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Como a Volvo planeja melhorar a vida dos ciclistas

Felipe Lex Head de Marketing

A fatalidade ocorrida na madrugada deste último domingo, na Avenida Paulista, quando um motorista bêbado atropelou e arrancou o braço de um ciclista, chamou a atenção do El Hombre para um novo sistema apresentado pela Volvo no Salão de Genebra, no começo de março. Trata-se de um dispositivo criado pela montadora que identifica ciclistas e pedestres e aciona automaticamente o sistema de freios.

Ele funciona com um radar interligado à grade frontal do veículo, uma câmera instalada no retrovisor interno e uma unidade de controle central. Enquanto o radar detecta objetos à frente do carro e calcula sua distância, a câmera identifica qual o objeto em questão a partir do padrão dos movimentos de ciclistas ou pedestres. E, por fim, os dados registrados são enviados à unidade de controle central, que monitora toda a situação e avalia o tráfego continuamente.

Para que seja acionado o sistema de frenagem, tanto o radar quanto a câmera precisam confirmar o tipo de objeto e se ele está ou não em rota de colisão. Se confirmado, um pisca alerta vermelho é mostrado no para brisa do veículo e o sistema de freio automático é ativado, podendo aplicar uma frenagem completa se for necessário. A Volvo anunciou também que o sistema pode identificar outros veículos trafegando na mesma faixa e evitar colisões causadas por distrações do condutor — ou imprudência do mesmo.

Infelizmente, vamos demorar para ver algo parecido no Brasil. Segundo a Volvo, a partir de maio a tecnologia estará disponível em alguns modelos do mercado americano e europeu. Ainda não há planos, porém, de trazê-la para cá. Além disso, estamos falando de uma única montadora. Que, por sinal, não está sequer entre as 20 maiores do país. E mesmo que já tivéssemos este sistema disseminado por aqui, a nossa segurança não poderia depender dele. Uma opção ainda mais simples e eficaz? Respeitar os ciclistas e, acima de tudo, não beber quando dirigir.