Acne masculina: como tratar? Veja 9 dicas

Poucas coisas são mais prejudiciais para a nossa imagem pessoal — e, por consequência, para a nossa autoestima — do que problemas de pele.

De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, a mais usual entre as desordens que podem afetar o nosso rosto consiste na acne, que pode acontecer em qualquer idade, embora seja mais comum entre adolescentes, e que afeta muitos brasileiros.

De maneira geral, a acne tende a ser ocasionada por problemas hormonais ou mesmo por questões genéticas, mas ainda assim há um certo número de coisas que podemos fazer a fim de preveni-la, tratá-la ou ao menos reduzir a sua severidade.

Entre todas estas, listamos 9 passos essenciais que o ajudarão a evitar esse problema.

1# LAVE BEM O ROSTO

Para manter o seu rosto saudável e iluminado, é essencial remover o óleo, as impurezas e o suor diariamente. Faça-o de duas a três vezes por dia, pois o excesso é tão prejudicial quanto a escassez, e utilize água morna e um sabonete ou mousse facial suave.

2# USE FILTRO SOLAR

Os tratamentos contra a acne tendem – especialmente os mais fortes – a afetar a pele e a deixá-la mais seca. Portanto, é essencial que você continue a fazer uso do filtro solar para prevenir o envelhecimento precoce de suas células.

3# TROQUE TOALHAS, FRONHAS E LENÇÓIS

A fim de impedir o contato com bactérias, é essencial que troque com frequência as suas toalhas de rosto e de corpo, as suas fronhas e os seus lençóis.

Especialistas sugerem que as toalhas de rosto e as fronhas sejam trocadas diariamente – ou no máximo a cada dois dias – e que as toalhas de corpo e os lençóis sejam trocadas ao menos duas vezes por semana.

4# CONSUMA VITAMINAS A, C & E

Para que tanto vitamina? Vamos lá:

➤ A vitamina A torna a pele menos oleosa, desobstrui os poros e diminui a suscetibilidade à acne, promovendo a renovação celular e combatendo o envelhecimento precoce.

➤ A vitamina C, por sua vez, possui um efeito anti-infalamatório e antibactericida que auxilia no tratamento da acne.

➤ A vitamina E atua na regulação hormonal, que consistem em um dos principais fatores que causam a acne.

Assim sendo, é essencial que consuma alimentos que retenham tais vitaminas. Mas, uma vez que é pouco provável que esse consumo por si só seja o suficiente, também seria bem útil ingerir cápsulas de vitamina.

5# PERMANEÇA HIDRATADO

Quando estamos desidratados, nosso corpo pode mandar um sinal às nossas glândulas sebáceas e sugerir que esta produza mais óleo. De igual modo, a desidratação confere a uma pessoa uma aparência pouco saudável e promove a inflamação e a vermelhidão.

Para permanecer hidratado, beba de 8 a 15 copos de água por dia e saiba que, até mesmo se não estiver com sede, o consumo de líquidos é essencial para a sua saúde.

6# ALIMENTE-SE BEM E EXERCITE-SE COM FREQUÊNCIA

Alguns alimentos causam a ascensão do açúcar no sangue e picos de insulina, o que pode afetar as suas glândulas sebáceas e causar males à sua pele. O ideal para evitar tais picos é consumir o mínimo de açúcar e de farinha branca.

O exercício físico, por sua vez, ajuda-nos a suavizar o estresse – que, como diremos no próximo item, pode contribuir para a acne – e intensifica a circulação do sangue, que envia mais oxigênio às nossas células faciais. Lembre-se, no entanto, que o suor decorrente do exercício físico é passível de prejudicar a sua pele, de modo que é importante tomar um banho logo depois de malhar.

7# REDUZA O ESTRESSE

Embora o estresse não cause acne, pesquisas indicam que ele pode intensificá-la e torná-la ainda mais severa.

Quando nos sentimos estressados, o nosso corpo reage de maneira muito pouco saudável aos estímulos de nossa mente, de modo que devemos fazer o máximo possível para ter a maior paz de espírito possível.

Durma ao menos oito horas por dia, medite, limite o seu tempo de trabalho e procure atividades que o agradem, assim como pessoas com quem possa ter uma convivência boa e pacífica.

8# EVITE COLOCAR O CELULAR NO ROSTO

Pouquíssimas coisas são mais sujas do que, imagina o quê?, o nosso celular! E, por mais que o higienizemos com frequência – o que devemos fazer! –, é impossível o deixarmos inteiramente livre das impurezas.

Assim sendo, jamais toque o seu rosto com o seu celular. E isso é fácil de se evitar: atenda as ligações com um fone de ouvido!

9# VÁ A UM DERMATOLOGISTA

A depender da severidade de sua condição, vale a pena marcar consulta com um dermatologista, pois ele pode receitar os produtos que melhor se adequam à sua pele. Se as nossas oito dicas anteriores não funcionarem para você, vá ao médico.

VÍDEO EM DESTAQUE