fbpx

As melhores estreias das telonas em janeiro

Começando o ano com tudo, não havia como fazer uma lista com apenas 10 filmes para ver em janeiro. Entre muitos possíveis indicados ao Oscar, dois documentários e produções mais populares, selecionamos 18 lançamentos do mês.

Entre eles está a comédia A Entrevista, filme que virou manchete de jornais nos últimos dias e que, vai saber, pode até ser que nunca estreie por aqui. Mas enquanto isso, permanece na lista.

Então dê uma olhada no que você não pode perder nesse primeiro mês do ano.

Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba (01)

Dessa vez, o vigia noturno Larry Daley parte para uma aventura em Londres, no Museu Britânico, junto de alguns dos históricos personagens da série. Ben Stiller, Owen Wilson, Steve Coogan, Ricky Gervais, Dick Van Dyke, o saudoso Robin Williams e outros repetem seus papéis.

Ben Kingsley e a comediante Rebel Wilson também estão em Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba (Night at the Museum: Secreto of the Tomb), que conta ainda com participação de Hugh Jackman. Nome é o que não falta nesse terceiro filme da série de comédia, fantasia e aventura.

Direção: Shawn Levy.

Whiplash: Em Busca da Perfeição (08)

Um dos candidatos a uma indicação ao Oscar de Melhor Filme e atual favorito ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, com J.K. Simmons, Whiplash já ganhou os prêmios do Júri e da Audiência em Sundance e esteve presente no Festival de Toronto.

Miles Teller vive um jovem baterista de jazz que frequenta uma das melhores escolas de música, sob a tutela de um rígido e assustador maestro (J.K. Simmons).

Direção: Damien Chazelle.

Acima das Nuvens (08)

Selecionado para Cannes, este drama franco-suíço-alemão agradou a crítica. Uma atriz veterana fica cara-a-cara com um reflexo de si mesma quando concorda em participar de uma remontagem da peça que lançou sua carreira 20 anos atrás e que agora terá uma jovem estrela de Hollywood interpretando seu antigo papel.

Acima das Nuvens (Clouds of Sils Maria) conta com Juliette Binoche, Kristen Stewart e Chloë Grace Moretz no elenco.

Direção: Olivier Assayas.

Invencível (15)

Angelina Jolie dirige essa produção sobre um atleta olímpico que, durante a Segunda Guerra Mundial, sobreviveu à queda de um avião no Pacífico, para se tornar prisioneiro dos japoneses. O filme ainda conta com roteiro dos irmãos Coen, fotografia de Roger Deakins e trilha sonora de Alexandre Desplat.

Invencível (Unbroken) tem chances de aparecer no Oscar, em categorias como Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e até Melhor Diretor.

Direção: Angelina Jolie.

Leviatã (15)

Uma das 9 obras que ainda disputam uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Leviatã (Leviafan) dificilmente ficará fora da lista final. O filme russo conta a história de um homem que briga contra um prefeito corrupto que quer seu pedaço de terra. Concorreu à Palma de Ouro em Cannes, ganhando o prêmio de Melhor Roteiro.

Direção: Andrey Zvyagintsev.

Antes de Dormir (15)

Mistério e suspense baseado num best-seller homônimo, Antes de Dormir (Before I Go to Sleep) conta com Nicole Kidman, Colin Firth e Mark Strong. Uma mulher acorda todos os dias, lembrando-se de nada, por causa de um acidente no passado. Um dia, novas verdades aterrorizantes surgem e a fazem questionar todos à sua volta.

Direção: Rowan Joffe.

Livre (15)

Em 1995, Cheryl Strayed decidiu caminhar por mais de 1.500 quilômetros, sozinha, como uma maneira de melhorar sua conturbada vida. Depois, escreveu um livro sobre sua experiência. Agora, esse livro se transformou em filme, pelas mãos do mesmo diretor de Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club, 2013).

Reese Witherspoon é uma das presenças mais certas entre as indicadas ao Oscar de Melhor Atriz, enquanto a coadjuvante Laura Dern perdeu um pouco de força, mas ainda está na disputa. Livre (Wild) também tem chance em Melhor Roteiro Adaptado.

Direção: Jean-Marc Vallée.

O Amor É Estranho (15)

John Lithgow, Alfred Molina e Marisa Tomei estão nesse filme que participou de Sundance e de Berlim. Após 39 anos juntos, dois homens se casam, o que faz com que um deles seja demitido. Sem dinheiro para um apartamento próprio, eles acabam morando de favor com amigos ou familiares, mas separados.

Apesar de chances ínfimas, não seria tão estranho ver O Amor É Estranho (Love is Strange) indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

Direção: Ira Sachs.

A Teoria de Tudo (22)

Filme biográfico sobre a vida do físico Stephen Hawking, A Teoria de Tudo (The Theory of Everything) traz o diretor James Marsh, dos elogiados documentários O Equilibrista (Man on Wire, 2008) e Projeto Nim (Project Nim, 2011) em seu primeiro sucesso na ficção. O longa estreou no Festival de Toronto e vem ganhando indicações em diversos prêmios.

É um dos prováveis indicados ao Oscar em categorias como Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Felicity Jones), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora e, principalmente, Melhor Ator (Eddie Redmayne).

Direção: James Marsh.

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (22)

Depois de quase chegar aqui como Homem-Pássaro, mas ganhar um título ainda mais próximo do original, Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance), o longa é uma comédia de humor negro dirigido pelo mexicano Alejandro González Iñárritu, de filmes como Babel (2006) e Biutiful (2010). É um dos dois favoritos ao Oscar, junto com Boyhood.

