10 resoluções de Ano Novo para ter um 2019 memorável

O ano novo é um momento de reflexão, mudanças e planejamento. Pensando nisso, fizemos uma lista de 10 resoluções para ter um 2019 memorável. Bora ver?

10# VIAJAR COM OS AMIGOS

Depois da faculdade, as viagens com os amigos vão ficando cada vez mais raras. E por um motivo compreensível. Agora você está num relacionamento sério; com várias contas para pagar; e uma carreira que demanda muita energia. Para resumir, é um novo momento e um novo foco.

Mas, ei, as nossas amizades merecem mais atenção do que isso, certo? Rebaixá-las ao segundo plano é um erro que, geralmente, cometemos ao deixar a vida adulta no piloto automático.

Os dias de farra nos jogos universitários podem ter ficado para trás. Mas uma vez por ano, pelo menos, vale a pena reunir a velha turma e fazer uma trip, por mais modesta ou curta que seja. O importante é curtir a companhia.

9# APRENDER A COZINHAR

Não dá para passar a vida inteira dependendo da sua mãe, namorada ou dos aplicativos de delivery. Chega um momento em que é essencial para um homem aprender a cozinhar de verdade.

Em primeiro lugar, por uma questão de independência. Você não quer depender dos outros eternamente para se alimentar, certo?

Além disso, as mulheres hoje em dia são loucas por homens com dotes culinários. Convide aquela garota em que você está de olho para experimentar o risoto de camarão que você faz — e, pronto, pode ter certeza que vai ganhar muitos pontos.

8# CUIDAR DO SEU CORPO E SAÚDE

Milagres não existem: se você fuma como um cowboy de propaganda, bebe mais álcool do que o Don Draper e pratica tanto exercício físico quanto um cão velho, pode ter certeza, a conta vai chegar uma hora.

Aliás, é bem provável que ela já tenha chegado. Você pode não ter desenvolvido, ainda, uma doença mais séria. Mas estes exageros são péssimos para a nossa vida em diversos aspectos. Entre eles o sexual.

Então chegou a hora de cuidar do seu corpo como ele merece. Ninguém aqui está falando para, da noite para o dia, você virar um ativista fitness. A chave está na moderação. Pare de fumar, beba menos, pratique mais esportes.

E então, gradativamente, você pode ir avançando rumo a uma vida mais saudável. Sua disposição, sono, saúde — e desempenho entre quatro paredes — vão melhorar muito.

7# ENFRENTAR UM MEDO

A termo “zona de conforto” existe por um motivo: você se sente bem ali. Isso é ótimo. Mas que tal batalhar para expandir essa zona um pouco mais? E, assim, se sentir bem em novos lugares?

Todo mundo tem os seus medos ou fobias — e quem afirma “eu não” simplesmente está sem coragem para admitir isso, seja para si mesmo ou para os outros. O primeiro passo, portanto, é aceitar este fato. E, então, batalhar para resolver isso.

Diz um provérbio japonês que “o medo é apenas tão profundo quando a nossa mente permite”. A melhor maneira de superar o medo, portanto, é enfrentando-o. O sentimento de satisfação, depois, fará valer a pena o esforço. Pode ter certeza.

E você terá, em sua vida, um entrave a menos para atrapalhar seus planos e sonhos.

6# AJUDAR OS OUTROS

Em geral, damos uma dimensão desproporcional aos nossos problemas; eles parecem muito maiores do que realmente são. Que tal sair desta bolha e olhar um pouquinho para o lado?

Há muitas pessoas que, certamente, ficariam gratas com a sua ajuda. Seja lá o que você fizer — trabalho voluntário numa casa de idosos, ajudar a construir habitações num programa social ou simplesmente lavar a louça quando almoça na casa da sua mãe — estará dando um passo grande para o crescimento pessoal.

A própria ciência já provou, inclusive, que ajudar os outros é, também, ajudar a si mesmo, pois este tipo de atitude generosa nos traz um imenso bem-estar. Acrescente a palavra “generosidade” na sua vida.

5# SER ELEGANTE

Pouco tempo atrás, fizemos aqui no El Hombre uma matéria com as sábias frases de estilo que 8 grandes homens disseram. Gosto de uma do ex-tenista Arthur Ashe em especial: “Roupas e maneiras não fazem o homem; mas quando ele está feito, elevam grandiosamente a sua aparência.”

