Existe um acessório simples que pode trazer um upgrade instantâneo ao look com blazer, terno ou costume: o lenço de bolso, chamado de “pocket square” em inglês. Hoje vou falar um pouco sobre como dobrar, combinar e usar essa peça que, apesar de antiga, teve um revival nos últimos tempos e está com tudo novamente.
COMO USAR
Antes de mais nada, em quais ocasiões você deveria usar um lenço de bolso? A resposta é simples: sempre que quiser elevar seu estilo. Não pense que ele serve apenas para ocasiões formais com terno. Você pode adotá-lo também com blazer, de uma maneira mais descontraída.
Se você prestar atenção ao tapete vermelho, notará que muitos caras usam lenço no seu smoking. Mas nos Instagrams e blogs de street style o acessório está igualmente presente, criando um par perfeito com o blazer. De terno ou blazer, numa ocasião formal ou casual, sempre há espaço para o pocket square no look. A questão é como combiná-lo da maneira certa. E isso é algo que vou explicar a seguir.
COMO COMBINAR
A regra de ouro: não use um lenço igual à gravata. Isso vai parecer que você comprou os dois num conjunto — e provavelmente foi o que aconteceu. O objetivo do lenço é acrescentar alguma cor ou textura interessante ao look. Se você quiser jogar seguro, pegue emprestada uma cor de outra peça, como a camisa ou a própria gravata. Mas com um tom diferente para existir contraste. Por exemplo, a gravata é azul marinho? Vá num lenço azul celeste. Mixar padronagens está liberado também.
Ou aposte no lenço branco, um clássico infalível. Essa aqui é escolha ideal para uma ocasião que pede bastante formalidade e seriedade, tipo um casamento ou uma formatura. Resumindo, não existe uma ciência exata por trás dessa combinação. É tudo uma questão de bom gosto. Se você está se sentindo confortável com o lenço que colocou, é porque acertou.
COMO DOBRAR
Existem várias maneiras de dobrar o seu pocket square. Dezenas delas, literalmente. Mas dominando estas 3 clássicas abaixo, você estará bem-servido. As ilustrações encontrei no site Bows-N-Ties, que ensina também outras variações, e são bem didáticas:
1# DOBRA RETA
Também chamada de “presidenciável”, essa dobra é simples e versátil. Combina principalmente com o lenço branco e em looks formais. Quer mais uma razão para usá-la? É a escolha preferida de James Bond.
2# DOBRA DE UMA PONTA
Com seu formato de triângulo, ela chama mais atenção do que a dobra reta. Mas também é um estilo clássico, no qual você pode apostar sem medo.
3# DOBRA CASUAL
Calma, não se assuste com o passo-a-passo abaixo. Ele pode parecer complicado, mas a dobra casual (ou “puff”, como chamam em inglês) é a mais fácil de todas. Você simplesmente pega o lenço pelo centro, ajeita com a outra mão para ficar mais compacto, dobra no meio e ajusta no bolso. Dá para usar com a parte redonda ou a pontuda para cima.