Armário cápsula masculino: como montar o seu com 9 dicas práticas

O armário cápsula virou um termo comum para aqueles que querem mais praticidade no dia a dia. Mas, você sabe exatamente o que é um armário cápsula? Neste texto, vamos abordar o conceito e dicas para montar o seu.

É bem possível que você tenha a sensação de que o seu guarda-roupas, mesmo estando cheio, não satisfaça as suas exigências.  Você até possui várias peças de roupas, mas utiliza com frequência poucas delas – e o resto fica amargando a solidão do fundo da gaveta.

Essa frustração não é uma exclusividade sua. A maioria das pessoas acaba usando no máximo 20% de todas as suas roupas e também sentem frustração ao se vestirem pela manhã. A pandemia mudou nossos costumes e se já usávamos pouco o que tínhamos no armário, agora usamos menos ainda as roupas que temos. O isolamento social colocou a gente em home office e tirou os eventos sociais da agenda. Na maior parte do tempo, estamos em casa e não “precisamos” nos vestir de uma determinada maneira, por exemplo, como você se vestiria para um coquetel de lançamento ou um evento especial no trabalho.

Apesar de ter roupas paradas no armário ser uma coisa comum, isso não significa que você precisa se acomodar, certo? No mínimo é um grande desperdício de dinheiro e espaço. Além de te causar alguns transtornos como te deixar insatisfeito diariamente, causar dúvidas na hora de escolher o look fazendo você perder tempo e faz você relembrar da compra errada todas as vezes que olha seu armário. Os motivos para reorganizar o modo de se vestir não são poucos. Sorte a nossa que são exatamente esses problemas que o armário-cápsula podem resolver deixando a vida mais fácil e leve. Então vamos as dicas.

1# CONCEITO

Um armário cápsula consiste em aproveitar ao máximo cada roupa que você tem. Se você usa apenas 20% do seu guarda-roupas, porque não ter um armário 80% menor. Para que o armário cápsula funcione, você deve ter um número bem reduzido de peças que sejam versáteis e focadas no que é essencial para você. Ou seja, as peças devem combinar entre si e ainda com seu estilo de vida. Assim você consegue maximizar a usabilidade delas e montar muitos looks com uma menor quantidade de roupas. Isso é prático no dia-a-dia e bom para o seu bolso, claro.

Os itens que entram no armário cápsula são as roupas que você usa no seu dia-a-dia. Roupas para trabalhar, sair e socializar. As específicas como as roupas esportivas, underwear, pijamas ou roupas de nadar constituem uma categoria à parte, e não são contabilizadas no número de peças do seu armário cápsula, mas nada impede você de dar uma reduzida nesses itens também.

2# NÚMERO DE PEÇAS

A regra principal do armário cápsula é reduzir a quantidade de peças que você tem. Não existe uma quantidade exata ou um número mágico para que o conceito funcione. Mas olha só, a partir de 12 peças bem escolhidas (3 calças, 6 camisetas e 3 calçados) você já é capaz de montar 54 looks diferentes. Quase dois meses sem repetir a mesma formação. Claro que alguns looks não ficarão nota 10. Mas, esse cálculo matemático mostra que cada peça tem muitas possibilidades e geralmente usamos com as combinações de sempre. Se tivéssemos que sugerir uma quantidade, seria de 25 a 40 peças. Com isso você é capaz de montar (com folga) um bom armário cápsula para todas as estações do ano. Mais que isso perde o conceito.

3# PENSANDO NAS CORES

Para se ter roupas que combinem mais entre si, é necessário levar em conta as cores de suas peças. Cores muito chamativas são mais difíceis de combinar, sendo pouco versáteis. O importante aqui é você optar por cores mais neutras, que combinem facilmente entre sim. Alguns exemplos certeiros: preto, branco, diferentes tonalidades de cinza, azul-marinho, tons de areia e caqui. Você ainda pode usar cores que tem adição de cinza como é o caso do verde militar e o vinho, por exemplo.

4# DESENVOLVENDO SEU ESTILO PESSOAL

Outro grande benefício do armário cápsula é que ele é perfeito para quem está começando a desenvolver o seu estilo pessoal. Como sempre comentamos, se você ainda não domina muito as combinações de peças e cores, o melhor é jogar seguro: cores neutras, peças básicas e combinações clássicas. O armário cápsula vai te proporcionar exatamente isso.

