junção de duas das trilogias mais famosas da autora: a própria Sombra e Ossos, que gira em torno do processo de autodescoberta de Alina Starkova, e do conhecimento que passa a ter sobre um poder que nunca pensara conhecer; e a tão boa quanto Six of Crows: Sangue e Mentiras, cujo enredo envolve seis criminosos e mercenários que se dispõem a participar de uma missão extremamente arriscada.

Se o que você está buscando é um livro repleto de diálogos espirituosos, de personagens que são cativantes e complexos e de histórias inspiradoras, está no lugar certo.

7# ARSÈNE LUPIN, O LADRÃO DE CASACA, MAURICE LEBLANC (SÉRIE: LUPIN)

Você sabia que a série francesa Lupin, que encantou fãs do mundo inteiro, é baseada na obra de Maurice Leblanc, e mais especificamente na saga de seu personagem principal, o perspicaz e charmoso ladrão Arsène Lupin?

Há, no entanto, uma série de diferenças, a começar o fato de que a série é uma modernização, sendo ambientada nos dias atuais. O livro, em contraponto, se passa na França da saudosa e esplendorosa Belle Époque.

Tendo como foco as trapaças imensamente sagazes de Lupin, assim como o duelo de gato e rato entre ele e Ganimard, o melhor entre todos os policiais franceses e nêmesis do charmoso criminoso, Arsène Lupin, o Ladrão de Casaca nos apresenta um personagem que é “uma mistura extravagante de inteligência e de perversão, de imoralidade e de generosidade”, que serviu de base para uma série de anti-heróis encantadores que permeiam a televisão e a literatura até a nossa época.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode se interessar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.