Camiseta embaixo da camisa social: usar ou não?

Hoje vamos falar sobre um assunto polêmico da moda masculina: camiseta embaixo da camisa social. Afinal, essa combinação é recomendada? Ou não? Tudo depende do nosso objetivo. Existem algumas vantagens práticas em adotar essa dupla, mas há o perigo de ficar esteticamente feio. Por isso vamos explicar neste texto os prós e contras da undershirt por baixo da camisa.

VANTAGEM #1 – VIDA ÚTIL DA CAMISA

A calça jeans é uma peça que podemos usar algumas vezes antes de lavar. Por quê? A cueca protege-a do contato direto com as áreas abaixo da cintura em que mais transpiramos. Por isso a calça suja menos. Se usássemos diretamente no corpo, teríamos que lavar sempre depois de usar, o que a levaria a estragar mais rápido, já que o processo da lavagem causa um desgaste na peça.

Com a camisa é a mesma coisa. Você provavelmente a põe para lavar depois de um dia de uso, correto? Quando coloca uma undershirt por baixo, uma vez que ela vai segurar o suor, especialmente na área das axilas. Assim dá para repetir o uso da camisa, trocando apenas a camiseta. (Desde que ela não entre em contato com alguma sujeira externa, claro.)

Isso vai aumentar a vida útil da sua camiseta. A camiseta vai estragar mais rápido? Sim, mas é uma peça mais simples e barata para repor.

VANTAGEM #2 – MANCHA NAS AXILAS

Camiseta embaixo da camisa social

Se você costuma transpirar muito nas axilas, a underhirt também pode ajudar. Ela absorve o suor – e você escapa da mancha embaixo do braço na camisa. Claro que existe um limite para isso. Se você suar muito, uma hora vai chegar à camisa. Mas se for um volume moderado, dá certo.

Outro benefício é que aquela mancha amarelada, que alguns desodorantes proporcionam, ficará restrita à camiseta.

Uma dica muito importante é ficar atento ao tecido da camiseta. O ideal é que ela seja 100% algodão, que é uma composição mais nobre. Isso vai permite ao seu corpo respirar melhor. Se ela conter fibras sintéticas, como poliéster, vai fazer você passar mais calor e, como consequência, transpirar mais ainda.

VANTAGEM #3 – AQUECE NOS DIAS FRIOS

Mesmo que a undershirt seja 100% algodão, trata-se de uma camada extra de roupa em cima do seu corpo. Ou seja? Vai esquentar um pouco. A boa notícia é que, se o dia estiver frio, você pode usar isso a seu favor, para manter-se mais aquecido. Aí se a temperatura estiver muito baixa, você acrescenta um blazer por cima. Pronto: três camadas para te manter quentinho.

DESVANTAGEM #1 – ATRAPALHA O LOOK SE APARECER

Camiseta embaixo da camisa social

E aí temos o grande contra de usar a camiseta embaixo da camisa social: se ela aparecer, vai atrapalhar o seu look. Bastante. Esse é um visual adotado por celebridades e personagens que não são boas referências de estilo. Por exemplo? Alan Harper, de “Two and a Half Men”; o apresentador brasileiro Luciano Huck; e o comediante Jerry Seinfeld, entre outros.

Isso acontece especialmente quando a camiseta tem gola redonda e você abre o botão de cima da camisa. Mas evitar essa armadilha visual é relativamente simples. Você deve apostar num modelo de gola “V” mais cavado. Assim, não dará para vê-la.

É importante ficar atento também à cor da sua undershirt. Se ela for mais escura do que a camisa, pode aparecer por baixo quando a luz bater. O melhor é usar um modelo branco ou bege como a cor da pele, para evitar que isso acontece. Ah, e nem precisa lembrar que as estampas também estão proibidas, né? 

CONCLUSÃO: VOCÊ DEVE USAR CAMISETA EMBAIXO DA CAMISA SOCIAL OU NÃO?

Para concluir o nosso texto, essa dupla pode ser uma boa aliada para quem transpira muito nas axilas. Mas você deve lembrar de usar um modelo 100% algodão, para não esquentar muito, e que não aparece na região do peitoral e pescoço. Senão estraga o seu look.

Agora, se você transpira pouco, não tem necessidade. E essas dicas dizem respeito à camisa social especificamente. No caso dos modelos casuais, tipo uma xadrez de flanela, essa sobreposição pode ficar estilosa. Já falamos sobre isso neste post aqui, vale a pena conferir.

VÍDEO EM DESTAQUE