Candidato forte em diversas categorias, está à frente dos outros na de Melhor Ator, com Michael Keaton. Aliás, o elenco é de peso, contando também com Emma Stone, Edward Norton (os dois provavelmente indicados ao Oscar, também), Zach Galifianakis, Naomi Watts e Amy Ryan.

Um ator decadente, famoso por interpretar um super-herói, lida com problemas como a família e seu próprio ego enquanto tenta montar uma peça na Broadway para recuperar seu prestígio.

Direção: Alejandro González Iñárritu.

Cássia (22)

Documentário sobre a famosíssima e saudosa Cássia Eller, ganhou prêmio na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para fãs da cantora, para fãs de música e para nem tão fãs assim, grandes chances de se emocionar. O diretor Paulo Henrique Fontenelle já fez outros elogiados documentários: Loki – Arnaldo Baptista (2008) e Dossiê Jango (2013).

Direção: Paulo Henrique Fontenelle.

Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo (22)

Contando a história de dois irmãos da luta greco-romana que se juntam à equipe de um milionário, iniciando uma relação com circunstâncias bem incomuns, Foxcatcher é dirigido por Bennett Miller, de Capote (2005) e O Homem Que Mudou o Jogo (Moneyball, 2011).

Channing Tatum estrela o longa, ao lado de dois fortes candidatos a serem indicados ao Oscar de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, respectivamente: Steve Carell e Mark Ruffalo. O filme também é uma presença bem provável na categoria de Melhor Filme e tem chances de aparecer na de Melhor Diretor.

Direção: Bennett Miller.

Busca Implacável 3 (22)

Último capítulo da trilogia de thriller de ação protagonizada por Liam Neeson e escrita por Luc Besson. Maggie Grace e Famke Janssen também reprisam seus papéis, enquanto Forest Whitaker surge em Busca Implacável 3 (Taken 3).

Bryan Mills entra na mira do FBI e da CIA, acusado de assassinar sua esposa, enquanto tenta encontrar os verdadeiros culpados.

Direção: Olivier Megaton.

Caminhos da Floresta (29)

Emily Blunt, James Corden, Anna Kendrick, Chris Pine, Johnny Depp e Meryl Streep estrelam essa fantasia musical dirigida por Rob Marshall, o mesmo de Chicago (2002) e Nine (2009). Adaptação da Disney para um musical homônimo da Broadway, ganhador do Tony, Caminhos da Floresta (Into the Woods) mistura vários contos de fadas com um casal que precisa acabar com uma maldição lançada sobre eles por uma bruxa.

O filme já teve mais chances do que as atuais de ser indicado ao Oscar de Melhor Filme, mas também não pode ser descartado. Continua com boas chances para Meryl Streep em Melhor Atriz Coadjuvante e em categorias técnicas, como Direção de Arte, Figurino e Mixagem de Som.

Direção: Rob Marshall.

A Entrevista (29)

A essa altura, quem ainda não ouviu falar de A Entrevista (The Interview), filme sobre dois jornalistas recrutados pela CIA para assassinarem o ditador norte-coreano Kim Jong-un? Depois de ataques de hackers e “ameaças terroristas”, a Sony cancelou o lançamento do filme. Agora, lançou-o em “apenas” 300 salas independentes nos Estados Unidos, além de disponibilizá-lo para baixar pela internet, por 6 dólares.

Difícil afirmar se realmente vai acontecer, mas sua estreia segue marcada para dia 29, no Brasil. A comédia é da mesma equipe de É o Fim (This Is the End, 2013), com Evan Goldberg criando e dirigindo, ao lado de Seth Rogen, que também protagoniza, ajunto de James Franco.

Direção: Evan Goldberg, Seth Rogen.

Grandes Olhos (29)

Apesar de ser dirigido por Tim Burton, Grandes Olhos (Big Eyes) passa longe de ser uma fantasia. É um drama biográfico sobre Margaret Keane (Amy Adams), uma pintora dos anos 50 que teve seu marido (Christoph Waltz) ganhando o crédito por suas obras.

Adams vem perdendo bastante força na corrida por uma vaga na lista de cinco indicadas ao Oscar de Melhor Atriz, enquanto Waltz, que nunca foi um dos favoritos, continua com chances de estar entre os coadjuvantes. Melhor Canção Original é uma categoria mais fácil para o filme, que também pode entrar em Melhor Figurino.

Direção: Tim Burton.

Nick Cave – 20.000 Dias na Terra (29)

Híbrido de documentário com ficção, o filme estreou em Sundance, ganhou prêmios, foi aclamado pela crítica e era um forte candidato ao Oscar, mas acabou de fora da lista dos 10 documentários pré-selecionados. Nick Cave – 20.000 Dias na Terra (20,000 Days on Earth) mostra 24 horas na vida do músico, escritor e ator australiano.

Direção: Iain Forsyth, Jane Pollard.

O Jogo da Imitação (29)

O filme conta a participação do matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico Alan Turning nas estratégias para vencer a Segunda Guerra, além de todos os problemas com sua homossexualidade.

O Jogo da Imitação (The Imitation Game) participou do Festival de Toronto, esteve em diversas premiações e agora vem com força para o Oscar. Está entre as três presenças mais garantidas na categoria principal, além de dificilmente ficar fora de Melhor Ator (Benedict Cumberbatch) ou Melhor Roteiro Adaptado.

Mas ainda tem boas chances em Atriz Coadjuvante (Keira Knightley), Montagem, Direção de Arte, Figurino, Trilha Sonora e até Diretor.

Direção: Morten Tyldum.