Camisa de manga curta: como usar?

A camisa de manga curta é um dos maiores tabus da moda masculina. Só de ouvir seu nome, muitas pessoas já ficam arrepiadas. “É feio demais”, alguns dizem. “Não tem como usar.” Mas será que ela realmente não tem espaço no armário do homem contemporâneo? É isso que vamos analisar no texto de hoje. Quando você chegar ao fim, provavelmente estará enxergando a camisa de manga curta de uma maneira diferente. Pode acreditar em nós.

FORMAL VS CASUAL, O ETERNO DILEMA

camisa de manga curta

Em primeiro lugar, a camisa de manga curta é uma peça formal ou casual? Essa é uma questão de confunde muitos homens. Por isso vamos esclarecer. Apesar de ser uma camisa, ela é uma peça informal. Não podemos nunca esquecer disso. Se você usá-la com uma calça de alfaiataria ou um blazer, pode ficar deslocada do contexto, dando um aspecto de desleixo. Essa é a razão de tantas pessoas a abominarem. Mas se você assumir a casualidade dela, combinando com as roupas certas, o resultado pode ser muito bom.

ONDE EU POSSO USÁ-LA?

camisa de manga curta

Agora que esclarecemos essa questão, vamos em frente. O ideal é usar a sua camisa de manga curta em ocasiões diurnas, pois elas são mais descontraídas do que eventos noturnos. No churrasco de domingo? Perfeito. Numa festa de casamento sábado à noite? Jamais. E se o casamento for durante o dia, na praia? Aí sim. Em profissões menos formais — por exemplo publicidade ou arquitetura — dá até para usar no trabalho. Mas se você for advogado ou bancário, melhor evitar, porque ela vai tirar a seriedade do seu visual.

O QUE COMBINA COM UMA CAMISA DE MANGA CURTA?

camisa de manga curta

Como já falamos anteriormente, fuja de tudo que tenha ares formais: calça social, blazer, sapato oxford, gravata… Terno completo? Nem pensar. A harmonização da camisa de manga curta deve ser combinada com roupas casuais. Abaixo listamos algumas que funcionam muito bem com ela:

  • Calça chino
  • Bermuda de algodão
  • Tênis branco
  • Alpargatas
  • Dockside
  • Óculos escuros

Deu para notar um padrão? São peças mais ligadas ao calor e verão. Até porque os modelos mais estilosos de camisa de manga curta são aqueles (1) em linho ou (2) com estampas mais alegres, portanto ficaria fora de contexto no outono e inverno.

Agora você talvez esteja se perguntando: por que os modelos básicos não são recomendados, como aqueles que parecem uma camisa social mesmo, mas de manga curta? Porque estes têm uma tradição de uniforme de trabalho. Se não for o seu caso, melhor evitar, portanto.

CONCLUSÃO & LOOKS DE INSPIRAÇÃO

Para concluir, senhores, a camisa de manga curta pode ser uma boa adição ao armário masculino, desde que você busque boas inspirações de como usá-la. Selecionamos a seguir mais alguns looks casuais que você pode utilizar como referência:

camisa de manga curta

camisa de manga curta

VÍDEO EM DESTAQUE