O que ele queria dizer com isso? Em primeiro lugar, que aparência não é tudo. A elegância vai muito além disso. É um código moral que preza por virtudes como generosidade, honra, simpatia e humildade.

Uma vez que você domina estas virtudes, estará dando o próximo passo ao se vestir bem. Ser elegante, tanto no visual quanto na atitude, é algo que fará as pessoas se lembrarem de você sempre com boas memórias.

4# PASSAR MAIS TEMPO COM SUA FAMÍLIA

“Um homem que não passa tempo com a sua família jamais pode ser um homem de verdade.” Quem assistiu O Poderoso Chefão certamente se lembra dessa frase. E, caso você ainda não tenha visto, está esperando o quê?

Como qualquer mafioso, Don Corleone pode ter cometido seus pecados, mas não se engane: ele era um homem honrado e de princípios.

Às vezes, a nossa família pode nos estressar. A avó que insiste sempre em você comer mais e colocar um casaco por causa do frio; a mãe que liga o tempo inteiro para saber como você está; o irmão que pega seu carro emprestado e devolve sem gasolina.

Mas quando você para para pensar bem, sabe o que seria pior do que isso? Viver sem isso. Não existe nada mais valioso na vida de um homem do que sua família — e incluo em “família” os grandes amigos, também. Se você está “sem tempo para eles”, precisa rever seus conceitos.

3# PENSAR EM “CARREIRA”, NÃO APENAS “EMPREGO”

Existem dois tipos de trabalho: aqueles que nos motivam — e aqueles que não. Em qual grupo está o seu?

Ok, há momentos da vida em que a questão financeira fala mais alto do que a motivação. Se você está cheio de contas para pagar, não pode simplesmente abandonar o emprego de repente para perseguir o seu sonho, certo?

Mas mesmo nestas situações, pense na sua carreira. Faça planos. Reflita sobre como você pode, ainda que no longo prazo, incluir a palavra “motivação” à sua rotina profissional.

Às vezes é economizando para, sei lá, daqui um ano abrir seu próprio negócio; ou fazendo uma nova faculdade à noite; ou simplesmente saindo da zona de conforto e procurando vaga, em seu tempo livre, numa empresa diferente.

O importante é construir um plano de carreira. Isso fará você enxergar as dificuldades diárias numa etapa necessária para atingir, depois, um objetivo maior.

2# SEPARAR MAIS TEMPO PARA SEUS HOBBIES

O que você faz em seu tempo livre? Se você pensou, pensou, pensou — e a única coisa que veio à sua cabeça é assistir Netflix jogado no sofá, é sinal de que precisa arrumar um novo hobbie.

O que é melhor, afinal: transformar seus momentos de lazer numa diversão produtiva ou continuar vegetando acordado?

A correria diária às vezes nos leva a deixar os hobbies de lado. Isso é um grande erro, pois eles representam uma paixão estimulante.

Invista na sua. É o poker? A leitura? Pintar quadros? Cozinhar? Futebol? Não importa, a questão aqui é encontrar uma atividade que te traga satisfação e crescimento pessoal.

1# INVESTIR SEU DINHEIRO MAIS EM EXPERIÊNCIAS E MENOS EM BENS MATERIAIS

Comprar o novo iPhone ou viajar para o Rio de Janeiro? Se você está pensando que o iPhone vai durar por muitos meses (ou até anos) enquanto a viagem acabará em 1 semana, melhor pensar de novo.

A ciência já provou que a aquisição de bens materiais não traz felicidade por muito tempo. Afinal, estamos sempre querendo mais. Você comprou o último iPhone? Em breve ele perderá a graça e você já estará babando próximo Playstation ou querendo um carro novo.

Investir seu dinheiro em experiências, por outro lado, gera felicidade duradoura. Você está criando memórias e lembranças que vão te acompanhar para sempre.

É fundamental, no entanto, ser fiel à sua personalidade. Se você não gosta de teatro, por exemplo, de nada adianta gastar dinheiro assistindo a uma peça. Seu negócio é esportes? Vá ao estádio ou arme uma corrida de kart com seus amigos.

Dinheiro gasto com experiências é um investimento em você mesmo.

VÍDEOS EM DESTAQUE: