Como usar boina masculina: 7 dicas

Quando o frio aperta de verdade, toda estratégia para aquecer o nosso corpo é bem-vinda. Por isso fizemos, alguns dias atrás, um texto com 14 dicas de moda masculina para o inverno.

Mas teve um item específico que acabamos não citando na matéria, porque é preciso uma dose extra de cautela ao usá-lo: a boina. Se você errar na mão, o visual pode ficar muito antiquado.

Por isso reunimos hoje 7 dicas de como usar boina masculina, para deixar sua cabeça mais quentinha e, de bônus, acrescentar um toque de personalidade ao seu look.

HISTÓRIA DA BOINA

boina-masculina-como-usar

Antes de partirmos para as nossas dicas, que tal conhecer um pouco da história da boina, cuja construção lembra um boné grande, redondo, de aba curta e tecido grosso?

A boina foi inventada no norte da Inglaterra no século 14, mas sua grande popularização aconteceu a partir de 1571, quando o parlamento inglês determinou que todos os homens acima de 6 anos – exceto os membros da nobreza – deveriam usar boina aos domingos e feriados.

O motivo dessa lei? Estimular o consumo doméstico de lã no país. Em 1597 a lei foi abolida, mas nestes quase 30 anos o hábito de usar boina ficou enraizado nos ingleses. Senso assim, a peça continuou popular nos séculos seguintes e se espalhou para outros países.

Nos Estados Unidos, usou-se muito a boina nas décadas de 1910 a 1930. A peça virou um símbolo da classe trabalhadora americana e europeia. Pode reparar nos filmes e séries que retratam essa época (como “Peaky Blinders”) como muita gente usa.

Mas nas décadas seguintes, a boina foi cada vez mais sendo deixada de lado, até que nos últimos tempos voltou a ser usada pelos homens. Agora vamos às nossas dicas de como inserir a peça no  look?

1# TENHA PERSONALIDADE

boina-masculina-como-usar

A boina tem uma reputação complicada no mundo da moda, por ter sido usada de maneira errônea por muitos homens ao longo dos anos, especialmente celebridades e avôs desencanados. Então é preciso ter personalidade para usar a sua. Se você se sentir inseguro, as pessoas vão perceber isso – e possivelmente tirar sarro de você. Então confiança, beleza?

2# NÃO USE COM OUTROS ACESSÓRIOS VINTAGE

boina-masculina-como-usar

Isso é fundamental. Nada de usar a sua boina com outros acessórios vintage, tipo suspensórios. Vai parecer que você saiu de um filme dos anos 1920.

3# ATENÇÃO AO TAMANHO

boina-masculina-como-usar

A boina deve ser um pouco maior do que um boné. Lembre-se disso. Se ela for pequena demais, cobrindo só o topo da cabeça, vai ficar estranho. Se ela for grande demais, tampando sua orelha, também vai ficar estranho. Portanto fique muito atento ao tamanho, para não parecer que você pegou emprestado de alguém.

4# AS ESTAÇÕES IDEAIS

boina-masculina-como-usar

Você pode usar boina no verão ou na primavera? Até pode, só que sua cabeça vai esquentar demais, porque o tecido tradicional da boina é a lã. Por isso os meses perfeitos para adotar a peça são o outono e o inverno.

5# APOSTE NAS CORES NEUTRAS

boina-masculina-como-usar

Nada de inventar nas cores e estampas. Aposte nas cores clássicas, ou seja: cinza, marrom e preto. Elas são muito mais fáceis de combinar com o resto do look. Evite também padronagens muito ousadas, a não ser que você tenha total segurança do que está fazendo.

6# NÃO USE PARA TRÁS

boina-masculina-como-usar

Nunca, jamais, use sua boina para trás. Por favor. Ou você vai parecer um integrante de boy band dos anos 1990.

7# COMBINE COM UM LOOK SMART CASUAL

boina-masculina-como-usar

Agora a grande questão: como combinar a boina com sua roupa? O ideal usá-la num look smart casual, ou seja, um meio-termo entre o casual e o social. Por exemplo calça jeans e blazer; ou calça de sarja e cardigan; ou sobretudo; etc. A boina não combina com terno completo, tampouco com bermuda e camiseta. Lembre-se disso.

VÍDEO EM DESTAQUE: