líder

As 9 características do líder (e como ser um)

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Qual é a diferença entre ser um líder e um chefe? Para resumir, podemos dizer que ser chefe é um título. Ser líder, uma ação. Líder é aquele cara que inspira as pessoas ao seu redor pela sua visão e pelo seu exemplo. Ele não apenas fala, ele age. Ele não apenas faz, ele ensina. Ele não apenas sonha, ele tem planos.

E o melhor é que todos nós podemos ser líderes em nossas vidas. Afinal, a liderança não é como um cargo fixo de chefia na empresa. Ela é móvel. Diferentes situações pedem diferentes líderes. E ser um bom líder é ser, também, um bom seguidor.

Ou você acha que um CEO deve dar instruções ao seu professor de tênis na quadra? Um presidente da república deve ensinar um sommelier a harmonizar o vinho com seu prato? Poucas coisas são mais gratificantes nesta vida do que viver cercado por bons líderes – e ser um você também. Por isso, hoje reunimos 9 conselhos de como virar um líder inspirador.

1# SEJA CONFIANTE

Uma das principais características do líder é ser confiante e transmitir essa segurança para as pessoas ao seu redor. Você não precisa ter todas as respostas para todas as situações. Isso seria impossível. Mas você precisa ser aquele cara que, quando pinta um dilema, vai atrás da solução, em vez de ficar reclamando do problema.

2# SEJA ESPECIALISTA

Não dá para ser o camisa 10 do time se você não sabe o que é impedimento. Conhecimento é essencial. Se você quer ser líder em qualquer esfera da vida ou do trabalho, vire um especialista no assunto. Isso vai te dar confiança. E vai fazer os outros confiarem também em você.

3# SEJA DECIDIDO

Ser “decidido” não é sinônimo de ser “impulsivo”. Grandes líderes são sensatos, ponderados, reflexivos. Eles analisam a situação, ouvem o que os outros têm a dizer – e tomam uma decisão. Eles compreendem que os erros fazem parte da vida e transformam seus fracassos em aprendizado.

4# SEJA APAIXONADO

Não estamos falando de paixão no sentido romântico da palavra e, sim, de determinação. Ame o que você faz. Com intensidade. Essa energia vital vai contagiar todos ao seu redor. E eles serão apaixonados também.

5# SEJA VISIONÁRIO

Saiba onde você quer chegar, como quer chegar, e por que quer chegar. Um plano sem ação é apenas um sonho. Uma ação sem um plano é apenas tempo jogado fora. E o propósito é a cola que une essas duas coisas.

6# SEJA UM LÍDER GENEROSO

Não se agarre à liderança, como um náufrago abraçado a um pedaço de casco. Seja generoso com os outros. Aceite que eles liderem também. A vida fica mais fácil e harmoniosa para todo mundo assim. Não é porque você é o capitão do time de futebol que precisa ser, também, o ator principal da peça.

7# SEJA MENTOR

Diz uma máxima que “verdadeiros líderes não criam seguidores e, sim, outros líderes.” Um dos papéis do líder é ajudar aqueles ao seu redor a atingirem seu potencial, incentiva-los a se desenvolver. Seja um mentor para aqueles à sua volta.

8# SEJA POSITIVO

Você prefere fazer um happy hour com alguém que vê o copo de cerveja meio cheio ou meio vazio? Pois é. Quando a pessoa é negativa e está sempre focada nos problemas, ela afugenta todo mundo. Quando a pessoa é positiva e prefere pensar nas soluções, atrai os outros como um imã humano.

9# SEJA CORAJOSO

Ao contrário do que muitos acreditam, coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. Seguir em frente naqueles momentos em que suas canelas tremem e o coração bate em disparada. Se você quer ser um verdadeiro líder, precisa estar preparado para enfrentar os desafios que a vida colocar em seu trajeto.