Como usar macacão masculino? Veja dicas e fotos!

Hoje vamos falar sobre um tema polêmico aqui no El Hombre: o macacão masculino. Dá para adotá-lo com estilo? Ou é melhor eliminar essa peça do armário? Como gostamos de dizer, não há regras no universo da moda masculina. Estilo é algo pessoal e você deve usar aquilo que te deixa confortável. Mas existe um bom senso que pode ajudar todo homem a se vestir melhor, por isso vamos explorar um pouco a questão do macacão.

Em inglês, essa peça é chamada de jumpsuit. Tradicionalmente ela é feita em jeans, com calça e suspensórios unidos num só conjunto, que cobre também o abdômen. Seu apelido em português é “jardineira”, pois quando foi inventada, era usada especialmente como uniforme de trabalho em canteiros de obra e jardins. Por isso a peça traz um grande bolso frontal: para guardar ferramentas. Mas com o tempo outras variações surgiram, tanto de tecido como modelagem. Algumas peças hoje lembram mais uma calça e camisa integradas:

macacão masculino

Nos últimos tempos, no entanto, o tipo de macacão que mais fez sucesso foi um modelo de verão que ganhou o apelido de macaquinho, batizado de romper em inglês. Como seu nome já sugere, é uma versão menor dele, confeccionada em tecidos leves, para se usar durante um dia quente:

macacão masculino

E então chegamos à grande pergunta: como usar o macacão masculino? A realidade é que existem grandes chances dessa peça te deixar um pouco deslocado no ambiente, seja lá qual for a modelagem. Se você buscar no Google ou no Pinterest por looks dos grandes ícones da moda masculina usando essa peça — como David Beckham, Michael B. Jordan, Ryan Gosling, etc — vai notar que ela não faz parte do repertório de nenhum deles.

Não que isso signifique você não possa usar. Apenas deve ter consciência de que estará fazendo uma aposta bastante ousada. Se você tiver um estilo pessoal mais excêntrico e fashionista, pode dar certo, porque as pessoas já vão esperar looks diferenciados de você. Aí manda bala. Caso contrário, a chance é grande de você mesmo se sentir desconfortável com o macacão, uma vez que (provavelmente) será a pessoa mais chamativa da sala.

COMO ADOTAR O LOOK JARDINEIRO

Disso isso, há um look específico de macacão masculino que é um pouco mais versátil: o visual jardineiro, com macacão jeans, incluindo suspensórios, e camiseta branca de manga curta por baixo. Alguns homens gostam de deixar uma das alças abertas, mas pode ficar um pouco forçado isso. O macacão já é uma peça suficientemente ousada, então não há necessidade de exagerar ainda mais.

Nos pés, a melhor opção é um tênis branco com meia invisível, dobrando um pouco a barra da calça para aparecer o osso do tornozelo. Evite também estampas na camiseta, beleza? Senão vai poluir demais o look. E lembrando que, caso você decida se arriscar mesmo nessa peça, ela é absolutamente casual. Nível máximo. Indicada para uma manhã ensolarada no fim-de-semana, jamais à noite. Até de tarde é discutível tamanha a sua casualidade. Fique agora com algumas fotos para se inspirar:

macacão masculino

macacão masculino

Polêmico o assunto do macacão masculino, né? Então confira a seguir um vídeo com 17 dicas infalíveis de estilo: