A técnica de respiração que alivia o estresse em 2 minutos

Quem consegue escapar 100% do estresse hoje em dia? Eu suspeito que pouquíssima gente, especialmente para quem vive numa cidade grande como São Paulo.

Você pega trânsito o tempo inteiro; fica correndo contra o relógio para chegar aos lugares; e no dia seguinte repete tudo de novo.

Isso sem contar a eterna pressão no trabalho, que aumenta exponencialmente em tempos de crise como a que o Brasil está passando.

Fiz essa introdução toda para chegar ao seguinte: existe um truque que ajuda a aliviar o estresse em 2 minutos. Dá para fazer na rua, no escritório, em qualquer lugar.

A TÉCNICA

O exercício se chama “4-7-8” e vem sendo divulgado nos últimos tempos por Andrew Weil, um médico best-seller especialista em “medicina integrativa”, que visa mais a evolução da pessoa como um todo (corpo, mente e espírito) do que no tratamento de doenças pontuais.

Você talvez já tenha ouvido falar em Andrew e no “4-7-8”. Algum tempo atrás esse truque viralizou na internet como um método para “dormir em instantes”.

Realmente Andrew diz que o “4-7-8” pode ajudar uma pessoa a pegar no sono. Mas ele também é útil para aliviar o estresse ou ansiedade em qualquer ocasião, não apenas na cama.

COMO FAZER

Agora a grande pergunta: como fazer essa respiração? É bem simples, como você pode ver aqui embaixo:

➤ Você inspira o ar pelo nariz, fazendo uma contagem mental até 4

➤ Segura a respiração contando até 7

➤ Expira o ar pela boca, fazendo barulho, em 8 compassos de tempo

Você deve realizar 3 ou 4 ciclos seguidos pelo menos 2 vezes ao dia, sugere Andrew. E por que funciona? A ciência tem a explicação.

Quando você inala o ar, ativa uma parte do sistema nervoso que aumenta a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, diz Bill Hartman, um consultor da Men’s Health americana. Isso nos agita. Mas ao exalar o ar, ocorre o efeito contrário — o que faz você se acalmar. Eis a razão de puxar o ar em 4 compassos e soltar em 8.

Além disso segurar um pouco a respiração (desde que sem exagero) aumenta o dióxido de carbono no sangue, relaxando assim as veias e diminuindo a pressão, diz Hartman. Resultado? Seu corpo relaxa.

A próxima vez que você estiver num pico de estresse ou ansiedade, tente esse truque do “4-7-8”.

VÍDEOS EM DESTAQUE