Como fazer amigos na escola: 13 dicas

Nós já demos aqui no El Hombre algumas dicas de como fazer amigos depois de adulto. Eis que vários adolescentes nos pediram para escrever, também, um texto focado em amizades na escola. É sobre isso que vamos falar hoje. Se você ainda está no colégio, mas tem dificuldades em se enturmar, continue conosco porque reunimos 13 conselhos que vão ajudá-lo a fazer novos amigos.

1# IDENTIFIQUE A SUA TRIBO

Os adolescentes, em geral, se dividem por tribos. Há aquela turma que gosta de praticar esportes; os roqueiros; os geeks; os estudiosos; e assim por diante. Quando você identifica o grupo que melhor se encaixa com sua personalidade, fica bem mais fácil se enturmar. Afinal, vocês terão assunto de sobra para conversar e opções de programas para fazer fora da escola. Aproxime-se de pessoas que tenham pontos em comum com você.

2# MAS SAIA DA BOLHA TAMBÉM

Isso não significa, no entanto, que você só deve conviver com as pessoas que pensam 100% como você. Evite as ideias de “nós vs eles”, que são muito fortes nessa fase da vida. Você certamente possui certas afinidades com pessoas de outras tribos também. Mantenha a cabeça aberta, não tenha preconceitos na hora de fazer novos amigos. Quando mais eclético você for, melhor.

3# NÃO SEJA UM CARA NEGATIVO

Nada é pior do que a companhia de alguém negativo que vive reclamando de tudo. Isso faz as pessoas se afastarem de você. A positividade é uma virtude que cativa as pessoas. Sorria mais. Elogie mais. E evite ao máximo se envolver em fofocas ou intrigas. O bom humor é uma das principais dicas de como fazer amigos.

4# COMECE A PRATICAR ESPORTES 

Uma das melhores maneiras de socializar é praticando esportes. Não interessa qual é a sua praia. Todos sabemos que o futebol é a modalidade mais popular aqui no Brasil. Mas se você não gosta, tudo bem. O negócio é encontrar algum que te agrade. Vôlei? Basquete? Crossfit? Tênis? E-games? Corrida? Tanto faz. Vá experimentando de tudo até encontrar um que você gosta. Depois, se dedique a fazê-lo bem. Você pode treinar fora da escola, no tempo livre. Será uma consequência natural você se enturmar com outros praticantes.

5# APRENDA A TOCAR UM INSTRUMENTO

Adolescentes adoram formar banda. Se você aprender algum instrumento – guitarra, teclado, bateria, cavaquinho, o que quiser – abrirá um universo de possibilidades para fazer novos amigos.

6# APROVEITE OS TRABALHOS EM GRUPO 

Às vezes é difícil quebrar o gelo e socializar com as pessoas, especialmente quando você é tímido e acabou de chegar no pedaço. Uma boa oportunidade são os trabalhos em grupo. Aproveite para mostrar que você é um cara agradável e vá se enturmando.

7# SEJA CONFIANTE, MAS NÃO ARROGANTE

E então chegamos a um ponto importante. Pessoas inseguras costumam ter mais dificuldades em socializar. Por isso, trabalhe a sua autoconfiança. Nós temos um texto aqui no El Hombre que vai ajudá-lo na empreitada. Apenas tome cuidado para não confundir confiança e arrogância. Quando você é um homem seguro de si, não precisa ficar contando vantagem ou se mostrando. A humildade é muito importante para você ser querido dentro de um grupo.

8# SEJA AGRADÁVEL, MAS NÃO BOBO

Outra questão importante é o limite entre ser agradável e bobo. Uma pessoa agradável é bem-humorada; não é reclamona; gosta de ajudar os outros; tem um papo interessante; etc. Mas se você exagera na dose, acaba fazendo papel de bobo, porque os outros vão pisar em cima de você. Você não deve concordar com tudo que falam. Tenha personalidade. Saiba quando discordar de alguém e se posicionar, claro que educadamente e com jogo de cintura.

9# TENHA UM PAPO INTERESSANTE 

Você é bom de conversa? Então aprenda a ser. Identifique os assuntos que as pessoas gostam de falar na sua escola e aprofunde-se neles. Veja vídeos no YouTube, leia blogs a respeito, acompanhe perfis no Instagram, etc. Assim, você terá sempre bons comentários para fazer durante as conversas, o facilita muito a socialização. Essa é uma dica de como fazer amigos especialmente útil para os tímidos.

10# NÃO REPLIQUE ATITUDES TÓXICAS

Já falamos sobre as personalidades tóxicas num texto aqui do El Hombre. E, na adolescência, uma das mais famosas é o bully. Às vezes para se enturmar num grupo, o sujeito acaba replicando atitudes ruins de outros membros, como praticar bullying, falar mal das pessoas, usar drogas e coisas do tipo. Não faça isso. Seja fiel à sua essência e não entre nessa onda. Você pode até ganhar uns pontos com o colega tóxico, mas vai perder com muitos outros.

11# CUIDE DA SUA IMAGEM PESSOAL

Você já ouviu falar em imagem pessoal? É a maneira que você se apresenta ao mundo antes mesmo de falar qualquer coisa. Isso diz respeito a como você se veste, seu corte de cabelo, a postura corporal… Todos esses fatores são importantes, pois ajudam a moldar a percepção que os outros têm de você. Por isso capriche no visual, cuide bem do grooming e busque se manter em forma. São detalhes que ajudam bastante.

12# OFEREÇA AJUDA NOS ESTUDOS

Se você for bom em alguma matéria, pode oferecer ajuda a outras pessoas que têm dificuldades nela. Compartilhe seu conhecimento. Isso fará de você uma pessoa mais querida não apenas na escola – mas na vida também. E se você não for bom aluno, pode adotar a estratégia contrária, pedindo para alguém ajudá-lo a estudar. É uma boa oportunidade para se aproximar e fazer uma nova amizade.

13# PARTICIPE DAS ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES

Quando a classe é muito grande, o ambiente pode ser um pouco intimidador, ainda mais se você for novo na escola. Como fazer amigos neste caso? Tente se envolver em atividades extracurriculares, que muitas escolas oferecem – como aulas de esporte, de artes, etc. Em geral os grupos são menores, o que facilita a socialização. Além disso, você terá um interesse em comum excelente para puxar conversa com as pessoas naquele ambiente.

Curtiu o texto sobre como fazer amigos na escola? Então você talvez goste desse vídeo também: