fbpx

Estreias de março: 12 filmes para assistir esse mês

A temporada do Oscar já acabou, o que quer dizer que começam a estrear mais filmes novos. Mas alguns dos indicados (ou quase indicados) ainda chegam bem atrasados, por aqui.

De qualquer jeito, março será um mês bem diverso, com grandes bilheterias, grandes produções e também filmes bastante premiados, incluindo exemplares brasileiros.

118 Dias (05)

Gael García Bernal faz o papel de Maziar Bahari, jornalista irano-canadense que foi detido por forças iranianas e interrogado brutalmente, sob a suspeita de ser um espião. Uma entrevista sua para o programa satírico-político The Daily Show, dos Estados Unidos, foi usada como “prova” de que ele era um espião. No filme, Jason Jones, o entrevistador do programa, interpreta a si mesmo.

118 Dias (Rosewater), que participou do Festival de Toronto, é dirigido e adaptado – do livro autobiográfico de Bahari – por Jon Stewart, comediante e apresentador do The Daily Show desde 1999 e que, recentemente, anunciou que deixará o programa.

  • Direção: Jon Stewart

Força Maior (05)

Sua ausência na categoria de Melhor Filme Estrangeiro foi uma das maiores surpresas da lista de indicados do Oscar deste ano. A obra sueca foi indicada à categoria no Globo de Ouro e esteve presente no Festival de Cannes.

Aclamado pela crítica, Força Maior (Turist) conta a história de uma família que viaja para uma estação de esqui nos alpes franceses e presencia uma avalanche, durante um almoço. Após isso, a dinâmica da família é abalada, com um ponto de interrogação pairando sobre o patriarca em particular.

  • Direção: Ruben Östlund

Hacker (05)

Michael Mann, diretor de O Informante (The Insider, 1999), Ali (2001) e Colateral (Collateral, 2004), entre outros, traz agora Hacker (Blackhat), filme sobre um ex-prisioneiro e gênio da informática liberado pela polícia para participar de uma investigação sobre uma rede de criminosos.

Com uma recepção bem mista por parte da crítica, o filme conta com Chris Hemsworth e Viola Davis.

  • Direção: Michael Mann

Kingsman: Serviço Secreto (05)

Matthew Vaughn começou sua carreira na direção com os elogiados filmes Nem Tudo É o Que Parece (Layer Cake, 2004) e Stardust (2007). Depois, partiu para as adaptações de quadrinhos, ainda mais elogiadas, Kick-Ass (2010) e X-Men: Primeira Classe (X-Men: First Class, 2011).

Kingsman: Serviço Secreto (Kingsman: The Secret Service), outra série de quadrinhos criada pelo mesmo Mark Millar de Kick-Ass, também vem sendo bem recebido por público e crítica, sendo a segunda maior bilheteria dos Estados Unidos há duas semanas.

Colin Firth, Mark Strong e Samuel L. Jackson estão no filme sobre uma organização espiã que recruta um garoto promissor para o ultracompetitivo programa de treinamento da agência, enquanto uma ameaça global surge através de um perturbado gênio da tecnologia.

  • Direção: Matthew Vaughn

Dois Lados do Amor (12)

James McAvoy e Jessica Chastain estrelam a história de um casal que enfrenta problemas. O título original é The Disappearance of Eleanor Rigby: Them (“O Desaparecimento de Eleanor Rigby: Eles”).

O “Eles” é porque o filme tem 3 versões: Him (“Ele”), contado sob a perspectiva do homem; Her (“Ela”), contado sob a perspectiva da mulher; e Them, que é uma junção das duas perspectivas.

Enquanto os dois primeiros longas estiveram no Festival de Toronto e foram lançados juntos nos cinemas dos Estados Unidos, como uma sessão dupla, o terceiro participou do Festival de Cannes e foi lançado individualmente.

  • Direção: Ned Benson

Golpe Duplo (12)

A dupla de diretores responsável por O Golpista do Ano (I Love You Phillip Morris, 2009) e Amor a Toda Prova (Crazy, Stupid, Love, 2011) volta com Golpe Duplo (Focus).

