fbpx

Biografias: 3 trajetórias de grandes homens ao longo da história

A trajetória da espécie humana e os rumos tomados pela civilização mundial nos últimos 2000 anos, ao menos, depende diretamente da atuação de poucos, mas grandes homens, capazes de realizar mudanças gigantescas na estrutura social em que vivemos.

Isaac Newton e o desenvolvimento da ciência moderna 

grandes homens

Um dos maiores modelos de autobiografia foi o grande Isaac Newton, considerado amplamente o maior cientista de todos os tempos.

Newton foi responsável não só por desenvolver o conceito moderno de gravidade, aprimorado por Einstein séculos mais tarde, mas também por começar a desenvolver as bases do Cálculo Moderno, juntamente com Leibniz, por exemplo.

De acordo com o calendário Juliano, utilizado até meados de 1500, Isaac Newton nasceu em noite de natal e logo se mostrou um grande prodígio em diversas áreas, se mostrando um filósofo natural.

Contudo, apesar de sua genialidade, diversos autores e desenvolvedores de autobiografias sobre o cientista apontam seus desvios comportamentais e temperamentais, de modo que era extremamente difícil conviver com Isaac Newton.

Há artigos publicados até na revista Forbes denominados ‘’Por que Newton era tão babaca?’’

De acordo com o artigo, o cientista era extremamente temperamental, arrogante e preferia a solidão e a ciência ao invés do contato com qualquer outra pessoa. 

Essas questões eram tão perceptíveis, que ainda em vida Newton já era considerado um gênio e já se considerava um gênio também, exigindo o desenvolvimento de ‘’biografias prontas sobre mim’’ às palavras do Cientista, para diversos escritores da época, a fim de registrar seus feitos, conquistas e avanços.

No entanto, cerca de 500 anos depois, Isaac Newton é muito mais lembrado como o maior cientista da história do que um homem de temperamento difícil.

Cai Lun é um dos mais importantes nomes na história da comunicação

grandes homens

Sim, Napoleão Bonaparte e Isaac Newton são extremamente conhecidos, mas são amplamente considerados dois dos homens mais importantes de toda a história da humanidade.

Contudo, detentor de poucas autobiografias sobre si e, a maior parte delas sendo autobiografias pequenas, temos o chinês Cai Lun. Mas quem foi Cai Lun, exatamente e por que ele é considerado uma das 10 pessoas mais influentes da história?

A maior razão por trás da escrita e comunicação em massa, depois da invenção do processo de escrita pelos fenícios, é o desenvolvimento do papel. Sim, Cai Lun foi o responsável pela criação do papel no ano de 105.

Através de cascas de amoreira e fibra de bambu, Cai Lun desenvolveu o papel, que é utilizado em todo planeta, desde o Sri Lanka até no Brasil, para desenvolver os mais variados tipos de texto, como uma autobiografia pronta.

O desenvolvimento do papel é considerado um dos maiores marcos para a humanidade moderna, sendo responsável por diversos avanços. Porém, Cai Lun não é tão reconhecido, de modo que avaliações de suas realizações profissionais e pessoais raramente são realizadas.

Consequentemente, há poucas biografias escritas sobre o chinês. Mas Cai Lun é amplamente reconhecido como uma das pessoas mais influentes da história devido ao advento do papel.

Johannes Gutenberg: o pai da imprensa

grandes homens

Muitos consideram o estadunidense William Randolph Hearst como sendo o pai da imprensa moderna, tendo influenciado diretamente a maneira como a imprensa atua em seus mais variados veículos de comunicação, principalmente jornais e revistas.

Porém, no período pré-renascentista, mais precisamente em meados de 1400, um gravador e gráfico do Sacro Império Romano-Germânico foi responsável por desencadear a chamada Revolução da Imprensa.

Sem a prensa móvel de Gutenberg, provavelmente a produção de livros, jornais, revistas e diversos outros formatos de registro em papel seria completamente comprometida.

A prensa de Gutenberg foi essencial no período Renascentista, na Europa, sendo responsável pela documentação de progressos nos campos da filosofia, ciências e outros campos sociais.

É irônico que, atualmente, a minha autobiografia, a sua e a de qualquer outra pessoa do planeta é escrita inteiramente de forma digital, em aplicativos que mimetizam o sistema desenvolvido por Gutenberg.

No entanto, ele segue sendo um dos homens mais importantes na história do planeta e um dos maiores responsáveis pelo surgimento dos veículos de comunicação. 

Quais outros grandes homens você consegue se lembrar? E qual o ser humano mais importante da história para você?