fbpx
morar sozinho

Como sair da casa dos pais e ir morar sozinho?

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Chega um momento da vida de todo homem em que pinta o dilema: “Será que está na hora de sair da casa dos meus pais e morar sozinho?”

A promessa de uma nova rotina repleta de independência e liberdade é sedutora. Mas antes de tomar a decisão, é preciso refletir bastante se você está preparado do ponto de vista emocional e financeiro.

O momento certo para embarcar nesta jornada varia entre cada pessoa. Não existe idade padrão. Nossas vidas são uma somatória de experiências únicas e particulares, não dá para enquadrar todo mundo na mesma regra.

Mas existe um fator que é fundamental em todos os casos: planejamento. Hoje, vamos dar algumas dicas de como se preparar para essa grande mudança que, cedo ou tarde, acaba chegando para qualquer um de nós.

VOCÊ ESTÁ PREPARADO FINANCEIRAMENTE?

Você está preparado para assumir as despesas que essa decisão implicará? O primeiro passo é fazer uma planilha com a previsão de gastos: moradia, mercado, transporte, etc. Seja o mais detalhado possível e inclua também os valores relacionados ao seu estilo de vida, como academia, restaurante, celular, etc.

Essa planilha deve ser preenchida todo mês, para você não se perder nas contas. Não se esqueça, também, de criar uma reserva de emergência, porque imprevistos acontecem sempre. Neste mês quebrou a lavadora, no mês seguinte você precisa ir ao médico, depois um amigo vai se casar e você tem que comprar presente…

O seu salário vai dar conta do recado? Se a resposta for “não”, melhor adiar o projeto. Como na casa dos pais o nosso gasto é bem menor, você pode aproveitar esse tempo para economizar e fazer uma poupança, com o objetivo de se mudar daqui uns 12 ou 18 meses.

Agora, se você acabou de sair do colégio e quer mudar de cidade para fazer faculdade, a história muda um pouco. Provavelmente você precisará de algum apoio financeiro dos seus pais até se formar. Converse com eles sobre essa possibilidade – e procure um trabalho ou estágio o mais rápido possível, para não deixar a conta inteira para eles.

VOCÊ VAI MORAR SOZINHO OU COM ALGUÉM?

Morar 100% sozinho é complicado. Você terá que arcar com todas as contas usando apenas a sua própria renda mensal. Lembre-se disso.

Uma alternativa melhor é dividir a casa com um amigo — ou “amigos” no plural, dependendo da quantidade de quartos disponíveis. Aí os gastos de moradia (aluguel, luz, gás, internet, etc) serão divididos, aliviando bastante para o seu bolso. Além disso, vocês também vão se divertir bastante.

Agora, se você está namorando há bastante tempo e quer levar o relacionamento ao próximo nível, que tal morarem juntos? Apenas não seja precipitado, porque é uma decisão séria. Mesmo que vocês não casem formalmente, a convivência diária será igualzinha.

Então se pergunta: a relação já está madura o suficiente para esse nível de intimidade? Sobre as contas, a planilha financeira deve ser feita em dupla, somando as receitas e gastos de vocês dois.

VOCÊ ESTÁ PREPARADO EMOCIONALMENTE?

Sair da casa dos pais é uma mudança grande do ponto de vista emocional. Às vezes você vai se sentir sozinho e com saudades. Isso é normal. Precisa ter determinação e firmeza para encarar esse desafio.

Provavelmente, sua família também vai ficar meio carente com sua partida. Então não se esqueça de fazer visitas e ligações regularmente. Uma ideia legal é criar um grupo no WhatsApp para você, seus pais, irmãos e avós. Isso aproxima bastante a comunicação.

Além da questão emocional, prepare-se também para virar um homem mais responsável. Os afazeres domésticos serão exclusivamente uma responsabilidade sua agora. Comece a praticar na casa dos seus pais como cozinhar e lavar roupa, para já chegar preparado. Afinal, não dá para viver de miojo e roupa repetida, né?

Seguindo essas dicas acima, a transição será bem mais suave para você – e sua família também. Nosso conselho final? Não seja precipitado nessa decisão. A chave está no planejamento, tanto o financeiro quanto o emocional.

Este texto é uma parceria entre o El Hombre e a Easynvest. Se você quer alcançar a independência financeira, começar a organizar sua grana e cuidar melhor dos gastos, eles têm um canal incrível no YouTube que dá dicas super práticas de como fazer isso.

Além disso, no blog da Easynvest há várias matérias bacanas que ajudam a entender o mundo dos investimentos de uma forma mais simples e didática. E não se esqueça de seguir a Easynvest também no Instagram, onde eles postam fotos inspiradoras para despertar o investidor que existe dentro nós.