5# PENSANDO NA SUA NECESSIDADE

O seu estilo de vida conta muito na hora de montar seu armário cápsula. Se o dress code no seu trabalho é casual, você poderá ter mais camisas casuais, calças chino, de sarja ou jeans do que uma pessoa que trabalha de social. Por outro lado, quem trabalha em ambientes formais terá mais costumes, camisas sociais e calças de alfaiataria no guarda-roupas. Por isso é importante analisar seu estilo de vida antes de seguir qualquer lista.

6# PEÇAS DESTACADAS

Você pode sim, claro, apostar em algumas peças mais extravagantes, coloridas ou difíceis de combinar. Elas servirão para dar aquele diferencial ao seu look de vez em quando. Então, escolher uma camiseta com uma estampa legal e mais chamativa pode? Pode sim. Uma calça de sarja colorida pode? Claro. Mas tenha consciência que essas peças vão diminuir as possibilidades de combinações do seu armário cápsula. O ideal é que elas sejam a minoria para não interferir na praticidade.

7# DIMINUIR A QUANTIDADE ATUAL DE ROUPAS 

Depois de entender um pouco sobre o conceito e o que é primordial no armário cápsula, você deve fazer aquela faxina no seu guarda-roupas. Para que você tenha um armário de fato “cápsula” e funcional é fundamental que você se desfaça do que não usa. Mantenha só o que faz sentido para você hoje ou para o futuro que você vislumbra. Passe adiante roupas que não te servem, presentes que você não usa, algumas roupas que você até gosta mas estão gastas, roupas que foram importantes mas não fazem mais sentido no seu estilo de vida atual. Um ponto importante é que você não se desfaça do que possa ser usado depois da pandemia. As peças em bom estado que tem a ver com seu estilo de vida devem ser mantidas. Caso não esteja usando agora por conta das mudanças do nosso dia-a-dia, separe-as em malas ou deixe-as a parte em seu guarda-roupas. Assim, elas não vão interferir visualmente no seu armário cápsula.

8# COMPRANDO ROUPAS

O segredo do armário cápsula é pensar o seguinte ao comprar suas roupas: “Essa camiseta combinaria com a maioria das minhas peças calças e bermudas?” Se a resposta for negativa, o melhor é resistir e procurar outra. Se for positiva, maravilha. Esse raciocínio pode ser aplicado também ao que você já tem no armário.  Ah, um ponto importante é que você compre peças com qualidade, com uma quantidade menor de peças você irá usar mais vezes cada uma delas. O ideal é que elas durem um bom tempo.

9# EXPANDINDO O ARMÁRIO

Antes do exemplo, vale lembrar que o número de peças do seu armário cápsula pode começar bem reduzido, como 12 peças. E você pode ir expandindo o número total conforme sua necessidade. Mas sempre lembrando da estratégia de comprar roupas que combinem com as que você já tem no armário.

EXEMPLO DE UM ARMÁRIO CÁPSULA

Então vamos dar aqui um exemplo de armário cápsula de uma pessoa que se veste de forma casual. Lembrem, galera: isso é um exemplo. É claro que para alguém que trabalha num ambiente formal as exigências serão outras, como já comentamos acima. Mas só para vocês terem uma ideia de como pode funcionar:

4 calçados

  • tênis branco
  • tênis preto
  • bota
  • sapato oxford marrom

6 calças/bermudas

  • calça chino caqui
  • calça jeans média
  • calça jeans preta
  • calça de alfaiataria cinza
  • bermuda de sarja azul-marinho
  • bermuda de moletom preta

7 camisas/camisetas

  • camiseta gola redonda branca
  • camiseta gola v preta
  • henley manga curta azul-marinho
  • henley manga longa cinza
  • camisa social branca
  • camisa casual preta
  • camisa casual xadrez preto e branca

3 jaquetas/blazer

  • jaqueta de couro marrom
  • jaqueta bomber verde-militar
  • blazer azul-marinho

Com essas 20 peças, você tem literalmente centenas de opções para montar os seus looks. Se considerarmos que você teria que comprar todas as suas roupas hoje – desconsiderando o que você tem no armário – você gastaria aproximadamente R$ 3000 se buscar ofertas e escolher lojas com bons preços.

Acha muito? Pense que está construindo um armário do zero para o ano todo. Você estaria gastando aproximadamente R$250,00 por mês para ter mais funcionalidade, praticidade e melhor aproveitamento de todas as suas peças. Isso se você tivesse que comprar todas as suas roupas, mas claro, você já deve ter algo no seu guarda-roupas que vai permanecer no seu armário cápsula.

 

SUGESTÕES DE LEITURAS

Curtiu essas dicas? Eis mais algumas matérias do El Hombre, relacionadas a este assunto, que você pode gostar também: