Inteligência social: como desenvolver a sua?

Você já ouviu falar em inteligência social? Trata-se da capacidade de construir boas relações interpessoais em diferentes situações do nosso cotidiano. Pessoas com essa habilidade costumam se destacar ao longo da vida. Seja na escola, faculdade, trabalho, etc. Hoje nós reunimos algumas dicas de como desenvolver a sua inteligência social, para melhorar a sua interação com as outras pessoas.

PRATIQUE A ESCUTA ATIVA

Saber escutar — e prestar uma atenção genuína no que as pessoas falam — é uma das chaves para ter bons relacionamentos. Nossa sugestão é praticar a escuta ativa. Isso significa adotar uma maior dose de empatia ao conversar com alguém. Como? Ouvindo atentamente sem ceder às distrações. Assim o diálogo será mais rico, pois você conseguirá interagir de maneira mais eficaz. Seu interlocutor também se sentirá valorizado e formará uma opinião mais favorável sobre você.

OBSERVE OS SINAIS NÃO-VERBAIS

Você já ouviu a expressão “o corpo fala”? Além de escutar o que os outros estão dizendo, fique atento aos sinais não-verbais das pessoas — como a expressão facial, a postura do corpo, as mudanças no tom de voz… Assim você conseguirá se sintonizar melhor com elas. E, claro, não se esqueça de refletir sobre a sua linguagem corporal também. Utilize-a para passar positividade, confiança e simpatia.

CUIDE DA SUA IMAGEM PESSOAL

Você já parou para pensar como as pessoas te veem? Se coloque no lugar delas — e faça essa reflexão com honestidade. A partir deste exercício, você poderá desenvolver uma imagem pessoal que te ajude nos relacionamentos. Isso ajuda bastante a se entrosar em diferentes círculos sociais.

TENHA CONTEÚDO

Só dá para ser bom de papo se você tiver conteúdo intelectual para fazer comentários interessantes sobre os assuntos da conversa. Então leia mais livros, assista mais filmes e séries, adote novos hobbies, viaje mais, viva experiências diferentes. Isso vai te enriquecer intelectualmente. E, como consequência, vai agregar muito à sua inteligência social.

FOQUE NA ENERGIA POSITIVA

Todo mundo gosta de conviver com pessoas que tragam energia positiva ao ambiente — e prefere evitar aqueles que são um poço de negatividade. Como você tem agido ultimamente? Fica reclamando da vida o tempo inteiro? Criticando as coisas e pessoas? Agindo com desinteresse quando alguém está falando algo? Se você disse “sim” para alguma dessas perguntas, então reveja o seu comportamento. Passe a sorrir mais, elogiar mais, rir mais. Leva energia positiva para onde você estiver.

VÍDEO EM DESTAQUE