Como economizar dinheiro? Uma dica eficaz para pessoas caóticas

Você é caótico com seu dinheiro? Você sente que existe uma furo no seu bolso e, não interessa o quanto se esforça, nunca sobre 1 real no final do mês? Você adoraria economizar algum dinheiro e fazer uma poupança, mas até hoje nunca conseguiu colocar o plano em prática?

Então está no lugar certo, porque fiz este texto pensando em você mesmo.

Existem várias metodologias de como economizar dinheiro. Elas são excelentes. Só têm um problema: a complexidade. Para alguém mais controlado e disciplinado, funcionam que é uma beleza. Mas para a turma mais caótica – e me incluo neste grupo – não ajudam muito.

Por isso fui pesquisar algum método mais simples e básico, que poderia trazer um pouco de esperança para quem está mergulhado na anarquia financeira.

E não é que encontrei? Foi num livro chamado “Pai Rico, Pai Pobre”, um clássico das finanças pessoais. Inclusive escrevi um texto sobre ele. Um dos mantras que o autor ensina diz o seguinte: “Pague-se primeiro, não por último.” Oi? Como assim? É bem mais simples do que parece.

Em vez de pagar suas contas e, depois, guardar a sobra, a ideia é fazer o inverso. Primeiro você retira uma porcentagem da sua renda para guardar (de 10% a 20% é um bom número) e aí vive dentro dos limites do restante.

Deu para entender a mudança de mindset? Primeiro você economiza, depois você gasta. Isso vai obrigá-lo automaticamente a reduzir seus gastos, porque seu orçamento vai diminuir.

Enquanto isso, o seu cofrinho estará crescendo mais a cada dia, garantindo sua tranquilidade a longo prazo. Quem diria que uma estratégia tão simples poderia ser tão eficaz, né?

VÍDEO EM DESTAQUE