Comer 7 frutas e vegetais por dia reduz mortalidade em 42%

A única certeza que temos nesta vida é que, um dia, vamos todos morrer. Mas isso não nos impede de querer prolongar a estadia na Terra o máximo possível, certo?

Um estudo revelou uma ótima estratégia para fazermos isso: comer 7 ou mais porções de frutas e verduras todo dia.

Simples, não? De acordo com pesquisadores da University College of London (UCL), este hábito diminui em 42% a sua chance de morrer em qualquer idade, comparado com quem não come nada.

O estudo, que investigou a alimentação de 65 mil pessoas entre 2001 e 2013, foi publicado na edição de março do Journal of Epidemiology & Community Health.

Não pense você, no entanto, que é fundamental atingir tal número ou o efeito será nulo. Segundo os dados, qualquer adição de vegetais ao cardápio diminui a sua chance de morrer:

  • 1 a 3: 14%
  • 3 a 5: 29%
  • 5 a 7: 36%
  • 7 ou mais: 42%

Cada porção significa 80 gramas. Em termos práticos, uma fruta grande ou um punhado de legumes pequenos.

A pesquisa revelou, também, que os vegetais frescos são os mais eficazes na proteção do corpo, seguidos pela salada e depois as frutas. O motivo disso? A presença de antioxidantes, que curam os danos às células, além dos micronutrientes e fibras, que também são benéficos para a saúde.

Os sucos, no entanto, não oferecem benefícios, enquanto as frutas enlatadas — por serem armazenadas em calda de açúcar — aumentam o risco da morte. A próxima vez que você for montar o seu prato, então, já sabe o que não pode faltar nele.

VÍDEO EM DESTAQUE