Neil Gaiman alcançou tanta popularidade que muitos o consideram uma estrela do rock do mundo literário. Um exímio escritor de ficção científica e fantasia, entre suas obras que definiram tendências estão “Coraline”, “Sandman”, “O Livro do Cemitério” e “Stardust”. Todos esses livros levaram leitores de todas as idades ao limite da imaginação.
Gaiman, que deu uma Masterclass icônica sobre a arte do storytelling, tem muito a ensinar a cada um de nós. Hoje, por exemplo, falaremos de suas estratégias para uma boa escrita, ideal para todos nós – daqueles que desejam escrever, um dia, uma obra literária, até aqueles que simplesmente precisam um pontapé inicial para dar início ao seu TCC.
8 práticas da boa escrita segundo Neil Gaiman
- Escreva;
- Coloque uma palavra após a outra. Encontre a palavra certa e escreva-a;
- Termine o que está escrevendo. Faça o que for necessário para terminar;
- Deixe de lado. Leia como se nunca tivesse lido antes. Mostre a amigos que respeite e que gostem do tipo de obra que é;
- Lembre-se: quando as pessoas dizem que algo está errado ou não funciona para elas, quase sempre estão certas. Quando dizem exatamente o que está errado e como consertar, quase sempre estão erradas
- Conserte. Lembre-se de que, mais cedo ou mais tarde, antes de alcançar a perfeição, terá que deixar ir e seguir em frente para escrever a próxima coisa. Perfeição é como perseguir o horizonte. Continue em movimento.
- Ria das próprias piadas.
- A principal regra da escrita é que, se fizer com suficiente segurança e confiança, está liberado para fazer o que quiser. (Isso pode ser uma regra para a vida assim como para a escrita. Mas é definitivamente verdade para a escrita.) Então, escreva sua história como ela precisa ser escrita. Escreva honestamente e conte-a da melhor forma que puder. Não tenho certeza de que existam outras regras. Pelo menos, não regras que importem.
Artigo base: Neil Gaiman: 8 Good Writing Practices