fbpx
Hygge

Hygge: o segredo dinamarquês para uma vida feliz

Pedro Nogueira Editor-Chefe

Nos últimos dias, o tema mais buscado aqui no El Hombre tem sido “felicidade”. Publicamos dois artigos sobre atitudes e hábitos inspiradores dos finlandeses, que pelo 6º ano consecutivo foram eleitos o povo mais feliz do mundo. Os dois textos tiveram, juntos, mais de 300 mil leituras.

Se você está nessa busca por uma vida mais feliz, além de estudar os finlandeses, vale a pena também cruzar o Mar Báltico até a Dinamarca, que há 10 anos se mantém entre os Top 3 no ranking dos países mais felizes do mundo.

Existe um conceito escandinavo chamado “hygge”, relacionado a aconchego e alegria, que é apontado por muitos especialistas como um dos segredos do bem-estar dinamarquês. O site do Ministério do Exterior da Dinamarca fez um artigo  explicando o que significa “hygge” e como adotá-lo na sua vida. Traduzimos o texto para o português abaixo. Vale a leitura, senhores.


Em 2017, o termo dinamarquês “hygge” foi adicionado ao Dicionário Oxford de Inglês. Mas o que exatamente é hygge? O conceito dinamarquês de hygge tem sido a inspiração para muitos artigos e livros nos últimos anos, alimentado pela popularidade das séries de TV dinamarquesas e pelos livros de ficção policial nórdicos, bem como pelo apetite pela Nova Cozinha Nórdica. Sem mencionar que a Dinamarca está sempre entre os países mais felizes do mundo. Será que hygge merece algum crédito por essa felicidade?

Uma atmosfera calorosa

Difícil de pronunciar, hygge também é difícil de explicar. Em resumo, hygge é tirar um tempo longe da correria do dia a dia para estar com as pessoas de quem você gosta — ou até mesmo sozinho — para relaxar e desfrutar dos prazeres mais tranquilos da vida. A palavra hygge remonta a cerca de 1800, pelo menos no significado que tem hoje. No entanto, várias definições de hygge podem ser rastreadas até a Idade Média, onde uma palavra semelhante em nórdico antigo significava “protegido do mundo exterior.”

Hygge é geralmente sobre passar um tempo informal com a família ou amigos próximos. Normalmente, o cenário é em casa ou em outro local tranquilo, ou talvez um piquenique durante os meses de verão. Geralmente envolve compartilhar uma refeição e vinho ou cerveja, ou chocolate quente e uma tigela de doces se as crianças estiverem incluídas. Não há agenda. Você celebra as pequenas alegrias da vida ou talvez discuta assuntos mais profundos. É uma oportunidade para relaxar e desacelerar.

Hygge em produtos e cultura popular

Designers e comerciantes rapidamente se aproveitaram do fenômeno hygge. Há diversos livros sobre hygge — principalmente lidos por estrangeiros — e utensílios domésticos hygge, em particular cobertores aconchegantes e velas relaxantes. Há também roupas hygge, como o suéter naturalmente macio usado pela atriz Sofie Gråbøl na série de TV dinamarquesa “The Killing”. A sensação de calor e suavidade do suéter foi escolhida para contrastar com a violência sombria do enredo do programa.

Turismo e hygge

Turistas que visitam a Dinamarca cada vez mais procuram experimentar o hygge. Embora seja difícil alcançar o hygge quando você não está cercado por velhos amigos e ambientes familiares, um jantar saudável em um restaurante histórico cercado por velas (como a adega de vinhos Duus em Aalborg, localizada em um prédio de 1624) é um bom começo. Assim como um dia ensolarado no maravilhoso parque de diversões Tivoli Gardens em Copenhague, ou uma caminhada com um amigo ao longo das praias ventosas da costa oeste de Jutland.

Por que o hygge faz parte da vida dinamarquesa?

O clima frio, escuro e úmido durante grande parte do ano incentiva os dinamarqueses a passarem tempo juntos em ambientes fechados. O inverno é a época principal para o hygge. Mas outros fatores também estão em jogo. Hygge reflete os valores da sociedade dinamarquesa: igualdade e bem-estar de todos. Um espírito de consenso é favorecido. Discussões são improváveis em um momento de hygge, já que ninguém quer estragar a atmosfera positiva.