Leia livros como Bill Gates

Bill Gates dispensa apresentações. Ele é uma das personalidades mais icônicas da nossa geração. O cara fundou a Microsoft, que ao lado da Apple foi a grande responsável por popularizar a computação pessoal; ocupou durante muitos anos o posto de homem mais rico do mundo; e agora se dedica à filantropia, já tendo doado bilhões de dólares.

Qual é o segredo do seu sucesso? Seria impossível — e mais do que isso, leviano — atribuir a apenas um único fator. Mas entre eles, com certeza podemos incluir seus hábitos de leitura. “Independente de eu estar no escritório, ou em casa, ou viajando, sempre tenho uma pilha de livros comigo que fico ansioso para ler”, escreveu certa vez em seu blog pessoal. O que podemos aprender com Bill Gates, então, quando o assunto é leitura?

LER UM LIVRO POR SEMANA

A média de livros que Bill Gates lê por ano é de 50. Isso seria o equivalente a um livro por semana, mais ou menos. Se você acha uma meta alta demais, pode adotar uma frequência quinzenal no lugar. Se pensarmos num livro de 350 páginas — que é um tamanho comum — vai dar menos de 25 páginas por dia. Tranquilo, não? E se ainda assim você disser “não tenho tempo”, aposto que se você subtrair um pouco das horas que gasta no WhatsApp e no Netflix todo dia, vai conseguir inserir a leitura na sua rotina.

TOMAR NOTAS AO LONGO DO LIVRO

“Quando você lê, precisa tomar cuidado para se concentrar de verdade”, diz Bill Gates num vídeo para o YouTube. Só assim para realmente compreender o livro — e transformar seu conteúdo em  conhecimento. Seu segredo? Tomar notas ao longo do livro, porque isso o força a refletir sobre as coisas que está lendo. O lugar onde você vai escrever essas notas é questão de gosto. Pode ser um caderninho, o celular ou até mesmo a margem das páginas.

SEPARAR UMA HORA PARA A LEITURA

A sugestão de Bill Gates é separar uma hora por dia para a leitura. Assim, segundo ele, você consegue absorver melhor o conteúdo do que se ficar picotando o tempo em 15 minutos aqui, 10 minutos ali, etc. Por quê? Isso fortalece o foco. O momento que ele escolhe para ler é antes de dormir, assim tem mais paz para se concentrar. Agora, se você acha uma hora tempo demais, que seja 30 minutos. O importante, mesmo, é incluir um espaço para os livros na sua rotina.

VÍDEO EM DESTAQUE