Visualize o seu “eu ideal” e molde o seu futuro

Como moldar o seu futuro?

A pessoa que você é neste exato momento é o resultado de diversos fatores. Entre eles, os ambientes que você frequenta; as pessoas com quem você convive; e uma série de combinações genéticas.

Mas, acima de tudo, ela é o resultado das suas decisões.

Todas as mudanças têm início em nossas mentes.

Isso significa que, antes de alterar as suas circunstâncias, você precisa enxergar a pessoa na qual quer se transformar.

A partir dessa mudança de mindset, você passará a emular atitudes e, pouco a pouco, adquirir as características e os hábitos desse “eu ideal”.

Se, já no momento presente, você pensar, agir e falar como a pessoa que deseja ser, estará se movimentando rumo ao estilo de vida que pretende conquistar.

Imagine, por exemplo, a seguinte situação: a pessoa que você deseja se tornar é saudável e está em ótima forma. Da próxima vez que lhe oferecerem uma sobremesa, você pensará consigo mesmo o que aquela pessoa faria. Ela provavelmente recusaria.

Vamos começar a pensar na pessoa que gostaríamos de ser? Reunimos alguns conselhos a seguir para ajudá-lo neste processo.

futuro

VISUALIZE COM CLAREZA O SEU FUTURO

Em um momento de tranquilidade, pegue um papel e uma caneta. Pergunte a si mesmo a seguinte questão: “Dentro de dois anos, estarei despertando em uma manhã de segunda-feira. Eu estarei vivendo a vida perfeita. Como é esta vida?”

Inclua em sua visualização todas as áreas de sua vida. Pense em si mesmo, em sua vida profissional e em sua relação com aqueles que o cercam, entre outras coisas. Assim poderá compreender as mudanças que terá que fazer em cada uma dessas áreas.

Escreva como se essa vida estivesse acontecendo: “Eu tenho, eu vou, eu faço…”, e assim por diante. Não escreva: “Eu espero, eu imagino, eu quero”.

PENSE NOS DETALHES

Preste bastante atenção nos detalhes relativos à imagem que criar do seu “eu ideal”. Isso porque os detalhes o ajudarão a identificar comportamentos e processos mentais que não combinam com o futuro que deseja obter.

Como essa pessoa se comunica com os demais? Como ela se veste? Como ela enfrenta os problemas com os quais se depara? O que ela gosta de fazer? Quais são os seus programas favoritos?

futuro

COLOQUE AS IDEIAS NUM PAPEL

Conforme começar a pensar em seus projetos e em suas expectativas para o futuro, você terá ideias que o ajudem a concretizá-las. Assim que estas forem lhe ocorrendo, escreva-as em algum lugar.

Em muitos momentos, você provavelmente hesitará. “Eu não posso fazer isso”, você dirá a si mesmo. “Eu não tenho como conquistar tal coisa”.

Se isso acontecer, lembre-se de perguntar a si mesmo o porquê desse pessimismo — e de listar os motivos que o levam a acreditar ser incapaz de fazer algo específico. Isso lhe oferecerá uma longa lista de assuntos com os quais terá que lidar e explorar com mais profundidade: a lista de suas crenças limitantes.

COMECE A AGIR

Uma das piores coisas que podem ocorrer é acordar um dia e perceber, de súbito, que você está vivendo uma vida que não gosta. Isso ocorre, especialmente, quando não sabemos bem o que esperamos da vida — e o que queremos ser.

Por mais amedrontador que seja perceber que cada decisão que tomamos influencia toda a nossa vida, isso é empoderador por outro lado.

Se o seu intuito é se tornar alguém mais completo, comece a agir agora. Porque, no final, a visualização sem ações concretas é um desperdício.