Lobo solitário: como sobreviver morando sozinho? 11 dicas

Morar sozinho é um dos maiores desafios que um homem pode enfrentar em sua vida. Essa experiência oferece uma grande oportunidade de amadurecimento e crescimento pessoal, mas é preciso estar preparado para enfrentar a empreitada. Veja só algumas dicas:

1# APRENDA A COZINHAR

Essa aqui deveria ser a prioridade #1 de todo mundo que vai morar sozinho: aprender a cozinhar. Não dá para viver de misto-quente e biscoito de polvilho todo dia. Ao dominar a arte da gastronomia, você vai se alimentar melhor e mais saudável. Lembre-se também de incluir frutas e legumes no cardápio.

2# DEIXE A CASA COM A SUA CARA

Você vai passar horas e horas dentro de casa, correto? Então nada mais justo do que deixá-la com a sua cara. Faça uma decoração caprichada, colocando objetos e móveis que combinam com a sua personalidade. Fazer tudo de uma vez pode sair caro, então reserve um dinheirinho todo mês para ir promovendo pequenos upgrades na casa.

3# FAÇA UMA PLANILHA FINANCEIRA

Para não se perder nas finanças, o ideal é você ter uma planilha na qual organiza todos os seus gastos. Uma sugestão para administrar o dinheiro? Faça o esquema 50-35-15. Ou seja, gaste 50% do seu salário com gastos essenciais, 35% com estilo de vida e 15% é para guardar.

4# COMPRE UM VIDEOGAME (E UM BARALHO)

Se você não for um ermitão, com certeza vai gostar de receber seus amigos em casa de vez em quando. Nada melhor para a galera se divertir do que jogando videogame ou baralho. Esse é um investimento que vale a pena.

5# TENHA SEMPRE UMA GARRAFA DE VINHO

Além de receber os amigos, você com certeza receberá a visita de mulheres em casa, também. Por isso tenha sempre uma garrafa de vinho em mãos, para vocês tomarem juntos ao curtir um momento mais íntimo.

6# SAIBA PASSAR UMA CAMISA SOCIAL

Essa aqui é uma habilidade essencial para quem mora sozinho: passar uma camisa social. Caso contrário, você vai andar por aí todo desleixado. Isso é péssimo para a sua imagem pessoal e, consequentemente, para os relacionamentos e a carreira.

7# SEJA DISCIPLINADO E ORGANIZADO

Um dos maiores perigos de morar sozinha é deixar o caos tomar conta da casa. Não ceda à tentação. Lave as louças no mesmo dia, dê uma geral na bagunça toda manhã, reserve um dia da semana para fazer a faxina e lavar a roupa. O ambiente fica bem mais positivo, agradável e motivador quando está arrumado.

8# TENHA UM PLANO PARA QUANDO FICAR DOENTE

Ninguém foge de uma gripe ou virose esporádica. O problema? Você às vezes só se dá conta disso depois que já está doente. Então trace um plano. Tenha sempre em casa alguns remédios básicos – por exemplo para a febre – e saiba quais são os hospitais mais próximos da casa, para o caso dos sintomas piorarem.

9# APRENDA A TOCAR UM INSTRUMENTO

A música é excelente para te fazer companhia em alguns momentos de solidão. Escolha um instrumento e vá ao Youtube ver tutoriais de como tocar. O violão é uma opção bem prática, por ser fácil de carregar e relativamente simples de aprender os acordes básicos.

10# LIDE COM SEUS MONSTROS

Um dos maiores desafios de morar sozinho é lidar com seus monstros. Você vai passar muito tempo na sua própria companhia e, nessas horas, o pensamento voa longe. Use esse tempo para refletir; converse sempre com seus amigos e família sobre as questões que te causam ansiedade; e se necessário, vale a pena até fazer algumas sessões de terapia para fortalecer seu emocional.

11# SAIA DE CASA

Cuidado com a tentação de ficar em casa no sofá, embaixo do edredom, comendo pipoca e assistindo Netflix o tempo inteiro. De vez em quando, não tem problema. Mas se você fizer todo dia, em pouco tempo estará desanimado com a vida e, quem sabe, até mesmo deprimido. Crie uma rotina que envolva sair de casa com regularidade, nem que seja para ir à academia e comprar pão na padaria.

VÍDEOS EM DESTAQUES