5 dicas para usar camiseta de manga comprida

Em dias mais frios, a camiseta de manga comprida é uma excelente aliada do homem. Além de nos manter mais aquecidos, ela traz um toque de personalidade ao look. No texto de hoje, reunimos algumas dicas de como inserir essa peça no seu visual. Confira a seguir e use sem moderação.

OS DIFERENTES TIPOS DE GOLA

Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre os tipos de gola. As camisetas de manga comprida costumam ter gola careca ou henley. Se você não reconheceu os nomes, relaxa, a gente explica. “Careca” é a gola clássica arredondada. “Henley” é uma variação da polo. Ela tem botões frontais, mas sem gola. Por isso é mais informal, dando um toque rústico ao visual.

camiseta de manga comprida masculina

Isso significa que não existe camiseta de manga comprida com gola “V”? Sim, até existe. Mas como esse tipo de gola expõe mais o nosso peitoral – e a manga comprida costuma ser usada em dias frios – existe uma espécie de “conflito de interesses” nessa dupla. Por isso poucas marcas fazem. A mesma lógica se aplica para gola canoa, que é uma versão mais ampla da redonda clássica.

camiseta de manga comprida masculina

E em relação à polo? Esse estilo você já consegue encontrar com mais facilidade, tanto em versão lisa – para momentos casuais – quando modelos com grandes listras horizontais, que remetem ao uniforme do rugby. Estas são bem esportivas.

COSTURA DO OMBRO

Você já reparou que as nossas camisetas trazem uma costura na linha dos ombros? Mas existe um modelo específico, chamado raglan, que é diferente. A sua costura fica numa linha entre a gola e as axilas. Em geral, a raglan tem duas cores: uma na manga/ombros, outra nas costas/peito. Os americanos a chamam de baseball shirt, porque o uniforme de vários times é assim.

camiseta de manga comprida masculina

É mais fácil encontrar, nas lojas, o modelo tradicional de costura. Mas a raglan pode ser uma adição estilosa ao armário masculino. Lembrando que você vai encontrá-la, especialmente, com gola careca ou henley.

TRANSFORMANDO SUA CAMISETA DE MANGA COMPRIDA EM “3/4”

Uma maneira bastante estilosa de usar a camiseta de manga comprida é arregaçando a manga até o antebraço. O cotovelo é o limite, ok? Isso dá um ar de descontração ao visual que fica muito bacana. O apelido desse estilo é 3/4, porque o comprimento fica entre a manga curte e a comprida.

camiseta de manga comprida masculina

Deve-se notar que existem alguns modelos de camiseta que já são em manga 3/4. Mas honestamente? A manga comprida é mais versátil. Se o tempo estiver mais frio, você a deixa até o fim do braço. Esquentou? Bastante puxar um pouco e deixá-la no estilo 3/4. As possibilidades são maiores com ela, portanto.

CAMISETA LISA OU ESTAMPADA?

Se você analisar as fotos dos grandes ícones do estilo — como David Beckham, Michael B. Jordan ou Ryan Gosling — vai reparar eles costumam usar mais camisetas lisas do que estampadas. E você também deveria. Por quê? Elas trazem mais harmonia para o look, sendo fácil de combinar com outras peças de roupa.

camiseta de manga comprida masculina

Não que as estampadas sejam proibidas. Pelo contrário, é legal ter alguns modelos assim no armário. Só que camisetas detalhadas são mais difíceis de harmonizar com a calça, o tênis, a jaqueta… Isso limita suas escolhas. Em nosso texto sobre armário funcional explicamos melhor essa ideia, vale a pena dar uma olhada.

ALGUMAS CORES INFALÍVEIS

Já que no item anterior falamos sobre versatilidade, a mesma regra vale para as cores. Se você apostar em cores neutras — como preto, branco, cinza — isso vai te proporcionar muitas possibilidades de looks. Outra opção são os “falsos neutros”, como vinho, azul marinho e verde militar. São aqueles tons suaves e mais discretos.

camiseta de manga comprida masculina

SOBREPOSIÇÃO COM JAQUETA

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que a melhor estratégia para enfrentar os dias frios é apostando em camadas. Assim você vai se manter sempre bem aquecido. Então fique à vontade para combinar sua camiseta de manga comprida com jaquetas em geral, seja ela de couro, jeans ou outro tecido. Vai ficar bem estiloso.

camiseta de manga comprida masculina

Ah, sim, apenas para lembrar: é um pouco estranho usar camiseta de manga comprida com bermuda. Uma é do universo do verão. A outra, do inverno. Então monte o look sempre com calça, hein, senhores? ;)