Um trapaceiro profissional (Will Smith) começa a treinar uma novata na profissão (Margot Robbie), enquanto tem que lidar com um importante adversário, um jovem bilionário dono de uma empresa de carros (Rodrigo Santoro). Nos Estados Unidos, o filme estreou liderando as bilheterias.

  • Direção: Glenn Ficarra, John Requa

A Série Divergente: Insurgente (19)

Naomi Watts e Octavia Spencer se juntam a Kate Winslet, Theo James e duas das atuais maiores jovens estrelas de Hollywood: Miles Teller e Shailene Woodley.

Insurgente (The Divergent Series: Insurgent) é o segundo capítulo da saga vinda de uma série de livros de aventura distópica adolescente, iniciada com Divergente (Divergent, 2014). A direção agora é de Robert Schwentke, que fez Plano de Vôo (Flightplan, 2005) e Te Amarei Para Sempre (The Time Traveler’s Wife, 2009).

Tris tem que enfrentar seus demônios internos e continuar sua luta contra uma poderosa aliança que ameaça destruir sua sociedade.

  • Direção: Robert Schwentke

Branco Sai, Preto Fica (19)

Vencedor dos prêmios de Melhor Direção de Arte, Melhor Ator (Marquim do Tropa) e Melhor Filme – além de mais onze prêmios – do Festival de Brasília, o elogiado filme mistura documentário e ficção científica para trazer reflexão ao público.

Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.

  • Direção: Adirley Queirós

Dívida de Honra (19)

Em 1854, uma mulher precisa atravessar os Estados Unidos levando três mulheres loucas. No caminho, ela salva um criminoso que, como retribuição, segue com ela em sua jornada.

Dívida de Honra (The Homesman) é estrelado por Hilary Swank e Tommy Lee Jones – que também escreve e dirige o longa, indicado à Palma de Ouro em Cannes. O filme parece contar também com uma bela fotografia do mexicano Rodrigo Prieto, que já foi indicado ao Oscar por O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain, 2005).

  • Direção: Tommy Lee Jones

O Duelo (19)

Adaptação de “Os Velhos Marinheiros ou O Capitão de Longo Curso”, de Jorge Amado, O Duelo é dirigido por Marcos Jorge, o mesmo do premiado e elogiado Estômago (2007).

Um comandante chega a uma pequena cidade costeira para viver com tranquilidade e conquista a todos os habitantes com suas histórias fantásticas. Porém, o antigo homem mais admirado da cidade começa a investigar a vida do forasteiro, querendo saber se tudo o que ele diz é verdade ou não.

O elenco, encabeçado por Joaquim de Almeida e pelo saudoso José Wilker, também conta com Cláudia Raia, Márcio Garcia, Milton Gonçalves, Tainá Müller e Patrícia Pillar.

  • Direção: Marcos Jorge

O Sal da Terra (26)

Acompanhando o trabalho do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado durante seu projeto “Gênesis”, O Sal da Terra (The Salt of the Earth) foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário, ganhou prêmio em Cannes e o prêmio de Melhor Documentário no César, o “Oscar” francês.

O longa foi dirigido pelo aclamado cineasta alemão Wim Wenders e por Juliano Ribeiro Salgado, filho do fotógrafo.

  • Direção: Juliano Ribeiro Salgado, Wim Wenders

Vício Inerente (26)

Paul Thomas Anderson é um dos diretores mais respeitados de sua geração, com filmes como Boogie Nights (1996), Magnólia (Magnolia, 1999), Sangue Negro (There Will Be Blood, 2007) e O Mestre (The Master, 2012).

Vício Inerente (Inherent Vice) é a adaptação do livro homônimo de Thomas Pynhcon sobre um detetive particular, nos anos 70, que investiga o desaparecimento de um bilionário.

O longa foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator em Comédia (Joaquin Phoenix) e aos Oscars de Melhor Figurino e Melhor Roteiro Adaptado.

Além de Phoenix, tem atuações de Josh Brolin, Owen Wilson, Katherine Waterston, Reese Witherspoon, Benicio del Toro, Jena Malone e Martin Short.

  • Direção: Paul Thomas Anderson