fbpx
Memorizar estudar aprender
Young woman and man studying for a test or an exam. Tutor books with friends. Young students campus helps friend catching up and learning. People, learning, education and school concept.

Como memorizar melhor as coisas que você aprende: 8 dicas

Aprender é algo maravilhoso, mas memorizar o conhecimento adquirido é ainda melhor. Visto que a capacidade de nossas mentes de armazenar informação é maior do que imaginamos, o importante é tirarmos o máximo de proveito desta. E, a fim de fazê-lo da maneira adequada, há muitos métodos que podem ser seguidos.

NÃO BASTA DECORAR, É PRECISO ENTENDER

Entender o que pretende decorar é essencial para que a sua empreitada tenha um bom resultado. E mais: tente gostar do que está querendo decorar. Isso nem sempre é fácil, especialmente quando estamos estudando para, por exemplo, a avaliação de uma matéria que odiamos. Ainda assim, dê o seu melhor para adquirir algum interesse pelo assunto com o qual está entrando em contato. Isso fará com que o memorize de maneira mais efetiva.

ALAVANQUE SUA MEMÓRIA VISUAL

Imagine, por exemplo, que você acabou de chegar em um lugar e é apresentado para cinco pessoas. O quão rapidamente você é capaz de memorizar os seus nomes? Pense em uma característica visual de cada uma delas e a conecte à representação de seu nome. E mais: quando colocar as suas chaves, os seus óculos escuros ou a sua carteira em algum lugar, pause por um momento e preste atenção no que está fazendo. Esse é um excelente modo de treinar a sua memória e de não perder mais esses itens.

ASSOCIE COM O QUE JÁ SABE

Quanto mais conexões mentais fazemos ao nos depararmos com uma informação, maior é a nossa chance de memorizarmos a mesma. Por exemplo: se você estiver estudando Dom Casmurro, associe o que aprender aos seus conhecimentos sobre Machado de Assis, sobre o Rio de Janeiro do século XIX, etc.

ESCREVA O QUE PRECISA MEMORIZAR…

Escrever os itens que você deve memorizar é uma das maneiras mais efetivas de fazê-lo. Em um primeiro momento, limite-se a copiá-los no papel. Em seguida, tente escrevê-los de acordo com a sua própria memória. Escreva-os quantas vezes for necessário.

Pode parecer muito trabalhoso copiar exaustivamente a mesma coisa, mas essa atividade tão simples faz milagres para a sua memória. Pesquisas indicam que listar os fatos ou as questões relativas ao que devemos memorizar é bem mais útil do que apenas lê-los passivamente. Em casos de texto, outra opção bastante útil é resumir cada parágrafo na margem.

…OU ENTÃO GRAVE

Outro método efetivo para decorar as coisas é pegar o seu celular e gravar, lendo em voz alta, os itens que pretende reter em sua memória. Logo em seguida, ouça ao áudio numerosas vezes, e de maneira atenta.

DURMA BEM E SE EXERCITE

Uma boa noite de sono consolida e retém as informações, dizem estudos. E uma pesquisa chegou à conclusão de que o exercício físico possui benefícios imediatos para as capacidades de cognição. Uma sessão de apenas 15 minutos diários já é o suficiente para cumprir tal objetivo.

FIQUE LONGE DO CELULAR

Nada mais comum do que pegarmos nossos celulares para responder a uma mensagem, ou para checar as nossas redes sociais, enquanto estamos no meio de outra tarefa. Em alguns casos, a habilidade de nos dedicar a diversas atividades ao mesmo é útil – mas no que se refere ao aprendizado de algo novo, o foco nessa única coisa é essencial.

ENSINE O QUE APRENDEU A OUTRAS PESSOAS

Compartilhar o seu conhecimento é uma maneira eficiente de solidificar a nova informação em seu cérebro. Ao transmitir tais ensinamentos a uma outra pessoa, você estará ajudando a ela e a si mesmo. Em primeiro lugar porque, para ensinar, você precisa se esforçar para compreender o assunto completamente. Em segundo, terá que exercer sua capacidade de sintetizar os fatos que estudo.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode se interessar também: