6 razões para adotar o hábito de ler livros

Você sabia que 4 em cada 10 brasileiros não têm o hábito de ler livros? E que, mesmo entre os leitores, a média é inferior a meio livro por mês? É isso que a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” revelou.

O fato é que muitas pessoas não veem benefícios neste hábito. Mas prepare-se para uma ducha de água fria, caso você faça parte da estatística. Um estudo batizado de “Rich Habits” descobriu que 85% das pessoas que enriquecem leem 2 ou mais livros por mês, contra apenas 15% do resto.

Ou seja, se você quer ter uma carreira de sucesso, os livros são um ingrediente essencial da receita. Mas por quê? Quais são, afinais, os benefícios da leitura, que permitem a alguns homens se destacar tanto na vida? Fizemos uma lista exatamente sobre isso hoje:

1#  EXPANDE O CONHECIMENTO

Os livros são uma ponte para a aprendizagem de diversos assuntos. As informações contidos em suas páginas podem trazer ao leitor conhecimento sobre os mais diferentes temas possíveis.

ler-livros

2# FORTALECE A MEMÓRIA

A quantidade de detalhes informados num livro estimula o cérebro a fortalecer a memória, segundo uma pesquisa da Universidade de Stanford.

3# AUMENTA O VOCABULÁRIO

Os livros são um jogo de palavras que aumenta o seu vocabulário, permitindo a você se expressar melhor e aprimorar o seu nível de conversação.

4# DESENVOLVE A ESCRITA

Além do conhecimento maior de palavras, a leitura proporciona boas referências de escrita, que ensinam você a escrever melhor, criando textos de maior qualidade e mais compreensíveis. Cada autor tem suas características pessoais, que podem servir de inspiração para você encontrar seu estilo próprio.

5# REDUZ O ESTRESSE

Livros são uma ótima forma de distração. Mergulhar no mundo apresentado pela obra faz com que você se afaste dos problemas do mundo durante a leitura, reduzindo assim o estresse. Isso inclusive já foi provado pela ciência.

ler-livros

6# AUMENTA A CONCENTRAÇÃO

Vivemos numa era na qual o multitasking tem se tornado quase um padrão na sociedade. Porém, isso resulta num desempenho menor em atividades que exigem mais dedicação. Como a leitura requer concentração total, isso ajuda o leitor a desenvolver a virtude (cada vez mais rara) de se focar em uma atividade por vez.

COMO ADOTAR O HÁBITO DE LER LIVROS?

Convencido de que vale a pena ler livros com mais frequência? Ótimo, o próximo passo é colocar isso em prática. Nós fizemos aqui no El Hombre um texto com 6 conselhos práticos de como cultivar o hábito da leitura em sua vida. Não deixa de conferir a matéria, hein?

VÍDEOS EM DESTAQUE