Quer pedir um aumento? Proponha um desafio ao seu chefe

Conquistar um aumento no salário é uma questão de mérito, não de imposição. Quando chegamos a esse ponto, isso é sinal de que alguma coisa está errada na relação profissional.

Talvez você não esteja realmente merecendo; ou merece, mas não está projetando bem a sua imagem; ou está fazendo tudo certo, mas a empresa insiste em não valorizá-lo. De qualquer forma, o problema é seu. Afinal, você é o único responsável pela sua valorização profissional.

E não funciona colocar-se em posição de vítima, demonstrando-se insatisfeito ou injustiçado. Aumento é merecimento. “Mas eu sou determinado, comprometido, entrego resultados e, ainda assim, o aumento não vem. O que fazer?” Pois bem, existem duas formas de resolver esse problema:

1# PROPONHA UM DESAFIO AO SEU CHEFE

Existe uma grande diferença entre reclamar que está ganhando abaixo das suas expectativas e pedir um aumento justificado. Perceba a diferença de ambos gestos:

A) Reclamando: “Chefe, já estou há dois anos na empresa e meu salário não sofreu qualquer reajuste. Tenho avaliado o mercado e constatei que minha remuneração está abaixo de outras empresas. O que podemos fazer em relação a isso?”

B) Pedindo um aumento: “Chefe, acredito que tenho me empenhado, sou comprometido e os resultados são evidentes. Nesses dois anos de empresa, já provei que você pode contar comigo. Eu quero continuar investindo no meu desenvolvimento, tenho alguns planos pessoais e quero discutir a possibilidade de um aumento.”

A segunda opção, claro, é mais indicada. Mas ela pode ser ainda melhor se acrescentado um desafio ao pedido. Condicione o aumento a algum resultado especifico, por exemplo:

C) Propondo um desafio: “A minha ideia é aumentar a nossa produtividade e ampliar a receita em 10%. Se eu conseguir isso nos próximos 60 dias, você aumenta o meu salário?”

O mercado clama por profissionais que se comportam como empreendedores e compreendem o seu verdadeiro papel dentro de uma organização: entregar resultados. Portanto, não peça aumento, faça valer o seu aumento. Valorize-se e a recompensa virá.

Mas se isso não funcionar, há outro caminho a seguir:

2# VÁ ATRÁS DE OUTRA EMPRESA

Isso mesmo. Se você tem demonstrado capacidade e comprometimento, entrega resultados, propõe desafios e nada acontece, caia fora. Mas planeje-se para isso. A pior coisa é ir para o mercado desesperado por um emprego.

O melhor momento para buscar uma nova oportunidade é quando não está precisando, quando as contas estão pagas. Portanto, se decidiu sair, organize-se, converse com alguns colegas que estão em outras empresas, faça uma boa poupança e planeje a sua saída.

Porém, mesmo que opte por sair, jamais diminua o seu ritmo de trabalho. É preciso deixar saudades por onde passar. Lembre-se, uma carreira é construída por meio de uma reputação. Não permita que as pessoas ou o ambiente determine o alcance do seu potencial.